O Máskara (desenho animado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Mask: The Animated Series
A Máscara (PT)
O Máskara (BR)
Capa do VHS da série
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Emissora de
televisão original
CBS
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 54

The Mask: The Animated Series é o título de uma série animada de televisão baseada nas histórias em quadrinhos do personagem The Mask, entretanto, é uma continuação do filme, de 1994. A série animada durou três temporadas, entre os anos de 1995 a 1997, chegando a inspirar uma série de quadrinhos intitulada: Adventures of The Mask. John Arcudi, antigo escritor original dos quadrinhos originais do Máskara, escreveu dois episódios do desenho animado. A série foi apresentada primeiro durante o line-up da CBS Kids no sábado pela manhã, mas foi cancelada depois de ter sido transferida para o Cartoon Network. Também teve exibição semanal na CBS.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Stanley Ipkiss - Atrapalhado, desastrado e abobalhado, Stanley não é um sujeito que faz sucesso com mulheres ou tem sorte na vida. Mora em Edge City, trabalha no banco e vive em um apartamento de aluguel, junto de seu cachorro Milo. Encontrou a Máscara num rio, e depois de ter a aventura do O Máskara(Filme) jogou a máscara fora. Mas Milo a trouxe de volta, pois Stanley precisaria dela mais tarde. É revelado no episódio "Ladrão de Sombras" que ele foi a primeira pessoa a usar a Máscara de Loki para o bem, ao contrário das outras que provavelmente foram possuídas pela Máscara. Ele pode retirar a máscara quando quiser (mesmo estando transformado). Ao retirar a máscara, ele volta a ser o Stanley em seu estado normal.
  • O Máskara - Muito brincalhão, maluco, sortudo e bom dançarino, é o alter-ego de Stanley, totalmente diferente dele. Também pode ser considerado um super-herói, exceto para o Tenente Kellaway, que o acha uma corrupção para a humanidade e o odeia, sempre tentando colocá-lo na cadeia, mas sempre fracassando. Máskara gosta de ir ao Coco Bongo, seu lugar preferido para uma noite de sábado. Seus atos são estranhos, como puxar a cueca dos bandidos e de Kellaway pela cabeça, girar como um redemoinho e mudar de roupa se fazendo passar por cozinheiro, pirata, líder de torcida, etc. Seu traje padrão (terno de gângster de coloração amarela composto por um chapéu igualmente amarelo bandeira) e alguns de seus movimentos possivelmente foram inspirados em Michael Jackson durante os anos 90, principalmente no figurino usado no clipe da canção "Smooth Criminal". Tudo isso sem falar de seu famoso refrão: "Alguém me segure!"
  • Milo - É um cachorro tímido e assustado. Mora com Stanley, seu dono, e não gosta quando Stanley põe a máscara, pois ele tem medo. O curioso é que ele também já usou a máscara algumas vezes.
  • Máskara estilo cachorro - Não é uma forma de Stanley usando a Máscara, e sim, de seu cão, Milo. Ele, assim como Stanley quando se transforma no Máskara, fica com personalidade invertida, ele fica corajoso e com superpoderes iguais aos do Máskara, mas ele prefere assumir formas de outros animais, como um touro, um dragão, etc.
  • Peggy Brandt - É amiga de Stanley, ela é uma repórter ativa e bem animada com notícias quentes. É a única que sabe que Stanley e o Máskara são a mesma pessoa, e mantém isso em segredo absoluto. Possui uma queda por Stanley. Ao contrário do filme, no desenho, Peggy possui uma aparência mais bonita e mais jovem. Ela também ja utilizou a máscara.
  • Charlie Schumacher - É o gerente do banco onde Stanley trabalha e tem muita autoestima por si mesmo, se vestindo elegantemente (ou pelo menos o que ele acha elegante) e adorando sua aparência. Aparentemente é o melhor amigo de Stanley e quem mais procura ajudá-lo a se sociabilizar, principalmente levando-o nas festas que acontecem no badalado clube Coco Bongo.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Tenente Mitch Kellaway - Um policial durão, que vive tentando prender o Máskara. Ele está sempre desconfiado que o Máskara e Ipkiss são a mesma pessoa. Nos desenhos, ele é a principal vítima dos puxões de cueca do Máskara. Semelhante a Peggy, no desenho, Kellaway tem uma aparência mais jovem que no filme.
  • Doyle - É o parceiro atrapalhado do Tenente Kellaway.
