Ender's Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Jogo do Exterminador)
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Ender's Game. Ajude e colabore com a tradução.
Ender's Game
O Jogo Final (PT)
O Jogo do Exterminador (BR)
Capa do livro.
Autor (es) Orson Scott Card
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Ficção científica
Série Série Ender's Game
Arte de capa John Harris
Editora Tor Books
Lançamento 1985
Páginas 226
ISBN 0-312-93208-1
Edição portuguesa
Tradução Luís Santos
Editora Editora Presença
Lançamento 2003
Páginas 294
ISBN 9722329731
Edição brasileira
Tradução Norberto de Paula Lima
Editora Editora Aleph
Lançamento 1990
Páginas 346
ISBN 858588732X
Cronologia
Último
Último
Speaker for the Dead
Próximo
Próximo

Ender's Game (O Jogo do Exterminador (título no Brasil) ou O Jogo Final (título em Portugal)) é um romance de ficção científica do autor americano Orson Scott Card.[1]

O livro originou-se como o conto "Ender's Game", publicado em 1977 na edição de agosto de ficção científica Analog Science Fiction and Fact. Elaborando sobre personagens e tramas mostradas na novela, Card escreveu mais tarde livros adicionais para formar a série Ender's Game. Card então lançou uma versão atualizada de O Jogo do Exterminador, em 1991, mudando alguns fatos políticos para refletir com precisão as mudanças políticas da época.

A recepção ao livro foi globalmente positiva, embora alguns críticos denunciarem a justificação que Card dá à violência de seus personagens. Tornou-se também leitura sugerida de muitas organizações militares, incluindo a Marinha dos Estados Unidos. O Jogo do exterminador ganhou o Prêmio Nebula em 1985, de melhor romance e em 1986 o Prêmio Hugo de melhor romance. Suas sequencias, Orador dos Mortos, Xenocídio, Os Filhos da Mente, e Ender in Exile , seguem as viagens subsequentes de Ender para muitos mundos diferentes na galáxia. Além disso, mais tarde as novela, A War of Gifts e Ender's Shadow se passam durante o mesmo período de tempo do original. Ender's Game já foi adaptado em duas séries de quadrinhos. A série foi publicada no Brasil pela Editora Devir.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Situado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Formics (um exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de "abelhudos" pela maior parte da população). Estes alienígenas mostram um comportamento de grupo parecido com o das formigas, e são muito protetores de seu líder, bem como as formigas da Terra protegendo a sua rainha. Em preparação para uma eventual terceira invasão, a Esquadra Internacional mantém uma escola para encontrar e treinar comandantes de futuras esquadras. As crianças mais talentosas do mundo, incluindo o protagonista do romance, Ender Wiggin, são tomadas em uma idade muito jovem para um centro de treinamento conhecido como a Escola de Combate. Lá, os professores vão treiná-los nas artes da guerra através de jogos cada vez mais difíceis, incluindo aqueles realizados em gravidade zero na Sala de Combate onde o gênio tático de Ender é revelado.

Cinema[editar | editar código-fonte]

A adaptação cinematográfica dirigido por Gavin Hood e estrelada por Asa Butterfield como Ender foi lançada no Brasil em dezembro de 2013.[2]

Referências

  1. Ender's Game. Hatrack River Enterprises Inc.. Página visitada em 2009-08-19.
  2. http://www.adorocinema.com/filmes/filme-45645/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]