O Gênio do Crime
O Gênio do Crime (subtítulo: Uma História em São Paulo) é o primeiro livro de João Carlos Marinho. Mantém-se um sucesso editorial há 40 anos (mais de 1 milhão de exemplares vendidos em 62 edições) e é citado como uma das referências fundamentais da literatura infanto-juvenil brasileira por especialistas e por outros escritores consagrados do gênero, como Ruth Rocha e Ana Maria Machado. É o mais famoso dos livros da Turma do Gordo.
Lançado em 1969 pela editora Brasiliense, foi depois incorporado ao catálogo da editora Global, que publicou a maioria de suas atuais 62 edições. Antes da Global, foi também publicado pelas editoras Obelisco e Círculo do Livro (nesta, numa edição conjugada com outros dois títulos do autor, Caneco de Prata e Sangue Fresco). Por muitos anos também circulou em edição de bolso da Ediouro.
Em 2006, foi publicado em espanhol com o título El Génio del Crímen. Foi adaptado para o cinema em 1973 pelo diretor Tito Teijido, com o título O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime.
[editar] Fontes
- Parecer da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) sobre o livro O Gênio do Crime
- COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo, EDUSP, 1995.
- LAJOLO, Marisa. e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1984
- ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
- Lista dos livros infanto-juvenis indicados por especialistas, publicada na Folha de S. Paulo em 14/04/2007