O Grande Mentiroso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Grande Mentiroso
Big Fat Liar
 Estados Unidos
2002 • cor • 88 min 
Direção Shawn Levy
Produção Brian Robbins
Michael Tollin
Marie Cantin
Produção executiva Michael Goldman
Roteiro Dan Schneider (história)
Brian Robbins
Elenco Frankie Muniz
Paul Giamatti
Amanda Bynes
Gênero comédia
Idioma inglês
Música Christophe Beck
Douglas Romayne (fonte de música)
Cinematografia Jonathan Brown
Edição Stuart Pappé
Kimberly Ray
Estúdio Tollin/Robbins Productions
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 8 de fevereiro de 2002
Brasil 22 de março de 2002
Orçamento US$ 15 milhões
Receita US$ 52,970,014
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

O Grande Mentiroso (original em inglês: Big Fat Liar) é um filme de comédia dirigido por Shawn Levy, escrita e produzida por Dan Schneider e Brian Robbins e estrelado por Frankie Muniz, Paul Giamatti e Amanda Bynes. A trama principal gira em torno de um adolescente de 14 anos vigarista chamado Jason Shepherd (Muniz), cuja redação criativa é roubado por um produtor de Hollywood arrogante chamado Marty Wolf (Giamatti), que planeja usá-lo para fazer o filme de ficção do mesmo nome.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um garoto de 14 anos, Jason Shephard (Frankie Muniz), sempre mente. Para tentar justificar o fato de não ter entregue um trabalho escolar, ele disse para a professora que seu pai quase morreu. Entretanto a mentira é descoberta, o que faz com que Jason tenha que escrever um texto de mil palavras em apenas três horas, sendo que caso não consiga terá de fazer o curso de verão. Usando sua imaginação fértil ele escreve a redação, mas ao ir para a escola sua bicicleta bate na limusine de Marty Wolf (Paul Giamatti), um produtor de cinema, que lhe dá uma carona, pois temia ser processado por atropelar um garoto. Na pressa ao sair do carro Jason esquece a redação e ninguém crê que ele realmente tenha feito seu dever escolar, então é obrigado a fazer o curso de férias. Ao ir ao cinema com Kaylee (Amanda Bynes), sua melhor amiga, fica sabendo que Wolf pegou seu texto e o transformou num filme, que promete ser a grande sensação da temporada. O que irrita mais Jason é que Marty fala que foi ele que escreveu a história. Tentando recuperar a confiança de seu pai, Jason pega suas economias e com Kaylee deixa Greenbury, Michigan, e vai para Los Angeles, para fazer Wolf confessar que a idéia do filme foi roubada. Mas o que não poderia imaginar é que Marty é um grande pilantra, que não planeja de jeito nenhum fazer o que Jason deseja. Porém em Los Angeles ele e Kaylee encontram várias pessoas que odeiam Wolf, cheios de motivos para isso, e estão dispostas a fazer qualquer coisa para acabar com a carreira dele.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas mistas, obtendo uma classificação de "podre" no Rotten Tomatoes de 43%, com o consenso do site afirmando que "Embora não há nada que seja ofensivo sobre Big Fat Liar, ela está cheia de clichês de Hollywood e palhaçada caricatural, tornando-se estritamente para crianças". [1] No lado positivo, Roger Ebert e Richard Roeper no programa At the Movies da Disney-ABC Domestic Television deram ao filme "Dois polegares para cima". Alguns críticos elogiaram o filme como energético e espirituoso, outros o chamam de chato e estereotipado. No entanto, foi um sucesso financeiro, arrecadando $ 48360547 na bilheteria nacional e um total de $ 53970014 em todo o mundo, contra um orçamento de US $ 15 milhões.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o