O Dia dos Mortos (1985)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Day of the Dead
Dia dos Mortos (PT/BR)
 Estados Unidos /
1985 • cor • 106 min 
Direção George A. Romero
Roteiro George A. Romero
Elenco Lori Cardille
Terry Alexander
Joe Pilato
Jarlath Conroy
Anthony Dileo Jr.
Richard Liberty
Sherman Howard
Género terror
Idioma inglês
Música John Harrison
Jim Blazer
(não creditado)
Sputzy Sparacino
(não creditado)
Página no IMDb (em inglês)

Dia dos Mortos, é um filme de terror pelo diretor George A. Romero. É o terceiro filme da saga de filmes de zumbis Dead Series. É precedido por Night of the Living Dead e Dawn of the Dead. O próprio diretor descreve o filme como "uma tragédia sobre como uma deficiência de comunicação humana causa caos e colapso mesmo nessa pequena fatia de torta de sociedade". A película estrela Sherman Howard numa pequena aparição no papel de Bub, além do maquiador Gregory Nicotero no papel de Pvt. Johnson fazendo também os efeitos de maquiagem do filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Os zumbis dominaram os Estados Unidos da América, exceto por um pequeno grupo de cientistas e oficiais militares que residem em uma base subterrânea no município da Florida. Os cientistas andam usando os mortos-vivos em experimentos malignos; muitos deles longe dos olhos dos militares.

Finalmente, a milícia descobre que um de seus homens foi usado nos experimentos, banindo os mesmos para a caverna que abriga os mortos vivos. Infortunamente, os zumbis terrestres descobrem o caminho até a base militar.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Stavrakis também era o cordenador dos dublês, assim como Gregory Nicotero era um membro do grupo especial de maquiagem de Tom Savini.

Seqüência e remake[editar | editar código-fonte]

Uma seqüencia não oficial foi lançada em 2005, intitulada como 'Day of the Dead 2: Contagium. No entanto, esta não é, por definição, uma continuação oficila pois a Taurus Entertainment Company ganhou os direitos sob o filme original, porém, ninguém do elenco original de Day of the Dead teve envolvimento com a película.[1]

Um vago remake do filme foi lançado direto para DVD no dia 8 de abril de 2008.[2] Pouco da sinopse original permanece, sendo que apenas alguns elementos básicos foram mantidos; Entre eles a base subterrânea e o nome de alguns personagens.[3] [3]

Quase duas décadas após o lançamento do filme original, George Romero, lançou uma seqüencia oficial para este intitulada Land of the Dead[4] .

A Taurus Entertainment anunciou no site Bloody Disgusting, em fevereiro de 2010, o começo do escrevimento do livro Day of the Dead: Epidemic.[5] , baseado no filme.

História em Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Stan Hutchinson escreveu a história em quadrinhos de 24 páginas Day of the Dead: Desertion, na qual foi lançada exclusivamente para celebrar o aniversário de 25 anos da película [6]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. George A. Romero horro-movies.ca. Página visitada em 2008-12-31.
  2. Day of the Dead Remake: DOA About.com. Página visitada em 2009-01-03.
  3. a b Day of the Dead - Jeffrey Reddick interview ugo.com. Página visitada em 2009-01-03.
  4. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas FI
  5. A New 'Epidemic' in Third 'Day of the Dead'
  6. Day of the Dead Comic Preview

Ligações externas[editar | editar código-fonte]