O Castelo de Cagliostro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rupan sansei: Kariosutoro no shiro
Japão
1979 • cor
Direção Hayao Miyazaki
Roteiro Hayao Miyazaki
Tadashi Yamazaki
Eiko Masuyama
Kiyoshi Kobayashi
Elenco Yasuo Yamada
Género animação, acção, aventura, mistério, romance
Idioma japonês, francês
Página no IMDb (em inglês)

Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (Japonês:ルパン三世 カリオストロの城), The Castle of Cagliostro em inglês, é um filme anime dirigido por Hayao Miyazaki.

Sobre o anime[editar | editar código-fonte]

Segundo filme animado (anime) de Lupin III e indiscutivelmente o mais famoso, "O Castelo de Cagliostro" foi escrito e dirigido por Hayao Miyazaki (que também co-dirigiu o primeiro filme e as primeiras séries de TV de Lupin III e dirigiu dois episódios da segunda), antes de formar o Studio Ghibli. O personagem Lupin III é um ladrão, neto de Arsène Lupin (personagem do escritor francês Maurice Leblanc) mestre dos ladrões, que possui como característica marcante o cavalheirismo.

Originalmente dublado e lançado em 1991 pela Streamline Pictures, uma nova dublagem foi gravada pela Manga Entertainment em 2000 e mudou o tom de muitos personagens.

O título faz alusão à La Comtesse de Cagliostro (A Condessa de Cagliostro, o título de uma aventura original de Arsène Lupin, personagem do escritor francês Maurice Leblanc).

"O Castelo de Cagliostro" é uma gostosa mistura de humor (em sua maior parte), perseguição policial, drama e romance. A trilha sonora é um dos pontos altos do anime. Indicado para todas as idades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]






Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.