O Homem Proibido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a telenovela da Rede Globo de 1967, também conhecida como Demian, o Justiceiro, veja O Homem Proibido (1967).
O Homem Proibido
O Homem Proibido
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 minutos aproximadamente
Criador(es) Teixeira Filho[1]
Baseado em O Homem Proibido, de Nelson Rodrigues
Elenco
País de origem Brasil Brasil
Idioma original (português)
Episódios 147[1]
Produção
Diretor(es) Gonzaga Blota[1]
Reynaldo Boury[1]
Tema de abertura "Queixa", Caetano Veloso[1]
"Queixa" (Instrumental), Caetano Veloso
Exibição
Emissora original TV Globo[1]
Transmissão original 1 de março[1]21 de agosto de 1982[1]
Cronologia
Programas relacionados Sonho de Amor
O Desconhecido
Asfalto Selvagem
Um dia, o Amor
Um Sol Maior
Ciranda de Pedra

O Homem Proibido é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 1 de março a 21 de agosto de 1982, em 147 capítulos, substituindo Terras do Sem-Fim e sendo substituída por Paraíso. Foi a 24ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Teixeira Filho, baseada em um romance homônimo de Nelson Rodrigues publicado no jornal Última Hora em 1951, teve a direção de Reynaldo Boury e Ary Coslov e direção geral de Gonzaga Blota.[1]

Contou com David Cardoso, Elizabeth Savalla, Lídia Brondi, Edson Celulari, Lílian Lemmertz, Leonardo Villar, Ana Lúcia Torre e Milton Moraes nos papéis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

Novela de Teixeira Filho baseada no romance homônimo de Nelson Rodrigues, escrito originalmente sob a forma de folhetim, publicado no jornal carioca Última Hora, em 1951. O autor criou novos personagens para desenvolver a história por 146 capítulos. Assim, os núcleos familiares dos protagonistas de O Homem Proibido ganharam tramas paralelas.[1]

O Homem Proibido sofreu intervenções da Censura Federal. Considerando Nelson Rodrigues um autor forte para uma novela das 18 h e pouco adequado para os padrões "da moral e dos bons costumes", a censura criou muitas dificuldades. A estreia da novela na data prevista chegou a ser ameaçada. No dia de estreia, numa situação atípica da emissora, foi reprisado o especial de Roberto Carlos do ano anterior, em substituição ao capitulo de abertura. Só no dia seguinte iniciou-se a exibição normal. Para que os primeiros capítulos fossem ao ar, a TV Globo teve que aceitar a imposição de dez cortes. Uma das alegações era a de que os diálogos entre Joyce e Sônia indicavam que as duas jovens eram homossexuais. Além disso, argumentavam que o elenco da novela era composto por atores do "circuito maldito da pornografia", como David Cardoso e Alba Valéria. A repercussão da ação da censura acabou funcionando como publicidade e atraiu os telespectadores que ainda não haviam se interessado pela novela.[2]

O Homem Proibido foi a primeira novela das 18 horas a ter uma trilha sonora internacional. Antes, só as novelas das 19, 20 e 22 horas ganhavam essas trilhas.

O esperado casamento de Sônia e Joyce com Paulo e Carlos, exibido no último capítulo, foi gravado na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 400 figurantes participaram das gravações da cena, que foi feita em dois dias.[3]

Até mesmo o tema de abertura sofreu intervenção da censura: a abertura ao som de "Queixa", de Caetano Veloso, foi substituída por uma canção com a versão instrumental da mesma música. No programa Lady Night, apresentado por Tatá Werneck no canal Multishow no dia 26 de novembro de 2018, Caetano Veloso declarou que ele mesmo pediu que a música fosse retirada da abertura da novela devido às lembranças de uma separação que inspirou a composição.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ambientada no Rio de Janeiro, a trama principal da novela acompanha as aventuras amorosas de quatro jovens: Sônia (Elizabeth Savalla), Joyce (Lídia Brondi), Paulo (David Cardoso) e Carlos (Edson Celulari). A mais nova das jovens, Joyce, foi criada pelos tios Dario Rodrigues (Leonardo Villar) e Flávia Rodrigues (Lilian Lemmertz), depois da morte da mãe e do desaparecimento do pai.[1]

