Nossa Senhora da Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nossa Senhora da Vitória
Nossa Senhora da Vitória
Nossa Senhora da Vitória
Senhora da Vitória
Padroeira de Málaga
Instituição da festa 8 de fevereiro de 1943
Venerada pela Igreja Católica
Festa litúrgica 15 de agosto
Padroeira de de Málaga, São Luís (MA) , Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA)

Nossa Senhora da Vitória é um título mariano católico venerado em Portugal, em particular na Freguesia de Famalicão, concelho da Nazaré, Portugal.

Na paróquia de Famalicão, um dos antigos cultos populares é a Nossa Senhora do Livramento, a qual se encontrava num pequeno nicho junto à estrada, na localidade de Quinta Nova. Esta imagem foi venerada por muitos, que por ela passavam em direcção à Nazaré. Mais tarde, teve de ser recolhida para a casa da proprietária do terreno, devido a assaltos e vandalismos.

Do culto à Senhora da Vitória em Famalicão no concelho da Nazaré, sabe-se que foi trazido pelas gentes da Praia das Paredes da Vitória, que no início do século XVI se vieram fixar, trazendo com eles o culto de Nossa Senhora da Vitória.

A primitiva Imagem da Senhora da Vitória não chegou até aos nossos dias, mas podemos ver a bandeira com a respectiva imagem, a qual facilmente se constata que tem pouco a ver com a imagem que hoje se venera, e que é datada do século XVIII.

Escultura em madeira policromada de regular qualidade, com olhos de vidro, representando a Virgem Maria com o Menino ao colo, assente numa nuvem com várias cabecinhas de anjo, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, evocando a vitória da vida sobre a morte, entre o bem e o mal. Sobre o ombro esquerdo pende um manto azul bordado a efeitos vegetativos dourados, que cai em ligeiras pregas até aos pés. No seu braço esquerdo segura o Menino, de largos caracóis louros. A Imagem foi ao longo dos tempos se degradando, tendo sido feitos alguns trabalhos de restauro, os quais lhe foram retirando a pintura inicial. Foi restaurada profundamente em 20 de Maio de 2005, aquando da comemoração dos 100 anos da sua Coroação, tendo sido feito um trabalho de limpeza até à própria madeira, sendo posteriormente pintada com as cores originais.

Da herança que nos chega até hoje, só se pode ver a inúmera quantidade de ouro e mantos, entre outros objectos, que ao longo dos anos, o povo da Paróquia ofereceu à sua Padroeira.

A festa de Nossa Senhora da Vitória tem lugar no segundo Domingo de Agosto, trazendo consigo inúmeros romeiros.

No Brasil, Nossa Senhora da Vitória é a padroeira oficial do Clube de Regatas Vasco da Gama, que possui fortes conexões com a cultura portuguesa.

A Catedral Metropolitana de São Luís do Maranhão é dedicada à santa, foi edificada a partir de 1690 pela Companhia de Jesus, instalada no Maranhão desde os inícios do século XVII. Ainda no Brasil existe a Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras, a primeira capital do Piauí, tendo sido elevada a freguesia em 1696 e mais tarde construído pela iniciativa popular o templo atual concluído em 1733. Nossa Senhora da Vitória é também a padroeira dos estados do Maranhão e Piauí.

Ver também