Nuno Gonçalo Vieira Matias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nuno Vieira Matias)
Nuno Gonçalo Vieira Matias
Nascimento 9 de julho de 1939
Porto de Mós
Morte 13 de junho de 2020 (80 anos)
Cidadania Portugal
Ocupação militar
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo
  • Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis
  • Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis
  • Cavaleiro da Ordem Militar de Avis
  • Grand Cross of the Military Merit - White Badge (1993)

Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias GCCCvAGOAGCAGCIH (Porto de Mós, 9 de julho de 1939[1]13 de junho de 2020) foi um oficial militar superior português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Terminou a licenciatura na Escola Naval em 1961 e foi voluntário para embarcar na fragata Vasco da Gama, como 2º tenente, para comissão em Angola de 1961 a 1963. Especializou-se em Artilharia e também em Fuzileiro Especial.

Combateu na Guiné, como Comandante do Destacamento N.º 13 de Fuzileiros Especiais, de 1968]] a 1970. Desempenhou depois, sucessivamente, as funções de professor da Escola Naval e de Director do Laboratório de Explosivos, Comandante da Força de Fuzileiros do Continente, Capitão dos portos de Portimão e de Lagos, Comandante do N.R.P. “João Belo”, Chefe de Divisão do Estado-Maior da Armada e professor do Instituto Superior Naval de Guerra. Além da formação em escolas nacionais, frequentou, ao longo da carreira, em países da NATO, uma dezena de cursos, entre os quais o Naval Command College, nos Estados Unidos, no ano letivo 1988/89. Nos postos de almirante, foi subchefe do Estado-Maior da Armada, superintendente dos Serviços do Material, Comandante Naval e comandante-em-chefe da Área Ibero-Atlântica da Organização do Tratado do Atlântico Norte (1997),[2] terminando a carreira no cargo máximo de Chefe do Estado-Maior da Armada (1997-2002).

Foi agraciado com dezesseis condecorações nacionais, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, e dez estrangeiras, do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França e Itália.

Depois de desligado do serviço activo, foi membro da Comissão Estratégica dos Oceanos e do European Security Research Advisory Board da União Europeia.

Foi Presidente da Academia de Marinha;

Vice-presidente da Direção da Sociedade de Geografia de Lisboa;

Membro emérito da Academia das Ciências de Lisboa,

Membro de Nérito da Academia Portuguesa da História e do Conselho de Honra do ISCSP,

Presidente do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes,

vogal do Conselho das Ordens Honoríficas Portuguesas;

membro do Conselho Nacional de Educação e

Presidente do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.[3]

Foi professor convidado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e autor de diversos trabalhos e artigos sobre estratégia marítima, segurança nacional e economia do mar.

Morreu no dia 13 de junho de 2020.[4]

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • "O mar, elemento relevante no futuro das relações internacionais de Portugal", Lusíada. Série relações internacionais, Porto, N. 2, 2001, p. 177-190
  • “O poder naval e o serviço público”, Cadernos Navais, nº 10, A Estratégia Naval Portuguesa, Lisboa, Edições Culturais da Marinha, setembro de 2004, p.p. 67-82
  • “O mar. Um oceano de oportunidades para Portugal”, Cadernos Navais, nº 13, Lisboa, Edições Culturais da Marinha, junho de 2005.
  • “A perspectiva do militar. Geopolítica dos mares e dos oceanos, a segurança e a defesa, dimensões incontornáveis de uma estratégia marítima europeia”, Uma visão marítima europeia, Conselho Científico das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (U.E.), Porto, 8 e 9 de dezembro de 2005, p.p. 70-74”
  • “A importância do mar e a localização do espaço português”, Atlas de Portugal, Lisboa, Instituto Geográfico Português, 2005, p.p. 20-25.
  • “O paradigma estratégico militar de segurança interna”, II Colóquio de Segurança Interna, Lisboa, ISCPSI; Almedina 2006, p.p. 47-54 “Freedom and Security: Defeating terrorism through the war of ideas”, Catholic University of Portugal / Atlas Economic Research Foundation, Lisbon, June, 2006.
  • "Políticas públicas do mar : para um novo conceito estratégico nacional", Lisboa : Esfera do Caos, 2010.

Condecorações[5][6][editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Nuno Gonçalo Vieira Matias, Academia das Ciências de Lisboa, 24 Julho 2012
  2. DIÁRIO DAREPÚBLICA —I SÉRIE-A N.o 76 —1-4-1997
  3. [https://confraria-maritima.pt/evento/homenagem-ao-almirante-nuno-goncalo-vieira-matias/ Homenagem ao Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias, Confraria Marítima de Portugal, 20 Novembro 2019
  4. «Morreu o almirante Vieira Matias, antigo chefe do Estado-Maior da Armada». Observador. 13 de junho de 2020. Consultado em 14 de junho de 2020 
  5. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Nuno Gonçalo Vieira Matias". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 27 de setembro de 2018 
  6. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Nuno Gonçalo Vieira Matias". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]