Dario e Flávia são pais de Sônia e criaram as duas moças como irmãs.[1] Dario tem uma relação de carinho com a sobrinha, Joyce. Íntegro e boa-praça, trabalha como advogado no renomado escritório que pertenceu a seu pai. Não dá muito valor ao dinheiro e defende sempre o lado mais fraco, o que o faz perder clientes. Ao contrário de Dario, Flávia é hostil à sobrinha, filha de sua irmã, Senhorinha (Mira Palheta), pois a moça lhe traz lembranças desagradáveis do passado. Orgulhosa da origem aristocrática, Flávia faz tudo para reconquistar os clientes que o marido perdeu ao longo dos anos e, por isso, frequenta todos os eventos sociais da cidade.[1]

Joyce conta com a amizade e o companheirismo da prima Sônia, que tem um sentimento maternal por Joyce, além de ser alguns anos mais velha que ela. As duas são cúmplices e compartilham todos os momentos. Mas, com a chegada de Paulo, as duas passam a viver num triângulo amoroso cheio de expectativas e frustrações.

Paulo é um jovem simpático e muito gentil. Filho de Antônio (Castro Gonzaga) e Zulema Villani (Cleyde Blota), trabalha com seu tio Valdir (José Augusto Branco) em um hospital da cidade. "Por acaso", ele conhece as primas quando vai atender a uma emergência na casa delas. Fica mexido com as duas e não sabe por qual das primas ele sente um verdadeiro amor.

O outro jovem é Carlos. É um moço íntegro e muito corajoso, que estuda bastante para ingressar numa faculdade. Carlos é filho do motorista Getúlio (Milton Moraes) e da costureira Cláudia (Aracy Cardoso). Ele conhece Joyce e acaba se apaixonando por ela, mas esconde sua condição social da moça, com medo de não ser correspondido. Já Joyce não liga para Carlos, pois está cada vez mais interessada em Paulo e quer conquistá-lo a qualquer custo.

Outro núcleo da história é o do dr. Paschoal (Nelson Dantas). Ele é amigo de Valdir e dono do hospital onde ele trabalha. Paschoal é viúvo e vive cultivando a dor da perda de um filho que ele acredita ter morrido no parto. Apesar disso, ele tem outros dois filhos: Deolindo (Stepan Nercessian), que estuda Medicina, mas que adora a música, e Maria Luíza (Alba Valéria), uma jovem que sonha ser cantora e que compõe músicas com o irmão. Os dois se animam quando conhecem Marina (Suzane Carvalho) e Rogério (Marcelo Picchi), que também sonham em seguir carreira musical.

Outra personagem importante é Olívia (Ana Lúcia Torre), uma dona de casa viúva e mãe da romântica Sílvia (Yaçanã Martins). Ela é irmã de Getúlio e vê sua vida mudar quando seu cunhado, o bicheiro Darcy (Nestor de Montemar), descobre que seu falecido marido lhe deixou uma fortuna. Olívia descobre também que a patroa de seu irmão, a esnobe Clotilde (Monah Delacy), está com essa herança. Clotilde mora em uma linda mansão e sustenta o ex-marido, Alberto Villani (John Herbert), irmão de Antônio. Alberto vive numa má situação financeira e se alia a Olívia para conseguir a herança. Os dois se apaixonam e precisam enfrentar a tirania da milionária, o que rende muito humor à novela.

Ao final da história, Paulo decide ficar com Sônia. Joyce, por sua vez, acaba cedendo às investidas de Carlos. As duas primas fazem as pazes e decidem se casar com seus respectivos noivos, juntas, numa mesma cerimônia, no último capítulo da novela.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator[3] Personagem[3]
David Cardoso Paulo Villani
Elizabeth Savala Sônia Rodrigues
Lídia Brondi Joyce Rodrigues
Edson Celulari Carlos
Lílian Lemmertz Flávia Rodrigues
Leonardo Villar Dario Rodrigues
Rômulo Arantes José Marcos
Ana Lúcia Torre Olívia
Milton Moraes Getúlio
Aracy Cardoso Cláudia
John Herbert Alberto Villani
Monah Delacy Clotilde
Nelson Dantas Dr. Paschoal
Cleyde Blota Zulema Villani
Castro Gonzaga Antônio Villani
Gilberto Martinho Jocemar
Maria Pompeu Amélia
José Augusto Branco Valdir
Narjara Turetta Arminda
Stepan Nercessian Deolindo (Déo)
Alba Valéria Maria Luíza
Marcelo Picchi Rogério
Yaçanã Martins Silvia
Suzane Carvalho Marina
Fábio Junqueira Amadeu
Sônia Regina Marília
Vera Manhães Marinalva (Nalva)
Nestor de Montemar Darcy
Roberto Faissal Dr. Rocha Brito
Alzira Andrade Rachel


