O Canto das Sereias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Canto das Sereias
Informação geral
Formato minissérie
Criador(es) Paulo César Coutinho
Elenco Ingra Liberato
José de Abreu
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Jayme Monjardim
Produtor(es) Nilton Travesso
Tema de abertura Tema instrumental criado por Marcus Viana.
Exibição
Emissora original Brasil Rede Manchete
Transmissão original 16 de julho de 1990 - 26 de julho de 1990

O Canto das Sereias é uma minissérie brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Manchete entre 16 de julho de 1990 e 26 de julho de 1990 em 8 episódios. De autoria de Paulo César Coutinho, com direção de Jayme Monjardim.[1]

Sinopse

A sereia Teoxíope, de 3 mil anos, apaixona-se pelo escritor Ulisses, que havia se mudado para uma ilha, local onde se desenrola a história, a fim de buscar um ambiente adequado para seu trabalho e tentar salvar seu casamento com Sophrosine. Contudo, com a presença das sereias no local, outras três histórias de amor acontecem na ilha, uma vez que elas não só seduzem os homens, como despertam a paixão em todos os seres humanos das redondezas. Sem regras morais, Sophrosine, madrasta do filho de Ulisses, Telêmaco, apaixona-se pelo próprio enteado. Aglaope, por sua vez, perde a imortalidade ao se casar com o pescador Orpheu e acaba morrendo. Parthenope, que atormenta o faroleiro Hélio, leva-o à loucura.

Produção

O enredo da minissérie foi considerado confuso para o público habitual da televisão brasileira, com uma narrativa lenta, bem ao estilo do então diretor Jayme Monjardim, mas que serviu no entanto para mostrar as belezas da Ilha de Fernando de Noronha, exibida de forma paradisíaca. Alcançou bons índices de audiência, superando por vezes uma das principais emissoras brasileiras, a Rede Globo.[2] A equipe de produção, com 30 pessoas, incluindo atores e técnica, passou três semanas em Noronha, a mesma locação utilizada pela minissérie Riacho Doce, exibida pouco depois pela Rede Globo.

Elenco

Referências

Ligações externas