O Melhor do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Melhor do Brasil
Logotipo do programa.
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração 4h30min
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Leonor Corrêa (2005-2009)
Rita Fonseca (2009-2014)
Apresentador(es) Márcio Garcia (2005-2008)
Rodrigo Faro (2008-2014)
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Record
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 5 de novembro de 200520 de abril de 2014
Cronologia
Programas relacionados A Hora do Faro

O Melhor do Brasil foi um programa de auditório brasileiro produzido e exibido pela Rede Record. O programa foi apresentado por Rodrigo Faro desde 12 de abril de 2008, após a saída de Márcio Garcia da emissora em 5 de abril de 2008.

O Melhor do Brasil consolidou-se como um dos programas de maior êxito da Rede Record, tanto no faturamento quanto na audiência, vencendo e sendo indicado a diversos prêmios, destinados, na maioria deles, a Rodrigo Faro.

Desde 16 de junho de 2013 é transmitido aos domingos. O último programa foi exibido no dia 20 de abril de 2014.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O programa estreou em 5 de novembro de 2005, às 15h, sob a apresentação de Márcio Garcia e direção de Leonor Corrêa. O programa ocupou uma parte do horário que antes era destinado ao Programa Raul Gil. No início o programa tinha um formato semelhante a um concurso de calouros, onde eram escolhidos os melhores em diversas categorias. Melhor cantor teen, melhores cantor e cantora, vovó mais enxuta, melhores ator e atriz, o animal mais bem adestrado, o sósia mais parecido, gordinha mais sexy, entre outros. Para eleger o melhor de cada categoria, o programa escalou como jurados Adriana Bombom, Maria Cândida e Márcio Antonucci. Para levantar a platéia, a atração ainda recebe convidados e atrações musicais de todos os gêneros. O programa consolidou-se no segundo lugar isolado de audiência no horário, agradando todos os perfis de público. O Melhor do Brasil tornou-se então uma alternativa de diversão nas tardes de sábado da Record.

Aos poucos passou a adquirir o atual formato com atrações musicais, quadros de namoro, games e reportagens. Entre os destaques da primeira fase do Melhor do Brasil, estavam os quadros "Vai dar Namoro", "As Aparências Enganam", "Lindas e Perigosas", "Os Profissionais", "Vale Tudo(Gongo)", "Lavando a Roupa Suja", entre outros.

Em 28 de março de 2008, a Rede Record anunciou que não renovaria contrato (que venceria em julho) com Márcio Garcia e anunciou também a saída dele da apresentação de O Melhor do Brasil. Seu último programa foi em 5 de abril de 2008, em meio às especulações de uma volta para a Rede Globo - o que se se concretizou semanas depois.[2]

Em 12 de abril de 2008, Rodrigo Faro assumiu o comando da atração.[3] Neste dia, Faro comandou uma homenagem a Márcio Garcia - que estava junto com ele no palco, mostrando os melhores momentos de seu antecessor no programa.[4]

Estúdio do programa em 2011.

Em 7 de Fevereiro de 2009, o programa ganhou novo cenário projetado por Marcelo Oka, tem capacidade para 200 pessoas na plateia e área de aproximadamente 600 metros quadrados. O programa tem quatro assistentes de palco: Valeska Reis, Julie Cardoso, Lidia Barbieri, Micheli Nunes.[5]

No dia 25 de junho de 2009, morria Michael Jackson, o maior astro da música pop do mundo. Naquele dia, Rodrigo Faro, que estava no palco de O Melhor do Brasil, pediu permissão à sua diretora, Rita Fonseca, para homenageá-lo fazendo alguns passinhos do Moonwalk sempre que saísse um beijão entre os participantes do quadro "Vai dar Namoro". Nascia assim o "Dança Gatinho", quadro que se tornou o maior sucesso do programa. A partir daí, as danças não pararam e Rodrigo passou a incorporar algum cantor famoso todas as vezes que saia um "Beijão" entre os casais, ordenado pela locução “Dança Gatinho, Dança”, seguida pelo coro de centenas de pessoas da plateia predominantemente feminina. Faro já imitou grandes celebridades, nacionais e internacionais, como Ivete Sangalo, Lady Gaga, Justin Bieber, Shakira, Michael Jackson e outros mais.

