O Iluminado (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Shining
O Iluminado
O Iluminado (BR)
Autor (es) Stephen King
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Terror
Editora Doubleday
Lançamento 28 de janeiro de 1977
Páginas 253
Edição brasileira
Páginas 463
Cronologia
Último
Último
A Hora do Vampiro
A Dança da Morte
Próximo
Próximo

O Iluminado (1977) é um livro de horror de Stephen King, famoso escritor estadunidense. O título foi inspirado em uma música de John Lennon chamada "Instant Karma!", que contém a frase "We all shine on…". Stephen King quis originalmente dar o nome ao livro de "The Shine", mas mudou o nome quando percebeu que "shine" era gíria pejorativa para negros. Esse foi o terceiro livro de Stephen King e primeiro best-seller em capa-dura. O sucesso do livro foi tanto que firmou King na carreira de escritor, como um dos mais famosos no gênero. Um filme baseado no livro, "The Shining", dirigido por Stanley Kubrick, foi lançado em 1980, trazendo no elenco Jack Nicholson. Mais tarde, em 1997, o livro foi adaptado para mini-série na televisão, trazendo no elenco a famosa Rebecca De Mornay.

Frases marcantes[editar | editar código-fonte]

  • ''Todo o Trabalho Sem Diversão faz de Jack um Cara Bobão''-(Escrito na Máquina de Escrever)Jack Torrance.
  • "Danny, volte aqui, seu maldito pirralho. Venha tomar o seu remédio" - Jack Torrance.
  • "Se tiver algum problema... dê uma chamada" - Dick Hallorann
  • "Redrum..." - Tony (Amigo imaginário de Danny)
  • "Este lugar desumano cria monstros humanos" - Tony (amigo imaginário de Danny) e Jack em várias passagens no livro.
  • "Retirem as máscaras!" - Derwent, no baile.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Jack Torrance é um escritor que está tentando reconstruir a vida de sua família e, principalmente, a sua, tentanto se curar do alcoolismo que o fez quebrar o braço de seu filho Danny quando este tinha apenas três anos de idade, e agredir um aluno na escola New England, custando o seu emprego de professor.

Ele aceita o trabalho de zelador de inverno no isolado e imenso resort hotel Overlook, cujo passado é fantasmagórico. Esperando para provar a todos que ele se recuperou do alcoolismo, e agora tornou-se uma pessoa responsável, Jack Torrance se muda para o Hotel Overlook com sua esposa, Wendy, e o jovem filho, Danny, que é telepata e sensível a forças sobrenaturais.

Logo após a família chegar no hotel, Danny e o chef do hotel, Dick Hallorann, tem uma breve conversa particular. Eles conversam sobre o talento especial de Danny e a natureza sinistra do hotel. Dick informa Danny que ele também tem essa habilidade, que, como a avó de Dick Halloran costumava dizer, chama-se "shining" ou "iluminação". Na conversa, Dick também avisa Danny para evitar o quarto 237 à todos os custos, e tenta tranquilizar Danny que as coisas que ele irá ver são como "figuras em um livro" e "Eu não acho que essas coisas (se referindo as coisas que Danny verá) possam machucar alguém". A conversa termina com Dick dizendo a Danny "Se tiver algum problema... dê uma chamada (telepática)".

O hotel carrega forças sobrenaturais malignas do passado. Danny, que tem premonições do perigo do hotel para a sua família, começa a ver fantasmas e visões assustadoras do passado do hotel, mas lembra que elas não são assustadoras agora, no presente. Ele não conta aos seus pais sobre as visões, pois ele sabe a importância do trabalho para o seu pai e o futuro de sua família.

Tendo dificuldades em possuir Danny, o hotel começa a possuir Jack, tirando dele a sua vontade e desejo de trabalhar. Como Jack começa a agir de modo estranho, o fantasma sinistro do hotel gradativamente acaba possuindo-o. Então, Jack, possuido pelas forças sobrenaturais e sinistras do hotel, passa a querer matar Wendy e Danny, no desejo de absorver as habilidades psíquicas de Danny. Wendy acaba prendendo Jack na despensa do hotel, espécie de local para armazenar coisas, mas o fantasma de Delbert Grady, um dos zeladores do Hotel Overlook (que assassinou sua família e depois cometeu suicídio com um tiro na boca) o solta..

Nesse momento, Wendy descobre que ela e Danny estão completamente isolados no hotel e, Jack, destruiu o snowmobile (veículo especial para trafegar na neve) do hotel. Uma perigosa batalha ocorre entre Wendy e Jack/O Hotel. Jack/O Hotel, usando um machado do hotel, planeja matá-la, porém ela o golpeia na mão com uma larga faca de cozinheiro. Wendy e Danny fogem, Jack/O Hotel a persegue.

Referências[editar | editar código-fonte]