O Eremita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Eremita (tarô))
O Eremita do Tarô de Marselha

O Eremita ou Ermitão, é o nono Arcano maior do Tarot. É uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento. O eremita isola-se para descobrir o conhecimento que o rodeia, na natureza, por exemplo, e também para se autoconhecer[1]. O aspecto fundamental é que necessita de cortar os laços (temporariamente ou não) com a sociedade que o rodeia. A carta tem o número IX e a letra hebraica TET.

De acordo com Jimmy Page - Led Zeppelin, no livro Luz e Sombra (pag. 198, Editora Globo, 2012), referida carta foi inspirada na pintura "A luz do mundo" de Willian Holman Hunt, pintor pré-rafaelita, retratando Jesus Cristo.

Mensagem[editar | editar código-fonte]

Numa consulta, o Ermitão pode ser uma referência a algo que estava perdido, a uma revelação importante ao consulente. A luz do ermitão o envolve e o inclina à pesquisa paciente, aos estudos, ou faz com que o consulente se sinta incentivado a retornar um projeto abandonado há muito tempo.

Mas a carta não oferece nenhuma esperança de realização, de progresso. Sua influência é neutra, recomenda paciência e dedicação ao consulente e aconselha-o a observar o seu caminho antes de cada novo passo. Significa portanto, espírito de sacrifício, prudência, discrição, recuo, vigilância.

Referências

  1. «Meaning of the Hermit Tarot Card». Consultado em 31 de janeiro de 2010 

2. No anime Jojo No Kimyou na Bouken: Stardust Crusaders, O Eremita (Hermit Purple) representa a Stand de Joseph Joestar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tarot é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.