O Livro de Eli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Book of Eli
O Livro de Eli (PT/BR)
 Estados Unidos
2010 • Cor • 117 min 
Direção Albert e Allen Hughes
Produção Joel Silver
Denzel Washington
Broderick Johnson
Andrew A. Kosove
David Valdes
Produção executiva Susan Downey
Steve Richards
Erik Olsen
Roteiro Gary Whitta
Elenco Denzel Washington
Mila Kunis
Gary Oldman
Género Ação
Idioma Inglês
Música Atticus Ross
Leopold Ross
Claudia Sarne
Direção de fotografia Don Burgess
Figurino Sharen Davis
Edição Cindy Mollo
Estúdio Silver Pictures
Alcon Entertainment
Lançamento 15 de janeiro de 2010

O Livro de Eli (no original em inglês The Book of Eli) é um filme norte-americano do gênero ação e ficção científica de 2010, dirigido pelos irmãos Albert e Allen Hughes e estrelado por Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis e Jennifer Beals.

O filme foi lançado nos cinemas em Janeiro de 2010. A empresa Alcon Entertainment financiou e co-produziu o filme com a participação da Silver Pictures, foi distribuído pela Warner Bros. nos EUA, e em outros países pela Summit Entertainment.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Num futuro pós apocalíptico onde a Terra fora devastada por uma guerra nuclear, Eli (Denzel Washington), um homem que vive perambulando há 30 anos em direção ao oeste, chega a um vilarejo cujo prefeito, um homem chamado Carnegie (Gary Oldman) procura incessantemente por um livro que, segundo o próprio, trará a ele o poder para governar todas as outras cidades que existem, pois o livro domina as pessoas. Esse livro é o livro que Eli tem em sua posse e que é o motivo que faz viajar rumo ao Oeste, onde entregará o exemplar, que possivelmente seja o último.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2007, a Columbia Pictures e a Warner Bros. assinaram com os irmãos Hughes para dirigir The Book of Eli, baseado no roteiro de Gary Whitta. O filme é o primeiro filme dos irmãos depois de Do Inferno em 2001. O roteiro foi reescrito por Anthony Peckham, e em setembro de 2008, o ator Denzel Washington foi incluído no filme como personagem principal.

Em outubro do mesmo ano, Gary Oldman foi escalado para o papel de Carnegie. As filmagens principais começaram em fevereiro de 2009 e foram realizadas no estado americano do Novo México. Alcon Entertainment financiou e co-produziu o filme com a paticipação da Silver Pictures.

Coreografia da luta[editar | editar código-fonte]

As cenas complexas de luta utilizadas no filme foram coreografadas por Jeff Imada e contam com a participação da arte marcial filipina Kali. Denzel Washington foi treinado por meses com Dan Inosanto e Jeff Imada para o papel principal do filme.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 15 de janeiro de 2010, no mesmo ano foi lançado no Brasil (dia 19 de março),[1] e em Portugal (dia 11 de Março).

O DVD e o Blu-ray do filme foram lançados no mês de junho de 2010.

Referências

  1. HESSEL, Marcelo. [O Livro de Eli: Assista a 12 cenas do thriller apocalíptico] Omelete

Ligações externas[editar | editar código-fonte]