Nossrat Peseschkian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nossrat Peseschkian

Nossrat Peseschkian (Caxã, 18 de junho de 1933Wiesbaden, 27 de abril de 2010) era um médico iraniano-alemão especializado em neurologia, psiquiatria e psicoterapia, fundador da Psicoterapia Positiva e Transcultural.[1]

Membro da Fé Bahá'í, Nossrat Peseschkian nasceu no Irã(o) em 1933 e residia em Wiesbaden, Alemanha, desde 1954 até à data de seu falecimento, em 2010, com a sua esposa Manije que é terapeuta familiar. Após o seu falecimento, a esposa e os seus dois filhos Hamid e Nawid, também psiquiatras e psicoterapeutas, continuam o seu trabalho, juntamente com os demais membros da rede mundial de Psicoterapia Positiva e Transcultural.

Tendo fundado a Psicoterapia Positiva em 1968, baseando-se numa abordagem trans-cultural, foi um escritor com mais de vinte obras traduzidas em diversos idiomas (incluindo o alemão e o persa, o inglês, o chinês, o russo e o português), lecionando Medicina Psicossomática e Psicoterapia na Academia para Educação Contínua da Associação Médica do Estado de Hessen na Alemanha.

Palestrante internacional com viagens a 67 países em todo o mundo e com uma rede global de cem centros locais, regionais e nacionais de Psicoterapia Positiva estabelecidos num total de 23 países, deixou como centro a Academia de Psicoterapia de Wiesbaden, um instituto pós-graduado de psicologia licenciado pelo Estado Alemão.

Entre os seus prémios, Peseschkian foi honrado com a medalha de Mérito da Alemanha em 2006.[2]

Referências

  1. «Nossrat Peseschkian - The Founder of Postive Psychotherapy». www.positum.org. Consultado em 2 de junho de 2010 [ligação inativa]
  2. «Nossrat Peseschkian awarded German Order of Merit». www.onecountry.org. Consultado em 2 de março de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.