Em 10 de Março de 2012, o programa passa a ser transmitido também em HDTV estreando um novo cenário e os quadros; Esquadrão Melhor do Brasil - une pessoas ao redor de uma missão, sempre engraçada e vai fazer o possível e o impossível para conseguir realizar o sonho de um telespectador, Faça e Disfarça (Deal With It!) - um grande sucesso em TVs do mundo todo, que combina desafios com uma boa dose de improviso e humor, e Q'Viva - que revela novos talentos da dança para Jennifer Lopez.[6] Melhor Do Brasil

Em 16 de junho de 2013, O Melhor do Brasil passou a ser transmitido aos domingos, às 15h30, substituindo o Programa do Gugu e desde então o programa vem sofrendo vários ajustes da direção da emissora visando adequá-lo ao novo dia com estreia de novos quadros como o "Hora da Virada" - que ajuda uma família a sair do vermelho,"Confesso que Vivi" - que promove reencontros no palco do programa adotando o tom dramático e assistencialista no dois quadros.

Quadros[editar | editar código-fonte]

  • 01Arruma Meu Marido
  • 02Dança Gatinho, Dança

03*Duelo Fura Olho

  • Esposa de Aluguel
  • 04 Esquadrão O Melhor do Brasil

05*Faça e Disfarça

  • Famosos.com06

07*Foras e Furos

  • 08Hora da Faxina
  • 09 Marido de Aluguel

10 *Paparicando

  • 11Quem Irrita Mais?
  • 12 Sua Festa É Nossa

13 *Sucesso na Certa

  • 14Te Quero de Volta'"15

16 "Troca de Identidade 17 *Vai dar Namoro

  • '18'As Aparências Enganam

19*Sombra e Água Fresca

  • 20 Hora Da Virada
  • 21 Confesso que Vivi

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em seu ano de estreia, 2005, o programa atingiu 5,3 de média, referente a mediação para a cidade de São Paulo.[7] Em 12 de junho de 2010, o programa atingiu seu recorde de audiência: 14 pontos de audiência e 24% de share (participação de público); o pico foi de 18 pontos, no momento da exibição do quadro "Vai dar Namoro".[8] [9] Desde janeiro de 2013, O Melhor do Brasil é o programa de auditório mais assistido da Record[10] Com a transferência para os domingos,o programa chegou a perder a essa posição para o Legendários de Marcos Mion mas recuperou nos meses seguintes dividindo a condição com o mesmo.Briga atualmente pelo segundo lugar com a concorrente Eliana do SBT.

Último Programa[editar | editar código-fonte]

O último programa com o nome atual está previsto para ser transmitido em 20 de abril de 2014, antecedendo a estreia de A Hora do Faro.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2009 Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Apresentador(a) de Programa de Auditório Rodrigo Faro Indicado
Prêmio Melhores da Revista na TV Melhor Apresentador Indicado
2010 Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Apresentador(a) de Programa de Auditório Venceu
Troféu Imprensa Melhor apresentador ou Animador de TV Venceu[11]
Prêmio Melhores da Revista na TV Melhor Apresentador Indicado
Troféu APCA Televisão/Apresentador Venceu[12]
2011 Troféu Imprensa Melhor apresentador ou Animador de TV Venceu[13]
2012 Troféu Imprensa Melhor apresentador ou Animador de TV Venceu[14]
Meus Prêmios Nick Apresentador de TV Favorito Venceu[15]
2013 Troféu Imprensa Melhor apresentador ou Animador de TV Venceu[16]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.