Nuzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Nuzi (ou Nuzu; acadiano Gasur; moderno Yorghan Tepe, Iraque) foi uma antiga cidade da Mesopotâmia ao sudeste de Kirkuk no moderno governorado do Iraque, localizada próximo ao rio Tigre. Seu sítio consiste de um relato de tamanho médio multiperíodo e dois pequenos montes de período único.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Gasur foi aparentemente fundada durante o Império Acádio no início do terceiro milênio. Na metade do segundo milênio os Hurritas absorveram a cidade e a renomearam como Nuzi. A história do sítio durante o período de intervenção é incerto, apesar da presença de algumas tabelas cuneiformes da antiga Assíria indicar que o comércio com a próxima cidade de Assur estivesse ocorrendo.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.