Nova Guiné Holandesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nederlands Nieuw-Guinea
Nova Guiné Holandesa

Colônia Holandesa

Flag of the Netherlands.svg
1945 – 1962 Flag of the United Nations.svg

Bandeira de Nome comumente usado*

Bandeira

Localização de Nome comumente usado*
Continente Ásia
País Indonésia
Capital Hollandia
Língua oficial holandês
Governo Não especificado
Período histórico Guerra Fria
 • 25 de abril de 1945 1945
 • 14 de maio de 1962 1962
Área 420 540 km²
Moeda Florim

A Nova Guiné Holandesa ou Nova Guiné Neerlandesa era o nome oficial da Nova Guiné Ocidental quando era ainda uma possessão colonial do Reino dos Países Baixos. Atualmente o território é formado por duas províncias mais orientais da Indonésia: Papua e a Papua Ocidental (administradas como uma única província até 2003 sob o nome de Irian Jaya).

De 1898 a 1949 a Nova Guiné Holandesa fez parte das Índias Orientais Holandesas.

Em 1949, quando o resto das Índias Orientais Holandesas tornaram-se independentes como Indonésia, o governo neerlandês manteve sua soberania sobre a Nova Guiné Ocidental e tomou medidas para conceder a independência ao território como um país separado. Uns cinco mil professores foram destinados para educar a população sobretudo em técnicas políticas, econômicas e civis. Os primeiros cadetes navais do território graduaram-se em 1955 e a primeira brigada militar esteve operativa em 1956.

Em 1959 realizaram-se eleições na Nova Guiné Holandesa e elegeu-se um Conselho da Nova Guiné que oficialmente reuniu-se em 5 de abril de 1961 para preparar a independência plena no final da década. O governo neerlandês encarregou ao conselho a seleção de um novo emblema nacional e o Lucero de Alba foi elegido como nova bandeira nacional em 1 de dezembro de 1961.

Em 18 de dezembro de 1961 a Indonésia tentou invadir o território e produziram-se algumas lutas entre as forças militares indonésias e neerlandesas até que ambos os governos alcançaram um acordo em Nova York e o território foi colocado temporariamente sob a autoridade das Nações Unidas em outubro de 1962. Em maio de 1963 a administração foi trasferida para a Indonésia, e anexado formalmente em 1969 após um plebiscito supervisado pelo governo indonésio.

Ver também[editar | editar código-fonte]