O Menino Maluquinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde agosto de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
O Menino Maluquinho
Tira dominical/revista em quadrinhos
Menino maluquinho.png
Desenho do menino maluquinho pelo autor, Ziraldo (Curiosidade: A pose do menino maluquinho é semelhante a pose clássica de Napoleão Bonaparte)
País de origem Brasil
Língua de origem Português
Primeira edição 1980
Primeira publicação 1980
Género(s) Infantil
Humor
Autor Ziraldo
Argumento Ziraldo
Desenho O Menino Maluquinho
Local da acção Brasil
Época da acção atual
Editor nacional Editora Melhoramentos
ISBN 9788506055106
Numero de páginas 112
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo Alves Pinto.

Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.

O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2005 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.

No dia 24 de outubro de 2010, o personagem completou 30 anos, no mesmo dia do aniversário de seu criador, Ziraldo.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Trecho da rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, entre as ruas Leopoldina e Santo Antônio do Monte, onde foram gravados trechos do filme.

Menino Maluquinho - O Filme[editar | editar código-fonte]

O filme O Menino Maluquinho, de 1995, é um filme estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin, sendo produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol, Tonico entre outros.

Muito dos trechos do filme foram filmados na rua Congonhas,[1] no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do menino maluquinho durante o filme.[2] Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).

Menino Maluquinho 2 - A Aventura[editar | editar código-fonte]

Esta continuação, produzida em 1997, conta novamente com Samuel Costa como o menino maluquinho. Também no elenco Stênio Garcia, Fernanda Guimarães e Antônio Pedro. O filme foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Fernando Meirelles. Meirelles se tornaria mais conhecido posteriormente pelo filme Cidade de Deus.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Em 2005 foi produzida uma série para TV na TVE Brasil, posteriormente em posse da TV Brasil. Teve produção por Cao Hamburger e Anna Muylaert com roteiros de Anna Muylaert. A direção da série foi de Cesar Rodrigues. Sua estreia ocorreu em 2006 tendo se tornado um sucesso na época passando a ser exibida pela TV Cultura e Disney Channel no mesmo ano. Durou apenas uma temporada de 26 episodios de meia hora.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Maluquinho, o protagonista. Um menino de 10 anos de paletó azul e uma panela na cabeça que adora fazer maluquices.
  • Julieta, a namorada de Maluquinho. Ela é tida como sua versão feminina a "Menina Maluquinha".
  • Bocão, o melhor amigo de Maluquinho. É gordo e guloso.
  • Junim, outro amigo do Maluquinho baixinho e nervoso.
  • Carolina "Carol", a melhor amiga da Julieta. É vegetariana e se preocupa com a natureza.
  • Herman, Outro amigo do Maluquinho. Eles o chamam de "Alemão" por conta de sua pele branca.
  • Nina, a irmã menor de Bocão.

Referências

  1. História do bairro Santo Antônio Prefeitura de Belo Horizonte - Acesso em 21 de fevereiro de 2009
  2. Local onde morou o menino maluquinho Tô Formando - Acesso em 21 de fevereiro de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.