O Fantasma da Ópera (minissérie de 1990)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Fantasma da Ópera (1990))
 Nota: "O Fantasma da Ópera (minissérie)" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja The Phantom of the Opera (desambiguação).
The Phantom of the Opera
O Fantasma da Ópera (PRT/BRA)
 Estados Unidos  França  Itália  Alemanha
1990 •  cor •  168 min 
Género drama terror
Direção Tony Richardson
Roteiro Gaston Leroux (livro)
Arthur Kopit(roteiro)
Arthur Kopit (adaptação para TV)
Elenco Burt Lancaster
Adam Storke
Teri Polo
Charles Dance
Ian Richardson
Andréa Ferréol
Jean-Pierre Cassel
Jean Rougerie
André Chaumeau
Marie-Thérèse Orain
Marie-Christine Robert
Marie Lenoir
Anne Roumanoff
Jacques Mars
Anne Julia Goddet
Frankie Pain
Frédéric Darie
Idioma inglês

The Phantom of the Opera (br / pt: O Fantasma da Ópera ), é uma minissérie produzida nos Estados Unidos em 1990. Baseada no livro homônimo de Gaston Leroux, escrito em 1910, a história foi adaptada para a televisão, sendo exibida nos EUA em 1990 e na Alemanha em 1991.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Erik, O Fantasma vive uma vida de reclusão e excentricidade nos porões do Teatro da Ópera de Paris. Seu contato com o mundo dá-se através de sua convivência com o administrador do teatro, que conheceu a mãe de Erik quando esse ainda não havia nascido. Erik é um talentoso músico que se mantém oculto devido a uma deformação no rosto que o torna impossível de olhar pelas pessoas. Devido a essa deformação, sempre se sai do mais profundo porão do Teatro da Ópera, utiliza-se de máscaras que ocultem sua face. Em um momento de angústia, Erik ouve a suave voz de Christine, recém chegada ao teatro. Encantado pela moça, aproxima-se dela como se fosse um anjo da guarda, demonstrando querer ajudá-la. Mas Christine é envolvida por outras atenções, incluindo um outro cantor da companhia. Enciumado, Erik a leva para os subsolos. Christine fica tocada com o sofrimento de Erik, mas não renuncia a ser feliz por causa do amor que ele lhe devota. Erik ameaça explodir todo o teatro, sendo impedido por Christine e pelo administrador, que diz ser seu pai, deixando a todos surpresos, pois mesmo conhecendo essa verdade a vida inteira, Erik nunca tocara no assunto antes. Na sequência final do filme, Erik é perseguido pea polícia, e cai do telhado, mas seu pai e Christine realizam seu último desejo, não deixando sua face ser violada por ninguém.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Em 1990, a minissérie foi indicada em seis categorias ao Emmy, vencendo em duas, como melhor minissérie e melhor direção de minissérie. Em 1991 recebeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias de melhor minissérie e melhor atuação em minissérie, para Burt Lancaster.

Referências

  1. «Ficha Técnica». DVDPT. Consultado em 1 de novembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]