Nou Barris (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização do Distrito de Nou Barris em Barcelona.

O Distrito de Nou Barris é um distrito de Barcelona situado no extremo norte da cidade, entre a serra de Collserola e a avenida da Meridiana. Atualmente compreende catorze bairros: Can Peguera, Canyelles, Ciutat Meridiana, La Guineueta, Porta, La Prosperitat, Les Roquetes, Torre Baró, La Trinitat Nova, El Turó de la Peira, Vallbona, Verdum e Vilapicina i la Torre Llobeta.

Estes bairros, que majoritariamente estão situados no que historicamente constituiam as perfirerias dos municípios de Sant Joan d'Horta e Sant Andreu de Palomar (e mais tarde de Barcelona), cresceram durante o século XX, especialmente entre as décadas dos anos 50, 60 e 70.

Em 1998 o distrito tinha uma superfície de 800,2 hectáres e uma população de 168.837 habitantes, tendo perdido mais de vinte mil habitantes em pouco mais de sete anos. Nos últimos anos, o distrito voltou a ser uma das zonas de acolhida da forte corrente imigratória desde 2000, devido ao preço relativamente mais baixo de moradia neste distrito, transformando a composição étnica e a rede de comércios dos bairros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]