O Desprezo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Le mépris
O Desprezo (PT/BR)
 França /  Itália
1963 • cor • 102 min 
Direção Jean-Luc Godard
Roteiro Jean-Luc Godard
Elenco Brigitte Bardot
Michel Piccoli
Jack Palance
Género drama
Idioma francês / inglês / italiano / alemão
Página no IMDb (em inglês)

O Desprezo (Le méprisem francês / Il disprezzoem italiano) é um filme franco-italiano de 1963, do gênero drama, dirigido por Jean-Luc Godard, com roteiro inspirado na novela Il Disprezzo, do escritor Alberto Moravia e estrelado por Brigitte Bardot.

Aclamado pela crítica e considerado um dos melhores filmes de Goddard e da nouvelle vague, o filme foi produzido por Carlo Ponti.

O lendário cineasta alemão Fritz Lang tem uma participação especial como ele mesmo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Paul Javal é um roteirista que vai para Roma trabalhar numa adaptação de Odisseia, de Homero, que o diretor Fritz Lang está rodando na cidade. Paul é casado com a bela Camille e arde de ciúmes quando ela aceita uma carona do produtor do filme, Jeremy Prokosch.

Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. O rompimento acontece em Capri, onde são realizadas as externas do filme.

O roteirista parisiense Paul Javal encontra o diretor de cinema Fritz Lang, enquanto roda o filme Ulisses (adaptação da Odisseia, de Homero) na vila de Malaparte (Ilha de Capri, Itália), financiado por um rico produtor de cinema americano chamado Jeremy Prokosch. O produtor propõe a Paul Javal que reescreva e termine o roteiro do filme. Camille não está muito contente, longe de casa e rodeada por pessoas desconhecidas, devido a essa viagem de trabalho inesperada. Durante a estadia, Paul deixa o rico e sedutor produtor sozinho com Camille, enquanto ela, intimidada, insiste para permanecer perto de Paul. Camille imagina que seu marido a colocou na cama do produtor para conseguir o trabalho de reescrita do roteiro. Nascem mal-entendidos, o desprezo e a relação do casal vai se fragmentando.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.