O Diário de um Banana (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diary of a Wimpy Kid Series
O Diário de um Banana (PT)
Diário de um Banana (BR)
Autor (es) Jeff Kinney
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Assunto A vida de uma criança no dia-a-dia
Género Infatojuvenil / Comédia
Série Diary of a Wimpy Kid
Ilustrador Jeff Kinney
Editora Vergara & Riba
Formato Print (Paperback and Hardcover)
Lançamento 1 de Abril de 2007
Páginas http://www.diariodeumbanana.com.br/
Edição portuguesa
Editora Vogais & Companhia, Edições Ltda.
Páginas 217
Edição brasileira
Editora Vergara & Riba Editoras Ltda.
Páginas 217

Diary Of A Wimpy Kid (em português: O Diário de um Banana) é uma série de livros escrita e ilustrada por Jeff Kinney, um norte-americano criador e designer de jogos online. Greg Heffley, a personagem principal foi criada em Janeiro de 1998 num pequeno apartamento em Massachusetts. Ao princípio não havia quase nada sobre ele, era só um esboço num papel. Jeff Kinney foi criando esboços e histórias ao longo dos anos até que juntou todas as piadas num só caderno. O resultado foi um caderno de 1300 páginas que foi posto online no site Funbrain.com em 2004 (para ler carregue aqui). Mas mais de 90% do material escrito não foi para a edição final. Um ano depois a editora New York Times decidiu publicar o "Diário de um Banana" e foi assim que Greg Heffley passou de um caderno de esboços para um livro best-seller internacional traduzido em 28 línguas e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo sempre com enorme sucesso. Os primeiros 3 livros foram escritos com material do livro publicado no site FunBrain, mas há muitas coisas novas. O quarto e o quinto livros é que já foram feitos com material diferente.

Diario_de_um_banana2.jpg

A história baseia-se num garoto que no seu dia-a-dia tem que lidar com os seus irmãos Rodrick e Manny, os seus pais Frank e Susan,e a escola. Para além disso tem o desejo de se tornar famoso e popular.

O primeiro livro foi lançado a 1 de Abril de 2007 e o segundo a 1 de Fevereiro de 2008. Em 2009 lançou dois, o terceiro a 13 de Janeiro e o quarto a 12 de Outubro. A 9 de Novembro de 2010 lançou o quinto e está a escrever o sexto. Para além destes 5 livros há ainda dois extras, o "Diário De Um Banana... e o Meu" que foi publicado a 1 de Outubro de 2008 que é para escrever a nossa própria história e fazer as nossas próprias bandas desenhadas, e o "O Diário de um Banana: O Filme" (tradução livre) publicado a 16 de Março de 2010 que conta a história da criação de Greg e como o filme foi feito.

Em 2010 produziram o filme do primeiro livro que estreou a 19 de Março com Zachary Gordon na personagem principal. O segundo filme estreou dia 25 de Março de 2011, inspirado no livro Rodrick é o cara (capa azul). O terceiro filme foi lançado em 3 de Agosto de 2012, inspirado no livro Dias de cão (capa amarela), contando com o mesmo elenco. Existe também um video-jogo chamado Diary Of A Wimpy Kid Cheese Touch Board Game.,,,,,

Livros[editar | editar código-fonte]

Há 8 livros oficiais da coleção Diário De Um Banana, todos compostos por desenhos e cores diferentes nas suas capas. A data de lançamento é brasileira.

Blog[editar | editar código-fonte]

A série possui um blog com notícias de novos lançamentos, entrevistas, sinopses, links de acessos a páginas oficiais online e muito

