The Boy in the Striped Pyjamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Menino do Pijama Listrado)
Ir para: navegação, pesquisa
The Boy in the Striped Pyjamas
O Rapaz do Pijama às Riscas (PT)
O Menino do Pijama Listrado (BR)
Autor (es) John Boyne
Idioma inglês
País Irlanda
Género Juvenil
Editora David Fickling Books, na altura parte da Random House
Lançamento 2007
Páginas 194
ISBN 038-57-5106-0
Edição portuguesa
Tradução Cecília Faria e Olívia Santos
Edição brasileira
Tradução Augusto Pacheco Calil

O Menino do Pijama Listrado foi escrito por John Boyne em 2007. O autor diz que escreveu a primeira versão da obra em dois dias e meio.[1] A partir de março de 2010, o livro vendeu mais de cinco milhões de exemplares ao redor do mundo. Em 2008 foi o livro mais vendido do ano na Espanha. Também chegou a número dois na lista de bestsellers do New York Times, nos Estados Unidos, assim como no Reino Unido, Irlanda e Austrália.

O livro conta a história de um menino de oito anos que tenta entender o que acontece ao seu redor em Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. [1] [2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O personagem principal, Bruno, é o filho de um comandante de campos de concentração de judeus. Ele tem uma irmã mais velha, Gretel. Moram numa mansão de cinco andares, até que subitamente se mudam para Auschwitz. [1] [2]

Da janela de seu quarto, Bruno descobre que, atrás de uma cerca, vivem pessoas vestindo pijamas de listras. Eles são os judeus, e estão em um campo de concentração, situação que o menino desconhece.

Com todo o estudo que tem de fazer sobre o Nazismo e a história da Alemanha, Bruno acaba ficando entediado e acaba saindo de casa (que era, na verdade, proibido) e vai para seus arredores. Então, depois de entrar em uma pequena floresta, se depara com um jovem com um uniforme (parecido com um pijama listrado) dentro de um campo de trabalhadores (campo de concentração), este tal jovem era Shmuel.

Shmuel veio com sua família para lá, mas foi afastado de sua mãe, mas continuou com seu pai trabalhando todos os dias em Aushwitz. Quase todos os dias , os dois rapazes se encontram no mesmo lugar, e isso passa a se desencadear criando uma relação de amizade muito grande entre o judeu polaco e o alemão ".

Mesmo do outro lado da cerca, o menino sempre ia ver Shmuel, seu único amigo, pois afinal, não sabia da rivalidade dos nazistas (como seu próprio pai) com os judeus. Bruno sempre achou que do outro lado da cerca, dentro do campo de concentração havia crianças livres, com quem poderia brincar.

Ao longo da história, a mãe tenta convencer Ralf ( pai de Bruno) á voltar com sua família para Berlim, e não viver em uma casa isolada perto de um campo de concentração.

Com o Bruno prestes a voltar a Berlim, ele decide ver pela última vez seu grande amigo Shmuel, que por surpresa, não consegue encontrar seu pai trabalhando no campo. Então, como a última aventura dos dois, Bruno veste o tal uniforme (parecido com um pijama listrado) e entra no campo de concentração de Auschwitz, não tendo a menor ideia do horror que acontecia lá.

Depois de um tempo, os meninos não conseguem encontrá-lo, e acabam entrando e se perdendo em uma marcha de trabalhadores comandandas por soldados nazistas. Durante a marcha, os garotos olham por homens cansados que não conseguem mais caminhar.

Os meninos estavam confusos, não tinham ideia de onde estavam e o que estava acontecendo. Mas de repente, eles entram em um lugar muito escuro, que tinha várias salas. A primeira sala, os garotos tinham que tirar toda a roupa como os outros trabalhadores. Seguindo para a segunda sala, estava escrito na sua entrada "Sala de Banho". Estavam na Câmara de Gás.

Durante um mês, toda a família de Bruno estava tentando encontrá-lo em sua casa, mas obviamente, não conseguiram. Então o pai, no final, deprimido, deixa a sua patente de oficial da SS e alguns meses depois, o Exército Vermelho da URSS chega para libertar todos os trabalhadores do campo, e assim termina a história.

l

Personagens[editar | editar código-fonte]

Bruno - Personagem principal da história.

Shmuel - Amigo judeu de Bruno que o conheceu enquanto estava no holocausto.

Gretel-Irmã de Bruno.

Elsa - Mãe do Bruno.

Ralf - Pai do Bruno.

L.T Kurt Kotler - Soldado do exercito alemão.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação para o cinema do livro, The Boy in the Striped Pyjamas, foi rodada pela Heyday/Miramar, em Budapeste, entre abril e julho de 2007. O filme tem como atores principais David Thewlis, Vera Farmiga, Rupert Friend e Sheila Hancock. [3]

Referências

  1. a b c The Age (3 de janeiro de 2006). The Boy in the Striped Pyjamas (em inglês). Página visitada em 03 de dezembro de 2012.
  2. a b John Boyne. The Boy in the Striped Pyjamas (em inglês). Página visitada em 03 de dezembro de 2012.
  3. IMDb. The Boy in the Striped Pyjamas (em inglês). Página visitada em 03 de dezembro de 2012.

Livro O Menino De Pijama Listrado