O Ilusionista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Illusionist
O Ilusionista (PT/BR)
 Estados Unidos /  República Checa
2006 • cor • 110 min 
Direção Neil Burger
Roteiro Neil Burger
Steven Millhauser
Elenco Edward Norton
Paul Giamatti
Jessica Biel
Rufus Sewell
Gênero Ação/Fantasia/Drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

O Ilusionista (original: The Illusionist) é um filme tcheco-estadunidense de 2006, dirigido por Neil Burger.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme tem um início In medias res que se passa na cidade de Viena no século XIX, onde é mostrado o inspetor-chefe Walter Uhl declarando a prisão do ilusionista Eduard Abramovich, mais conhecido como Herr Eisenheim, o Ilusionista por prática de necromancia no seu espetáculo de mágica.

Após isso o filme mostra uma história contada pelo inspetor sobre o ilusionista em questão. Começa contando a lenda de como ele teria adquirido seus poderes, onde vemos um menino camponês (Eisenheim) andando num campo quando encontra uma árvore e um homem velho sentado perto dela. O velho chama a atenção do menino e começa a fazer mágicas para ele, e em seguida desparece junto com a árvore. Desde então Eisenheim se torna obcecado por mágica. Seu pai, um marceneiro, está trabalhando na casa onde morará a Duquesa Sophie von Teschen, onde Einsenheim conhece a moça e se apaixona por ela, embora os pais dela não admitem que ela fale com camponeses. Com o tempo os dois tentam se esconder ao serem perseguidos pela família da Duquesa von Teschen, e como ela já sabia que Eisenheim fazia mágica, pediu para ele fazer eles desaparecerem para poderem fugir. Ele não obteve sucesso e então eles se separaram e os guardas ameaçaram perseguir a família do camponês se ele voltasse a falar com a duquesa.

Quinze anos depois, Einsenheim aparece como um célebre ilusionista durante seu show num grande teatro de Viena. Ele faz truques de mágica impressionantes, como fazer uma laranjeira crescer da semente em questão de segundos, e é aplaudido e bem-criticado por todos. Ele também é visto pelo inspetor-chefe Uhl, que ficou interessado em saber o truque da laranjeira. Em um de seus shows, Einsenheim encontra Sophie, noiva do príncipe-herdeiro Leopold, por ela se oferecer como voluntária, e depois a reencontra numa carruagem onde conversam. Mais tarde isso chama a atenção do príncipe-herdeiro, que resolve perseguir Eisenheim. A certo tempo, Sophie vai até a casa de Eisenheim dorme com ele, onde recebe informações do que ele fez nos 15 anos que os dois não se encontravam e diz que quer fugir com ele.

No dia seguinte, a Duquesa diz ao príncipe-herdeiro que não quer se casar com ele e foge de casa. O príncipe a persegue, a agride verbal e fisicamente, e em seguida vemos a Duquesa deitada sobre um cavalo descontrolado, que a leva para longe. Mais tarde, tentam procurar a Duquesa e encontram o corpo dela no fundo de um lago, com um ferimento grave no pescoço, fazendo um médico concluir que ela sangrou até a morte após levar cortes com espadas ou facas. Ainda depois, o governo prendeu um homem desconhecido o acusando de ter assassinado a Duquesa, embora isso não satisfez Eisenheim, que suspeitou que o assassino teria sido o príncipe-herdeiro.

Einsenheim volta a apresentar seus shows, dessa vez incluindo necromancia. Quase sendo declarado preso, o ilusionista declara aos seus fãs e seguidores que seu único propósito em seus shows é o entretenimento e que suas mágicas são ilusões. Apesar disso, ele continua com os seus shows com necromancia. Primeiro de um homem comum, depois da Duquesa von Teschen. Durante o show, o "espírito" da Duquesa diz que quem a matou está na sala, fazendo muitos da plateia pensarem que foi o príncipe-herdeiro. Com a persistência de shows com esse conteúdo, Einsenheim é declarado preso durante o espetáculo (onde se passa a cena In media res), mas ele desparece e desde então não é mais visto.

Em seguida o inspetor-chefe Uhl percebe que há cada vez mais acusações ao príncipe-herdeiro, e, em meio a uma conversa com ele, o príncipe afirma que não aguenta mais a perturbação e se suicida.

Depois vemos um menino dando um livro para ele, intitulado "Laranjeira", e ele pergunta ao menino quem lhe deu esse livro, e ele responde que foi Herr Einsenheim, então ele persegue um homem que está indo para uma estação de trem, que é o próprio Einsenheim disfarçado. Ele não consegue chegar perto dele a tempo, sendo que ele parte no trem.

Durante o tempo que o trem está saindo, são mostrados flashbacks de diversas partes do filme, e o inspetor-chefe juntando as peças e concluindo que Einsenheim falsificou a morte da Duquesa, e elaborou o suicídio do príncipe Leopold, e se disfarçou para ir viver junto com a Duquesa livre de perturbações. No final é mostrada uma cena de Einsenheim se encontrando com a Duquesa Sophie von Teschen no campo onde ela está esperando por ele,os dois se beijam e ele entrega a ela o colar perdido, o mesmo colar que ele a deu 15 anos antes.[1]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Edward Norton Edward "Eisenheim" Abramovich
Aaron Johnson Ilusionista jovem (Edward Eisenheim)
Paul Giamatti Inspetor-chefe Walter Uhl
Jessica Biel Duquesa Sophie von Teschen
Rufus Sewell Príncipe Leopold
Eddie Marsan Josef Fischer
Jake Wood Jurka
Eleanor Tomlinson Sophie jovem[2]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Illusionist tem recepção favorável por parte da crítica especializada. Com o Tomatometer de 74% em base de 187 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "The Illusionist é uma cativante bem trabalhada história de mistério, magia e intriga que é certo para encantar, se não hipnotizar, o público". Por parte da audiência do site tem 83% de aprovação.[3]

Referências

  1. The Illusionist (em português). Filmow. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  2. The Illusionist (em português). Inter Filmes. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  3. The Illusionist (em inglês). Rotten Tomatoes. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]