  • Prefeito Tilton - É o prefeito da cidade de Edge City.
  • Sra. Peenman - A dona do apartamento onde Stanley se hospeda e também sua vizinha. É uma senhora ranzinza que fica sempre reclamando do barulho de seu inquilino. Nos desenhos, ela também é vítima das brincadeiras do Máskara.
  • Dr. Arthur Newman - O terapeuta de Stanley. Ele não acredita que Stanley é o Máskara (mesmo depois que ele próprio, usou a máscara e se tornou um supervilão) e pensa que na verdade "O Máskara" é o lado de Stanley que quer ser escandaloso e impulsivo. Tanto no filme, quanto no desenho, a máscara costuma não funcionar quando Stanley a usa na frente do Doutor.
  • Ace Ventura - O famoso detetive de animais aparece nos episódios O Cometa do Homem-Ace e Viagem ao Espaço Sideral com o Máskara.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Pretorius - É o arqui-inimigo do Máskara. É um robô cientista do mal que pode separar a sua cabeça do seu corpo. Quando separada, sua cabeça anda com pernas mecânicas de aranha.
  • Walter - O capanga do Dr. Pretorius. Ele não diz nenhuma palavra, é grande e indestrutível, e está sempre caçando o Máskara. Provavelmente foi inspirado em Frankenstein e Tropeço.
  • Gosmento e Cara-de-Peixe - São dois adolescentes que foram expostos à radioatividade e viraram mutantes. Gosmento tem os poderes similares ao Cara-de-Barro (inimigo do Batman), e Cara-de-Peixe não tem poder algum. Nem ficar em pé ele consegue, além de cheirar muito mal.
  • Skillit - Ele vive no mundo das sombras, tem 4.000 anos de idade e rouba as sombras dos seres vivos para manter-se jovem. É inspirado no personagem Peter Pan.
  • Doutora Amélia Cronos - Uma cientista que controla o tempo, ela descobre a identidade do Máskara.
  • Chet Bozzack - Um ex-colega de escola de Stanley, que sempre o importunava com brincadeiras de mau gosto. Uma vez, ele acidentalmente usou metade da máscara, quando esta foi quebrada em duas partes e virou um criminoso inspirado no inimigo do Batman, Duas-Caras.
  • Gorgonzola, O Bruxo dos Queijos - Originário de um deus mitológico egípcio encontrado em um amuleto, ele transforma as coisas em queijo com um Laser que sai de seus olhos e o Tiro de Cheddar em que ele dispara flechas afiadas de queijo Cheddar. O amuleto de Gorgonzola é encontrado por Jennifer, a jovem sobrinha da Sra. Peenman (que diferente da tia, é bonita e simpática) que é chamada para sair com Stanley. Ao encontrar o amuleto e tomar para si como joia, Jennifer começa a passar mal, até que se transforma em Gorgonzola, na verdade, com aparência feminina, a dela mesma, porém mutada, contendo os mesmos poderes descritos acima.
  • Lonnie Tubarão - Uma espécie de homem-tubarão, Lonnie é um homem obeso e bochechudo que utiliza-se de um topete de tubarão em seu cabelo e tem dentes afiados como os de um tubarão. É um perigoso bandido que se disfarça de animador infantil enquanto age como chefe de um grupo de contrabandistas.
  • Pete - É o braço direito de Lonnie Tubarão, um rapaz magro e loiro que costuma estar trajado de roupas de motoqueiro, como jaquetas de couro e coturno. Pela aparência, pode se dizer que se assemelha a Dorian Tyrell (o principal vilão do filme, vivido por Peter Greene). Geralmente se faz passar por um rapaz franzino e covarde, mas é um inescrupuloso e esperto bandido, sempre muito fiel ao seu chefe, embora costume sempre ser vencido pelo Máskara. Pete lidera uma gangue de motoqueiros, que também foram contratados por Lonnie.
  • Capangas de Pete - Três motoqueiros obesos e barbudos, que usam óculos escuros e bandanas, e vestem jaquetas e coletes de couro (geralmente sem camisa por baixo) completadas por jeans ou calças igualmente de couro e coturnos. Inteligência não é o forte de nenhum deles, mas possuem certa força física; os três são muito mais fortes que seu líder, Pete. Geralmente são eles os encarregados no serviço pesado.
  • O Chuvisco - Um ex-meteorologista que tem a habilidade de controlar o clima.
