Nur Mohammad Taraki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nur Muhammad Taraki)
Nur Muhammad Taraki
نور محمد ترکۍ
Nur Mohammad Taraki
2Presidente do Afeganistão
Período 30 de abril de 1978
a 14 de setembro de 1979
Antecessor(a) Abdul Qadir Dagarwal (como Presidente do Conselho Revolucionário das Forças Armadas)
Sucessor(a) Hafizullah Amin
12.º Primeiro-ministro do Afeganistão
Período 1 de maio de 1978
a 27 de março de 1979
Antecessor(a) Mohammad Musa Shafiq
Sucessor(a) Hafizullah Amin
Dados pessoais
Nome completo Nur Mohammad Taraki
Nascimento 15 de julho de 1917
Gásni, Afeganistão
Morte 14 de setembro de 1979 (62 anos)
Cabul, Afeganistão
Alma mater Universidade de Cabul
Partido PDPA - Khalq
Religião Ateísmo
Profissão Político, jornalista, escritor e tradutor

Nur Mohammad Taraki (Gásni, 15 de julho de 1917Cabul, 14 de setembro de 1979) foi um escritor, jornalista, revolucionário e político afegão. Depois que o seu partido, o PDPA, derrubou monarquia do Afeganistão, na Revolução de Saur, assumiu a presidência do Afeganistão, em 1978, até ser assassinado por Hafizullah Amin, seu rival no PDPA em 1979.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Taraki nasceu em Gásni e foi educado na Universidade de Cabul. Ele começou sua carreira política como jornalista e mais tarde juntou-se ao Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA), onde atuou como secretário-geral desde 1965 até sua morte em 1979. Taraki também serviu-se como presidente do Conselho Revolucionário de abril de 1978 a setembro de 1979.

A presidência da Taraki, embora curta, foi marcada por polêmicas desde o início até o fim, com Taraki começando suas reformas econômicas, em meados de 1978. Sob Taraki levantes maciços contra o governo espalharam-se por todo o país e grande parte do exército afegão desertou e trocou alianças.

Em abril de 1978, a Revolução de Saur derrubou o presidente Mohammed Daoud Khan que foi assassinado. O poder não civil do PDPA dividido em duas correntes, a Khalq ("Partido do Povo") e o Parcham ("Bandeira"). Nur Mohammed Taraki (do Khalq) se tornou o primeiro presidente da República Democrática do Afeganistão e Hafizullah Amin Primeiro-ministro.

O governo Taraki lançou uma reforma agrária em 1 de janeiro de 1979, com o objetivo de limitar a quantidade de terra que uma família poderia possuir. Algumas das terras dos grandes latifundiários foram distribuídas aos camponeses pobres.

Nos meses que se seguiram ao golpe, Taraki e outros líderes partidários iniciaram outras políticas que desafiaram os valores tradicionais afegãos e entrincheiraram as estruturas tradicionais de poder nas áreas rurais. Taraki introduziu a mulher na política e legislou para acabar com os casamentos forçados. Entretanto, ele governou uma nação com uma profunda cultura religiosa conservadora e uma longa história de resistência a qualquer tipo de controle governamental forte e centralizado e, como resultado, muitas dessas reformas não foram efetivamente implementadas em todo o país. O ressentimento popular com as mudanças drásticas da política de Taraki desencadeou uma onda de agitação em todo o país, reduzindo o controle do governo a uma área limitada. A força desta reação anti-reforma acabou levando à guerra civil afegã.

As práticas tradicionais consideradas feudais — tais como usura, dote e casamento forçado — foram proibidas e a idade mínima para o casamento foi aumentada. O governo concentrou-se na educação de mulheres e homens e lançou uma ambiciosa campanha de alfabetização.[1]

Durante os 18 meses de sua presidência os soviéticos pressionaram Taraki contra Amin, considerado demasiado radical. Então, em 14 de setembro de 1979, Hafizullah Amin toma o poder e mata Nur Mohammad Taraki, o que foi contra os planos soviéticos. Moscou decide invadir o Afeganistão em 24 de dezembro de 1979 e colocar o poder nas mãos de Babrak Karmal, mais moderado.[2]

Referências

  1. «Afghanistan: Women in Afghanistan: Pawns in men's power struggles». Amnesty International (em inglês) 
  2. « Le guêpier afghan » dans Historia n°757, janvier 2010, pages 8 et 9

Precedido por
Abdul Qadir Dagarwal

Presidente do Afeganistão

1978 - 1979
Sucedido por
Hafizullah Amin
Precedido por
Mohammad Musa Shafiq
Primeiro-ministro do Afeganistão
1978 - 1979
Sucedido por
Hafizullah Amin
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.