Nymphaea lotus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaNymphaea lotus
Nymphaea lotus 1.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Nymphaeales
Família: Nymphaeaceae
Género: Nymphaea
Espécie: N. lotus
Nome binomial
Nymphaea lotus
L.
Nymphaea lotus dentro de um aquário
Commons
O Commons possui multimídias sobre Nymphaea lotus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nymphaea lotus

Nymphaea lotus, conhecida popularmente como nenúfar-branco, lótus-branco, lótus-do-egipto, loto-sagrado-do-egito e lótus-sagrado-do-egito,[1] é uma planta aquática com flor pertencente à família Nymphaeaceae. É natural do leste de África e Sudeste asiático, onde tem preferência por águas paradas, límpidas, mornas e ligeiramente ácidas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta espécie de nenúfar possui folhas que se encontram submersas e outras que flutuam à tona de água. Tem um hábito perene e pode crescer até os 45 cm de altura. As folhas são arredondadas, denteadas e escavadas na base. Os botões florais sobem acima do nível da água e, só então, florescem. A sua flor branca, por vezes tingida de rosa, é conhecida por abrir durante a noite e fechar de manhã, mantendo-se assim até ao anoitecer. As flores podem atingir até 25 centímetros de diâmetro. Restos de flores desta espécie foram encontrados na câmara funerária de Ramsés II. Os seus frutos são comestíveis.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A Nymphaea lotus é, por vezes, utilizada como uma planta de lago em jardins e também em aquários. Pode ser utilizada tanto devido à beleza de sua folhagem como à beleza de suas flores. No caso dos aquários, alguns amantes preferem cortar as folhas flutuantes, mantendo apenas a folhagem subaquática.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 048.
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.