Nymphaea lotus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaNymphaea lotus
Nymphaea lotus 1.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Nymphaeales
Família: Nymphaeaceae
Género: Nymphaea
Espécie: N. lotus
Nome binomial
Nymphaea lotus
L.
Nymphaea lotus dentro de um aquário
Commons
O Commons possui multimídias sobre Nymphaea lotus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nymphaea lotus

Nymphaea lotus, conhecida popularmente como nenúfar-branco, lótus-branco e lótus-do-egipto, é uma planta aquática com flor pertencente à família Nymphaeaceae. É natural do leste de África e Sudeste asiático, onde tem preferência por águas paradas, límpidas, mornas e ligeiramente ácidas. A sua flor branca, por vezes tingida de rosa, é conhecida por abrir durante a noite e fechar de manhã, mantendo-se assim até ao anoitecer. Restos de flores desta espécie foram encontrados na câmara funerária de Ramsés II.

Esta espécie de nenúfar possui folhas que se encontram submersas e outras que flutuam à tona de água. Os botões florais sobem acima do nível da água e, só então, florescem. Tem um hábito perene e pode crescer até os 45 cm de altura.

A Nymphaea lotus é, por vezes, utilizada como uma planta de lago em jardins e também em aquários. Pode ser utilizada tanto devido à sua folhagem como às suas flores. No caso dos aquários, alguns amantes preferem cortar as folhas flutuantes, mantendo apenas a folhagem subaquática.

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.