Participações especiais[editar | editar código-fonte]

  • André Luiz - Reginaldo[3]
  • Cleston Teixeira - Sérgio (filho desaparecido de Paschoal)[3]
  • Cristiane Lins - Sônia (criança)[3]
  • Francinette Dias - Célia Moura[3]
  • Eliana Araújo - Suzana[3]
  • Gabriela Bicalho - Joyce (criança)[3]
  • Mira Palheta - Senhorinha (Mãe de Joyce)[3]
  • Orion Ximenes - Mário (pai de Joyce)[3]
  • Patrícia Parker - Mariana Moura[3]
  • Solange França - Madame Adier[3]
  • Valdir Rodrigues - Walter[3]
  • Vera Brito - Lídia[3]
  • Wagner Vaz - Miguel Moura[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A média geral da novela foi de 33.2, sendo 11 pontos superior a sua antecessora, Terras do Sem-Fim, que marcou uma média de 22.1 pontos no IBOPE.

Influência nas sucessoras[editar | editar código-fonte]

Com o relativo sucesso de O Homem Proibido, os folhetins da faixa seguintes iriam se passar em cenários condizentes aos anos 1980, abandonando o tradicional cenário do Século XIX, que ficaria em desuso até Sinhá Moça.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

  1. OusadiaCauby Peixoto (tema de Paulo)
  2. A Paixão e a JuraRoberto Ribeiro (tema de Déo e Raquel)
  3. Pedras e VidrosFábio Jr.[1] (tema de Joice)
  4. Pare de Me Arranhar – Márcio Proença (tema de Sônia)
  5. Ah, Como Eu Amei!Benito Di Paula[1]
  6. QueixaCaetano Veloso[1] (tema de abertura)
  7. Folhas SecasElis Regina[1] (tema do núcleo da mangueira)
  8. Era Um DiaJessé
  9. Noite Sem LuarBeto Guedes
  10. O Amor NascerGuilherme Arantes
  11. Só Pra Soprar – Gilberto Santamaria
  12. Pitanga – Cleston Teixeira (tema de Arminda)

Internacional[editar | editar código-fonte]

  1. Waiting For a Girl Like YouForeigner (tema de Déo e Raquel)
  2. Rock Your World – Weeks and Co. (tema de locação: Rio de Janeiro)
  3. One To OneCarole King (tema de Joice)
  4. Pac-Man FeverBuckner & Garcia (tema geral)
  5. Hit n' Run Lover – Carol Jiani (tema de locação: Rio de Janeiro)
  6. Treat Yourself To My Love – Terri Gonzalez (tema geral)
  7. J:Sonsh Hundar – Jayson Lindh (tema de Joice)
  8. You're The One For Me – D. Train
  9. You Ought To Write Yourself a Love Song – Ann Louise Hanson
  10. Do It To Me – Vernon Burch
  11. ThingsChrystian
  12. Hot Blood – Jan and Tina Provenzano
  13. She Believes In Me – Robert Winters & Fall (tema de Paulo e Sônia)
  14. I Love Rock n'Roll – Joan Jett & The Blackhearts


Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p q r Globo, Memória. «O Homem Proibido (1982)». Consultado em 30 de dezembro de 2011 
  2. «Em 1982, governo censurou novela por ter astro da pornochanchada». Noticias da TV. 2 de novembro de 2014. Consultado em 19 de novembro de 2020 
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p Teledramaturgia, O Homem Proibido. «Ficha Técnica». Consultado em 20 de março de 2012