O Iluminado (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Gabrielresendev (D C) 39 dias atrás. (Recarregar)

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde agosto de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
The Shining
O Iluminado (BR)
Autor (es) Stephen King
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Terror
Editora Doubleday
Lançamento 28 de janeiro de 1977
Páginas 253
Edição portuguesa
Edição brasileira
Tradução Betty Ramos
Editora Objetiva
Páginas 313
ISBN 9788573022035
Cronologia
Último
Último
A Hora do Vampiro
A Dança da Morte
Próximo
Próximo

O Iluminado é um livro de horror do escritor estadunidense Stephen King. Lançado em 1977, foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best-seller em capa-dura. O sucesso do livro foi tanto que firmou King na carreira de escritor no gênero. Os cenários e personagens foram influenciados pelas experiências pessoais do Stephen King, incluindo suas visitas ao Hotel Stanley, no Colorado em 1974 e a sua reabilitação do alcoolismo. Um filme baseado no livro, "The Shining", dirigido por Stanley Kubrick foi lançado em 1980. Em 1997, o livro foi adaptado para uma mini-série de televisão. O livro ganhou uma sequência em 2013 intitulada ‘’Doctor Sleep’’.

O Iluminado centra-se na vida de Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação que aceita o emprego de zelador na baixa temporada do famoso Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, para onde se muda com sua esposa Wendy e seu filho Danny. Danny é “Iluminado", que no contexto da história significa que ele possue um conjunto de habilidades psíquicas que permitem que ele veja o passado horrível do hotel. Uma tempestade de neve deixa a familia presa nos arredores e forças sobrenaturais que habitam o hotel começam a influenciar a sanidade Jack, colocando em perigo sua esposa e filho.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história se passa quase que inteiramente no Overlook, um hotel fictício mal assombradoe isolado nas rochosas do Colorado. A história do hotel é descrita durante o livro por vários personagens e incluie a morte de vários dos seus clientes e do ex-zelador de baixa temporada, Delbert Grady que sucumbiu a insanidade do isolamento matando sua família e a si mesmo.

Jack Torrance, sua mulher Wendy e seu filho de cinco anos Danny, se mudam para o hotel porque Jack aceita o emprego de zelador durante a baixa temporada de inverno, quando o hotel fica deserto e isolado. Jack é um aspirante a escritor e um alcoolatra em recuperação de seu passado problemático, tendo inclusive quebrado acidentalmente o braço de Danny e perdido seu emprego como professor. Ele tem a esperança que o isolamento do hotel o ajudará a reconectar com sua família e o motivará a terminar sua peça. Danny possui, sem o conhecimento de seus pais, habilidades psíquicas que o permitem ler mentes e ter premonições. Dick Hallorann, o chefe de cozinha do hotel sente suas habilidades e as explica para Danny, criando com ele um elo especial. Eles conversam sobre o talento especial de Danny e a natureza sinistra do hotel. Dick informa Danny que ele também tem essa habilidade, que, como a avó de Dick Halloran costumava dizer, chama-se "shining" ou "iluminação". Na conversa, Dick também avisa Danny para evitar o quarto 237 à todos os custos, e tenta tranquilizar Danny que as coisas que ele irá ver são como "figuras em um livro" e "Eu não acho que essas coisas (se referindo as coisas que Danny verá) possam machucar alguém". A conversa termina com Dick dizendo a Danny "Se tiver algum problema... dê uma chamada (telepática)".

O hotel carrega forças sobrenaturais malignas do passado. Danny, que tem premonições do perigo do hotel para a sua família, começa a ver fantasmas e visões assustadoras do passado do hotel, mas lembra que elas não são assustadoras agora, no presente. Ele não conta aos seus pais sobre as visões, pois ele sabe a importância do trabalho para o seu pai e o futuro de sua família.

Tendo dificuldades em possuir Danny, o hotel começa a possuir Jack, tirando dele a sua vontade e desejo de trabalhar. Como Jack começa a agir de modo estranho, o fantasma sinistro do hotel gradativamente acaba possuindo-o. Então, Jack, possuido pelas forças sobrenaturais e sinistras do hotel, passa a querer matar Wendy e Danny, no desejo de absorver as habilidades psíquicas de Danny. Wendy acaba prendendo Jack na despensa do hotel, espécie de local para armazenar coisas, mas o fantasma de Delbert Grady, um dos zeladores do Hotel Overlook (que assassinou sua família e depois cometeu suicídio com um tiro na boca) o solta..

Nesse momento, Wendy descobre que ela e Danny estão completamente isolados no hotel e, Jack, destruiu o snowmobile (veículo especial para trafegar na neve) do hotel. Uma perigosa batalha ocorre entre Wendy e Jack/O Hotel. Jack/O Hotel, usando um machado do hotel, planeja matá-la, porém ela o golpeia na mão com uma larga faca de cozinheiro. Wendy e Danny fogem, Jack/O Hotel a persegue.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]