  • Kablamus - É um homem de cabelos verdes que pode se inflar até explodir, sem morrer, mas voltando ao normal.
  • Princesa Dragão - Uma mulher que pode se transformar em um dragão, voar e cuspir fogo.
  • Guerreiro Máquina - Um robô armado com várias armas letais.
  • Redemoinho - Um homem que pode se transformar em água.
  • Cybermite - Um vírus de computador que ainda vive como um Obnoxious, ele consegue invadir e infectar o corpo de alguém.
  • O Abelhão - Um apicultor que foi transformado em uma abelha humana, ele consegue controlar as abelhas.
  • Davida Steelmine - Uma ilusionista que era uma antiga amiga de Stanley a quem era apaixonada, usa seus truques de mágica para roubar e escapar sem ser suspeita, ela geralmente escapa através de sua cartola.
  • Selina Swint - Ladra internacional de dinheiro, trocou de malas com Stanley. Na mala de Selina tinham notas falsas, e Stanley quase foi preso por isso. Selina sequestrou Milo para Stanley devolver o dinheiro falso. Stanley resgatou Milo e Selina acabou presa pelo Tenente Kellaway.
  • Guardas do Século 26 - Robôs encarregados de proteger a Máscara do Futuro, que teria se tornado supostamente radioativa e gerava energia para o futuro. Os guardas eram robôs controlados pelo Governante do Mal. Todos eles foram libertados do controle, e o Governante se tornou empregado do Máskara.
  • Governante do Mal - O Máskara destrói um robô, e tinha um aviso para devolver o corpo dele para o Século 26. Máskara salva o Governante do Mal, que controlava os robôs. Ele acreditava que a Máscara do Futuro geraria energia para toda a cidade. Ele chegou a usar a máscara, e ficou forte e até maior que o Máskara. Foi derrotado quando o Máskara utilizou um desentupidor para remover a máscara do rosto do Governante, e no final virou empregado do Máskara.
  • Celia N. Aitight - Chefa da empresa Putteware, que é uma empresa de recipientes para conservar alimentos. Os recipientes literalmente mutavam os alimentos, transformando-os em monstros que se alimentam de humanos. Stanley chegou a ser empregado dessa empresa, mas Stanley e Peggy desmascararam a empresa, e os alimentos mutantes foram derrotados. No final, Celia e seu comparsa Harold foram presos após caírem na Gelatina Mutante.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A série animada estreou na TV aberta brasileira pela a Rede Globo, e era exibida dentro do Angel Mix, Bambuluá e TV Globinho. Hoje o desenho é exibido no SBT, no Bom Dia & CIA.
  • No filme, a máscara só funciona de noite, mas no desenho, ela pode ser usada a qualquer hora.
  • Ace Ventura detetive dos animais faz a participação no desenho do Máskara, e o Máskara faz a aparição no desenho animado do Ace Ventura, ambos personagens foram interpretados por Jim Carrey no cinema.
  • Junto com o Máskara outros filmes que o Jim Carrey trabalhou ganharam desenho animado na época e foram Ace Ventura e Debi e Loide.
  • Teve algumas cenas dos episódios que foram inspirado na cena do filme.
  • Peggy Brandt, a companheira do Stanley Ipkiss, foi morta no filme do Máskara, depois que ela entregou o Stanley para os capangas, mas a cena foi retirada do filme e deixado para o extra do DVD, fazendo a Peggy Brandt virar a personagem fixa no desenho animado. No desenho, Peggy age como substituta de Tina Carlyle(vivida por Cameron Diaz no filme), tendo o papel de interesse romântico de Stanley. Peggy também possui no desenho uma aparência mais jovem que no filme.
  • O tenente Kellaway, que no filme é vivido por Peter Riegert, no desenho ganhou também uma aparência mais jovem. Na versão americana, ele é dublado por Neil Ross. Os demais personagens tiveram sua aparência mantida.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Voz original
Stanley Ipkiss / O Máskara Rob Paulsen
Milo Frank Welker
Tenente Mitch Kellaway Neil Ross
Detetive Doyle Jim Cummings
Peggy Brandt Heidi Shannon
Sra. Peenman Tress MacNeille
Charlie Schumacher Mark L. Taylor
Dr. Pretorius Tim Curry
Lonnie Tubarão Glenn Shadix
Skillit Jason Marsden
Prefeito Mortimer Tilton Kevin Michael Richardson

Ver também[editar | editar código-fonte]