O Gato de Botas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ilustração de Gustave Doré (1832-1886) para o conto de fadas O Gato de Botas

'O Gato de Botas' (título no Brasil) ou 'O Gato das Botas' (título em Portugal) é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les contes de ma mère l'Oye, publicado em 1697.

O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai, um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence ao fidalgo Marquês de Carabás, e consegue a ele à mão da princesa em casamento.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O Gato de Botas teve três versões anime:

  • Série de 26 episódios da Enoki Films;
  • Três filmes da Toei Animation;
  • Dois episódios da série de anime Grimm Meisaku Gekijoo (em Portugal Grimm: Histórias - Encantar distribuído pela Trisan Editores ou Os Teus Contos Clássicos distribuído pela Editorial RBA.

Em dezembro de 2011, foi lançado um filme solo do Gato de Botas denominado Puss in Boots. O personagem já teve participações em três dos quatro filmes da franquia Shrek.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]