Nouvelle Vague (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nouvelle Vague
2007-02-25-Nouvelle-Vague-Oslo.jpg
A banda em concerto em Oslo, Noruega, em 2007.
Informação geral
País  França
Gênero(s) Lounge
Rock Alternativo
Bossa nova
Período em atividade 2003-presente
Página oficial www.nouvellesvagues.com
Integrantes Marc Collin
Olivier Libaux
Vários cantores

Nouvelle Vague é um coletivo musical francês arranjado por Marc Collin e por Olivier Libaux. O nome deles é um jogo de palavras, referindo-se ao movimento artístico do cinema francês Nouvelle Vague, dos anos 60, à fonte de suas canções (todas são covers de músicas punk rock, pós-punk[1] e new wave[2] dos anos 80) e ao uso do estilo Bossa nova, também dos anos 60.

Nouvelle Vague ao vivo no Rockefeller, Oslo, em 10 de outubro de 2009.

No primeiro álbum, Nouvelle Vague, o grupo ressuscitou clássicos da era da música New Wave dos anos 80 e as reinterpretou em um estilo Bossa nova picante. As canções receberam um aspecto mais acústico com ritmos flexíveis e agitadores executados de forma a coletar uma parada de chanteuses de todo o mundo (seis francesas, uma brasileira e uma nova-iorquina) para esquentar a todos, de XTC e Modern English (banda) até The Clash e The Understones. Os covers incluem canções de Joy Division, Dead Kennedys, The Clash e Depeche Mode. As várias cantoras de Nouvelle Vague apenas executaram canções com as quais não estava familiarizadas anteriormente, com a finalidade de garantir que cada cover tivesse uma qualidade única.

O segundo álbum, Bande à Part, inclui versões de "Ever Fallen in Love?, de Buzzcocks, "Blue Monday" por New Order, "The Killing Moon" por Echo & the Bunnymen e "Heart of Glass" de Blondie.

Muitas das canções de Nouvelle Vague, tais como "In a Manner of Speaking", "Just Can't Get Enough" e "Teenage Kicks", têm sido usadas no drama Sugar Rush, da rede de televisão Channel 4. As versões deles de "Just Can't Get Enough" e "Teenage Kicks" também têm sido usadas em anúncios no Reino Unido. Em 2005, o cover de "I Melt with You", canção da banda Modern English, foi usado como trilha sonora de um filme de humor negro, Mr. and Mrs. Smith. Em 2007, o mesmo cover apareceu no comercial de televisão americano sobre a GMC Acadia. O cover de "Too Drunk to Fuck", da banda Dead Kennedys, pode ser escutado no filme de 2007 Grindhouse.

Membros, ex-membros e contribuidores (a maioria artistas franceses), que estão agora famosos independentemente, são considerados parte do que se chama de "Renouveau de la chanson française". Muitos destes são mulheres: Anaïs Croze, Camille Dalmais, Phoebe Killdeer, Mélanie Pain e Marina.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Eisbaer" (2006, The Perfect Kiss / Peacefrog Records)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]