O Cangaceiro Trapalhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Cangaceiro Trapalhão
 Brasil
1983 •  cor •  90 min 
Gênero comédia
Direção Daniel Filho
Roteiro Renato Aragão
João Paulo Carvalho
Doc Comparato
Daniel Filho
Aguinaldo Silva
Elenco Renato Aragão
Regina Duarte
Tânia Alves
Nelson Xavier
Dedé Santana
Zacarias
Mussum
Idioma português
Cronologia
Os Trapalhões na Serra Pelada (1982)
Atrapalhando a Suate (1983)

O Cangaceiro Trapalhão é um filme brasileiro de 1983 do grupo de comediantes brasileiros Os Trapalhões e inspirado na história do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido como Lampião, o assim chamado "Rei do cangaço".

Sinopse

Severino do Quixadá, pastor de cabras, salva Capitão e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra. Na confusão, os amigos Mussum e Zacarias fogem da cadeia e todos se encontram no esconderijo dos cangaceiros, onde Gavião é homem de confiança do chefe. Observando sua semelhança com Severino, Capitão lhe dá uma missão, que acaba revelando-se uma emboscada. Com a ajuda de Aninha, sobrinha do prefeito, conseguem fugir e, no caminho, encontram uma misteriosa bruxa-fada.

Curiosidades:

O filme faz citações e referencias a Raiders of the Lost Ark (Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida) aonde a caixa que o Cangaceiro Lampião buscava fazia uma referencia a Arca da Aliança no filme de Indiana Jones assim como a cena que Severino do Quixadá (Renato Aragão) vai da carroça como Indiana Jones cai do caminhão nazista na famosa cena de perseguição.e o Tenente Bezerra antagonista do filme dos Trapalhões lembrava René Belloq o antagonista de Raiders of the Lost Ark assim como Severino descer num poço com caranguejos numa referncia ao Poço das Almas no filme de Steven Spielberg e George Lucas

Gabriela Duarte ainda criança faz uma ponta assim como Tarcísio Meira e Bruna Lombardi fazem participações especiais.

Elenco

Predefinição:Portal-cinema

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.