Nyctalus azoreum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaMorcego-dos-açores
Nyctalus azoreum.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Família: Vespertilionidae
Subfamília: Vespertilioninae
Tribo: Pipistrellini
Género: Nyctalus
Espécie: N. azoreum
Nome binomial
Nyctalus azoreum
(Thomas, 1901)

Nyctalus azoreum (Thomas, 1901), conhecido pelo nome comum de morcego-dos-açores, é uma espécie de morcego da família Vespertilionidae. Endémico das florestas secas das ilhas do arquipélago dos Açores, pode ser encontrado na ilha do Faial, no Pico, na ilha de São Jorge, na Graciosa, na Terceira, na ilha de São Miguel e na ilha de Santa Maria.

Supõe-se que se desenvolveu a partir de uma espécie do mesmo género acidentalmente introduzida nos Açores. Os seus efectivos populacionais estão ameaçados por perda de habitat causada pelo ser humano. Juntamente com uma pequena população de Pipistrellus pygmaeus no centro de Itália, é a única espécie de morcegos que caça de dia, provavelmente devido à ausência de predadores. Abriga-se em troncos ocos de árvores, edifícios e cavernas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SIMMONS, N. B. Order Chiroptera. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 312-529.
  • HUTSON, A. M.; AULAGNIER, S.; RAINHO, A.; PALMEIRIM, J. 2008. Nyctalus azoreum. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 20 de dezembro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.