mais. http://www.diariodeumbanana.com.br/

Informações dos Livros[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro livro é sobre o primeiro ano de Greg e Rowley na escola secundária, mas quando Rowley tem mais popularidade do que Greg, Greg tira partido disso e estraga a amizade deles. Então Greg vai ter que tentar voltar a ser amigo de Rowley.
  • O segundo livro é sobre a relação entre Greg e Rodrick, e o concurso de talentos da escola.
  • O terceiro livro é sobre um conflito entre Greg e o seu pai Frank, e sobre Holly Hills que é uma das garotas mais populares e bonitas da escola inteira.
  • O quarto livro é sobre as horríveis férias de verão de Greg.
  • O quinto livro é sobre a amizade de Greg e Rowley, sobre a sua bisavó Gammie, puberdade e o casamento do seu tio Gary.
  • O sexto livro é sobre a família Heffley está enfrentando uma avalanche extrema e Greg tem que ficar com sua família e lutar para não se tornar claustrofóbico.
  • O sétimo livro é sobre Greg, Rowley e o Dia dos Namorados. Solteiros, procuram uma garota para irem ao baile de Dia dos Namorados do seu colégio.
  • O oitavo livro é sobre a solidão de Greg depois que Rowley começou a namorar, e também sobre a família de sua mãe que se reencontra em um feriado de Páscoa, depois de anos separados devido uma briga. Uma "Maré de Azar", como o nome do livro já diz, invade a vida do banana.
  • O primeiro livro extra O Diário de um Banana... e o Meu é um livro de atividades que tem páginas em branco para encorajar os leitores a escrever o próprio livro.
  • O segundo livro extra O Diário de um Banana: O Filme (tradução livre) é um livro informativo que mostra os bastidores do filme, imagens exclusivas, e informa os leitores como é que o filme foi feito. Jeff Kinney dedicou o livro a Zach e Robert que são as personagens principais do filme.
  • O terceiro livro extra O Diário de um Banana: O Filme 2 (tradução livre) é, como o primeiro livro extra, um livro informativo, que mostra os bastidores do novo filme, novas imagens exclusivas, e informa os leitores como é que o segundo filme foi feito.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Greg Heffley é um menino norte-americano. Preocupa-se muito em ser popular em sua escola. Na escola não possui muitos amigos, mas tem Rowley Jefferson, seu melhor amigo. Gosta muito de vídeo games e quadrinhos.
  • Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg. Apesar de Rowley não ser muito inteligente, está sempre disposto a ajudar Greg em seus planos.
  • Rodrick Heffley é o irmão mais velho de Greg É um adolescente rebelde que gosta de atormentá-lo e faz parte de uma banda de heavy metal, chamada "Fräwda Xeia" (Löded Diper) supostamente "Fralda Cheia" (Loaded Diaper)
  • Manny Heffley é o irmão mais novo, super protegido e mimado pelos pais e nunca é castigado seja o que for que tenha feito. Manny também é um grande queixinhas, conta tudo o que Greg de certo e errado faz para os seus pais. Também costuma colocar a culpa de suas travessuras em Greg.
  • Frank Heffley é o pai de Greg, Rodrick e Manny. Ele odeia videogames, rock and roll e adolescentes.
  • Susan Heffley é a mãe de Greg. Ela é do tipo "mãe-pata", sempre a querer o bem dos seus filhos, mesmo às vezes envergonhando-os à frente de todos. Susan gosta de todos os géneros de música, inclusive o heavy metal de Rodrick. Ela nos livros aparece sempre de óculos.
  • Holly Hills, é uma garota que Greg tenta conquistar várias vezes, embora ela já tenha se mostrado mais interessada em Rowley. Holly já confundiu Greg com Fregley, deixando-o triste e até um pouco perturbado.
  • Fregley é uma criança com um comportamento estranho, sendo por isso rejeitado na escola. Ele normalmente fica no seu quintal, a fazer coisas estranhas como mostrar a crosta do umbigo a toda a gente. Não pode comer açúcar, senão fica louco e já imobilizou Greg na Equipe de Luta no livro e no filme.
  • Chirag Gupta, é um amigo "baixinho" de Greg e Rowley. Ele aparece mais no filme do que nos livros.
  • O Tio Charlie, segundo Greg, é quem lhe pode dar de presente qualquer coisa que peça, apesar de nas vezes em que apareceu nos livros, tenha decepcionado Greg.
  • Patty Farrel é uma garota Norte-americana. Sempre se sobressai na escola. Gosta de natação, exercicio, futebol e outros esportes, não gosta nem um pouco de Greg por que quando eram pequenos Greg chamava ela de gordinha no jardim de infância, sempre quer ser melhor que o Greg em tudo e adora humilha-lo. Já bateu em Greg varias vezes e por isso Greg sente muita raiva dela.
  • Angie é uma amiga que Greg e Rowley conhecem na escola, ela aparece mais no filme do que no livro, e dá muitos concelhos aos dois. Greg não se dá muito bem com ela pois ela apoia muito Rowley , o que Greg não gosta, mas no final eles se dão bem.
  1. Abrams Announces Wimpy Kid #8 Publishers Weekly. Página visitada em 27 March 2013.