Norther

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Norther
Informação geral
Origem Espoo
País  Finlândia
Gênero(s) Death metal melódico
Período em atividade 1996 - 2012
Gravadora(s) Spinefarm
Página oficial Norther
Integrantes Aleksi Sihvonen
Kristian Ranta
Heikki Saari
Jukka Koskinen
Tuomas Planman

Norther foi uma banda de death metal melódico de Espoo, Finlândia que incorporava elementos do Heavy Metal, Black Metal e Power Metal. Alguns comparam o som do primeiro álbum do Norther (Dreams Of Endless War) com o som da banda Children Of Bodom.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A banda teve início no começo de 1996 com o nome Requiem, com o guitarrista Petri Lindroos e o baterista Toni Hallio acompanhados de mais dois outros membros. No início a banda encontrava dificuldades para arranjar um lugar para ensaiar, mas em 1997, o guitarrista Alexander Kuoppala (ex - Children Of Bodom) encontrou um local para eles ensaiarem, durante esse tempo, a banda mudou o nome para Decayed. O lugar onde eles ensaiavam seria demolido e os outros dois músicos que tocavam com Lindroos e Hallio se desmotivaram e deixaram a banda.

Depois de alguns meses, eles encontraram outro lugar para ensaiar, e procuravam outros integrantes para a banda. Fizeram várias audições para encontrar os membros, até quem no começo do ano de 2000, eles conheceram o guitarrista Kristian Ranta. A banda volta a ativa outra vez, com a ajuda de dois amigos de Lindroos, Sebastian Knight e Joakim Ekroos, a banda produziu seu primeiro demo Warlord em novembro de 2000 usando pela primeira vez o nome Norther. Com o demo conseguiram contrato com a Spinefarm Records.

Por causa de problemas internos, Knight e Ekroos deixaram a banda, dando lugar ao guitarrista Kristian Ranta, ao baixista Jukka Koskinen e ao tecladista Tuomas Planman.

No dia 28 de Janeiro de 2002, a banda lança o meu primeiro álbum, Dreams of Endless War. Até então, a banda fazia shows somente pela região de Helsinki. Mas isso mudou quando em 12 de agosto de 2003, o álbum Mirror of Madness foi lançado e sucedido por turnês com as bandas Dimmu Borgir e Hypocrisy no final do mesmo ano.

A banda lançou seu terceiro álbum intitulado Death Unlimited no dia 15 de março de 2004, no qual o guitarrista Kristian Ranta emprestou sua voz pela primeira vez na faixa "Fallen Star". Ainda em 2004, Petri se junta à banda de Folk/Viking Metal, Ensiferum, sendo assim um membro ativo em duas bandas ao mesmo tempo.

O Norther realizou diversas turnês em 2005, e então lançaram a EP Solution 7. Em outubro do mesmo ano, pouco depois de gravarem o álbum Till Death Unites Us, o baterista Toni Hallio deixou a banda pois tinha outros interesses, deixando Lindroos como único membro original. Hallio foi substituído por Heikki Saari.

Till Death Unites Us, o quinto álbum da banda, foi lançado no dia 25 de janeiro de 2006. Este álbum foi composto na mesma época em que o guitarrista Ranta perdeu o seu irmão. Foi escrita uma faixa em homenagem a ele, "Wasted Years".

Neste mesmo ano de 2006, a banda compôs a música "Frozen Angel", que serviria como tema do filme finlandês V2: Dead Angel, do qual a banda também participou deste filme. Em fevereiro de 2007, a banda lançou o EP No Way Back somente na Finlândia e no Japão. Passando-se um ano, no dia 25 de fevereiro de 2008, a banda lança seu penúltimo álbum N.

Lindroos deixou o Norther em 2009 e decidiu se focar mais na banda Ensiferum, como vocalista e guitarrista. Com isso, banda não mais teria integrantes originais. Em Abril de 2011, Norther lançou o álbum Circle Regenerated, contando já com o novo vocalista, Aleksi Sihvonen, e o guitarrista Daniel Freyberg.

Logo em Julho de 2012, a banda anunciou em seu website que estaria chegando ao seu fim, devido à falta de tempo que seus membros estavam tendo para a mesma. A banda teve o seu fim fazendo a sua ultima aparição de despedida no evento "Brutal Assault Festival", na República Checa, em 10 de agosto de 2012.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ultima formação[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Demos e EP's[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Covers[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]