Nuno Ribeiro (ciclista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuno Jorge Ribeiro Gaspar
País  Portugal
Data de nascimento 9 de Setembro de 1977
Local de nascimento Sobrado (Valongo)
Informação de Equipas
Disciplina Estrada
Tipo de corredor Completo
Profissional
2000–2002
2003–2004
2005
2006–2009
2012–2013
Barbot-Torrié Cafés-Gondomar
LA Aluminios-Pecol-Bombarral
Liberty Seguros Wurth
Liberty Seguros
Efapel-Glassdrive
Última actualização da infobox:
18 de setembro de 2013

O ciclista português Nuno Ribeiro (Sobrado, Valongo, 9 de Setembro de 1977) foi o vencedor da Volta a Portugal de 2003 e da Volta a Portugal de 2009.

Em Setembro de 2009 a imprensa revelou que foi apanhado num controlo anti-doping e poderá ser desclassificado da vitória na volta e, nesse caso, a vitória atribuída ao espanhol David Blanco.

Pediu contra análise dos resultados do controlo, que se confirmaram o positivas, incorre em pena de suspensão de dois anos.[1] [2]

Face ao resultado da contra análise Nuno Ribeiro foi desclassificado da referida competição e esteve suspenso durante dois anos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natural da vila de Sobrado, situada no concelho de Valongo.

Conhecido por ser um bom trepador, Nuno Ribeiro iniciou a sua carreira como profissional em 2000 ao serviço da Barbot/Torrié Cafés Gondomar, logo aí apresentando características de grande trepador, alcançando no ano de estreia na volta o 26ºlugar, com apenas 22 anos. Representando a LA-Pecol, venceu a pulso forte a Volta a Portugal de 2003, após grandes exibições na montanha, sendo vencedor na mítica chegada à Torre, controlando os adversários. Na última etapa (contra-relógio, a sua maior fraqueza) foi 2º colocado. Nuno após a sua vitória foi colocado pela imprensa como a futura promessa do ciclismo português, alvejando estes para o ciclista português novos rumos para a sua carreira. Em 2004 alcança o 3º lugar na volta, confirmando o seu grande valor. Este teve na luta pela vitória até ao contra relógio final tendo aí caído e perdido as chances de revalidar a vitória no ano transato. Nesse mesmo ano participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, obtendo aí uma participação bastante positiva.

Em 2005, esteve durante 5 meses na equipa espanhola do Pro Tour Liberty Seguros. Depois de falhar num controlo anti-doping antes do Giro de Itália (acima da taxa limite de hematócrito) foi despedido da equipa e regressou à renomeada LA-Liberty, tendo participado, ainda que com resultado discreto, na Volta a Portugal desse ano.

No ano de 2008 e após uma prestação bastante positiva nos Jogos Olímpicos de Pequim onde alcançou o 28º lugar, o ciclista alcança uma vitória fantástica no Monte do Alto da Nossa Senhora da Assunção, regressando este assim as vitórias na Volta a Portugal e logo em terreno montanhoso.

Em 2009 ganha a camisola amarela da 71º Volta a Portugal em Bicicleta pela equipa Liberty Seguros, ao ter duas boas prestações em etapas de montanha - a Sra Graça e a Torre (onde venceu) - e a camisola grande parte da volta. Esta é a sua segunda volta da carreira.

Neste mesmo ano, perde a camisola amarela, já depois da volta terminar por acusações de consumo de substancias dopantes, assunto este que está ainda a ser averiguado, e em fase de investigação.

O ano de 2012 marca o regresso de Nuno à Volta a Portugal, tendo terminado num bom 8º lugar acompanhando os grandes favoritos nas etapas mais duras da volta, mostrando assim que aos 34 anos o ciclista ainda é claro um dos grandes favoritos sempre à vitória na Volta a Portugal. Em 2013 volta a ficar no top 10 da Volta a Portugal, alcançando um bom 9º lugar, com boas prestações nas etapas mais duras da Volta.

Nuno Ribeiro é hoje em dia um dos ciclistas mais vitoriosos e repeitados no pelotão português, tendo alcançando vitórias nos terrenos mais duros e montanhosos em Portugal, tendo ganho no Alto da Torre por duas vezes (2003,2009), uma vitória no Alto da Nossa Senhora da Assunção (2008) e tendo sempre grandes prestações no Alto na Senhora da Graça. Ele é também dos ciclistas nacionais com maiores palmarés a nível nacional.

Volta a Portugal[editar | editar código-fonte]

  • (2001) (12ªlugar)
  • (2002) (9ºlugar)
  • (2003) (1ºlugar)
  • (2004) (3ºlugar)
  • (2006) (15ºlugar)
  • (2007) (15ºlugar)
  • (2008) (Vencedor de uma Etapa)
  • (2009) (1ºlugar) (Desclassificado)
  • (2012) (8ºlugar)
  • (2013) (9ºlugar)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nuno ribeiro esta de regresso a estrada depois de cumprir a suspensao de dois anos por doping,a efapel-glassdrive sera a sua equipa para 2012.