Norther

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Norther
Informação geral
Origem Espoo
País  Finlândia
Gênero(s) Death metal melódico
Período em atividade 1996 - 2012
Gravadora(s) Spinefarm
Página oficial Norther
Integrantes Aleksi Sihvonen
Kristian Ranta
Heikki Saari
Jukka Koskinen
Tuomas Planman

Norther foi uma banda de death metal melódico de Espoo, Finlândia que encorporava elementos do Heavy Metal, Black Metal e Power Metal. Alguns comparam o som do primeiro álbum do Norther (Dreams Of Endless War) com o som da banda Children Of Bodom.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A banda teve início no começo de 1996 com o nome Requiem, com o guitarrista Petri Lindroos e o baterista Toni Hallio acompanhados de mais dois outros membros. No início a banda encontrava dificuldades para arranjar um lugar para ensaiar, mas em 1997, o guitarrista Alexander Kuoppala (ex - Children Of Bodom) encontrou um local para eles ensaiarem, durante esse tempo, a banda mudou o nome para Decayed. Mas a sorte estava acabando, o lugar onde eles ensaiavam iria ser demolido. Os outros dois músicos que tocavam com Lindroos e Hallio se desmotivaram e largaram a banda.

Depois de alguns meses, eles encontraram outro lugar para ensaiarem, e no começo procuravam os outros integrantes para a banda. Eles fizeram várias audiências para encontrar os membros, até quem no começo do ano de 2000, eles conheceram o guitarrista Kristian Ranta. A banda volta a ativa outra vez, com a ajuda de dois amigos de Lindroos, Sebastian Knight e Joakim Ekroos, a banda produziu seu primeiro demo Warlord em novembro de 2000 usando pela primeira vez o nome Norther. Com o demo conseguiram contrato com a Spinefarm Records.

Por causa de problemas internos, Knight e Ekroos deixaram a banda, dando lugar ao guitarrista Kristian Ranta, ao baixista Jukka Koskinen e ao tecladista Tuomas Planman.

No dia 28 de Janeiro de 2002, a banda lança o meu primeiro álbum, Dreams of Endless War. No qual foi bem recebido pelos criticos, onde diziam que embora seja muito semelhante à Children Of Bodom, era um ótimo álbum para uma banda estreante. Este álbum ficou na 17ª posição nas paradas finlandesa. Nota-se que aqui a banda era ao mesmo tempo melódica e mais agressiva em suas músicas, se comparada com os próximos álbuns.

Até então, a banda fazia shows somente pela região de Helsinki. Mas isso mudou quando em 12 de agosto de 2003, o álbum Mirror of Madness foi lançado. Foi um álbum muito bem aceito pelo público da banda, ficando na 11ª posição nas paradas da Finlândia. Suas músicas eram mais melódicas e menos agressivas do que as do álbum anterior. Daí então, o Norther fez turnês com as bandas Dimmu Borgir e Hypocrisy no final de 2003.

A banda lançou seu terceiro álbum intitulado como Death Unlimited no dia 15 de março de 2004, que por sinal não decepcionou os fãs (ficando na 17ª posição nas paradas). Este é um álbum "misto", onde nota-se faixas melódicas como "Day on Redemption" ou "Nothing", e faixas agressivas como "Death Unlimited" ou "Vain". Além disso, o guitarrista Kristian Ranta emprestou sua voz pela primeira vez na faixa "Fallen Star".

Ainda em 2004, Petri se junta à banda de Folk/Viking Metal, Ensiferum. Sendo assim, um membro ativo em duas bandas ao mesmo tempo.

O Norther realizou diversas turnês em 2005, e então lançaram a EP Solution 7 (que alcançou a posição 5 nas paradas). Aqui a banda mudou um pouco o seu estilo de música, onde pode se notar guitarras mais "pesadas", maior presença dos vocais limpos de Ranta, e o gutural de Petri com um tom mais grave (embora pouco).

Em outubro de 2005 (pouco depois de gravarem o álbum Till Death Unites Us) o baterista Toni Hallio deixou a banda pois tinha outros interesses, deixando Lindroos como único membro original, Hallio foi substituído por Heikki Saari.

Till Death Unites Us, o quinto álbum da banda, foi lançado no dia 25 de janeiro de 2006, alcançando a 6ª posição nas paradas finlandesas. Foi um álbum que gerou criticas mistas devido à mudanças no estilo do som que a banda costumava tocar. As mesmas mudanças que houve na EP Solution 7 são válidas aqui também. De um lado, alguns dos fãs mais antigos da banda se sentiram desapontados com estas mudança, mas por outro, a banda pôde atrair um novo público. E também há aqueles ouvintes que sempre dão boas vindas para novidades. Este álbum foi composto na mesma época em que o guitarrista Ranta perdeu o seu irmão. Devido à este triste acontecimento, foi escrita uma faixa em homenagem ao seu falecido irmão, a faixa "Wasted Years".

Neste mesmo ano de 2006, a banda compôs a música "Frozen Angel" (uma das música mais conhecidas da banda), na qual serviria como tema do filme finlandês, V2: Dead Angel. A banda também participou deste filme.

Em fevereiro de 2007, a banda lançou a EP No Way Back, lembrando que foi lançado somente na Finlândia e no Japão. Ficando na 1ª posição no ranking das paradas finlandesas.

Passando-se um ano, no dia 25 de fevereiro de 2008, a banda lança seu penúltimo álbum N, um álbum que também obteve criticas mistas.

Lindroos deixou o Norther em 2009 e decidiu se focar mais na banda Ensiferum, como vocalista e guitarrista. Em uma entrevista realizada naquele mesmo ano, quando foi perguntado o porquê de Petri ter decidido deixar a banda, ele respondeu o seguinte:

"I didn't make a decision, I didn't leave, I got kicked out from norther[...]"

Além disso ele falou que estava tendo meio tempo com o Norther (já que era membro ativo de duas bandas na época), mas queria continuar na banda, porém os demais membros o forçaram à sair. Com isso, banda não mais teria integrantes originais. Acredita-se ser o principal motivo para a separação da banda, já que o Petri era a peça principal para a banda.

Em Abril de 2011, Norther lançou o álbum "Circle Regenerated", contando já com o novo vocalista, Aleksi Sihvonen, e o guitarrista Daniel Freyberg. Muitos deixaram de considerar a banda como "Norther", a partir do momento em que Petri saiu. Este álbum ficou na 22ª posição nas paradas da Finlândia (Finnish charts).

Logo em Julho de 2012, a banda anunciou em seu website que estaria chegando ao seu fim, devido a falta de tempo que seus membros estavam tendo com a mesma. A banda teve o seu fim fazendo a sua ultima aparição de despedida no evento “Brutal Assault Festival”, na República Checa em 10 de agosto de 2012.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ultima formação[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Demos e EP's[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Covers[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]