Nova (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nova (Marvel Comics)


Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Nova #1 (1976)
Criado por Marv Wolfman
John Buscema
Características do personagem
Alter ego Richard Rider
Afiliações Novos Guerreiros[shield]
Habilidades Super força, vôo, resistência, invulnerabilidade
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Nova, alter-ego de Richard Rider, é um personagem da Marvel Comics criado por Marv Wolfman & John Buscema, e que estreou nos EUA na revista Nova #1 no ano de 1976.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O colegial Richard Rider foi atingido aleatoriamente por um raio invisível quando estava em uma sorveteria. O raio foi mandado pelo alienígena da raça Xandarina chamado Rhomann Dey. Esse era um Centurião Nova em confronto com o seu algoz Zorr, vilão imbuído de vontade de exterminar o planeta Xandar. Os poderes dos Centuriões Nova foram transferidos para ele em doses cavalares. Entrou em coma enquanto Rhomann lhe explicou telepaticamente suas intenções com a transferência de poder. Deu-lhe o seu uniforme da corporação Nova de Xandar.

Com o nome de Nova, Richard combateu o crime primeiro em carreira-solo, depois envolveu-se com o mutante Condor e o xandariano Potencius. Enfrentou o ultrapoderoso Esfinge, o Diamante e Sr. Sol. Com esses vilões, Vigilante e Cometa, criou a equipe de Campeões de Xandar para salvar o que restou do Planeta da Corporação. Quando voltou à Terra, ingressou na equipe dos Novos Guerreiros juntamente com Radical, Namorita, Speedball, Flama e Justiça que foram os membros fundadores. Foi um dos protagonistas da série Aniquilação. Depois disso ganhou série mensal escrita pela dupla Dan Abnett e Andy Lanning, onde sua história como único centurião vivo da Tropa Nova é expandida. Carregando em sua mente a matriz de computadores conhecida como Mente Global Xandariana. Enfrenta desde dos insetos dominadores de Aniquilação até a raça tecnoorgânica Falange que isola e conquista o império Kree durante a saga Aniquilação: a Conquista, já publicada no Brasil pela Panini Comics. Recentemente com a Mente Global sendo dominada por Ego, o planeta vivo, a Tropa Nova foi refundada com centuriões sequestrados por todo o planeta e Richard perdido os poderes momentaneamente sendo auxiliado por Quasar que lhe entregou os braceletes cósmicos com o qual lutou contra a Mente Global e retomou o cargo de Nova Primordial e líder da recém-formada Tropa Nova.

Publicação no Brasil[editar | editar código-fonte]

A revista americana do Nova teve suas histórias publicadas no Almanaque Marvel da RGE. O final da saga dos Campeões de Xandar ocorreu na revista americana do Quarteto Fantástico, com publicação nas revistas da Editora Abril. Essa editora também lançou algumas aventuras dos Novos Guerreiros.Recentemente,as novas edições de Nova foram publicadas nas revistas Marvel Apresenta da Panini Comics

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.