O Mistério do Cinco Estrelas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Mistério do Cinco Estrelas
240px
Autor (es) Marcos Rey
Idioma Português
País  Brasil
Ilustrador Alê Abreu
Arte de capa Alê Abreu
Editora Ática
Lançamento 1981
Páginas 127
ISBN 8526009982
  • O Mistério do Cinco Estrelas é um livro do escritor Marcos Rey lançado no ano de 1981 pela Série Vaga-Lume. Atualmente já foram vendidos mais de 3 milhões de exemplares, sendo presença obrigatória nas bibliotecas de escolas de todo o país.

== O
A trama gira em volta do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas de São Paulo que abriga muitas pessoas importantes. Léo, o mensageiro do hotel, vê um homem no quarto de um importante hóspede permanente do hotel, o Barão. Posterioacreditaria na palavra daquele simples mensageiro? Quem acreditaria que ele seria inocente quando, contra a palavra dele, há a de um poderoso hóspede do hotel? Gino, Ângela e Guima (Guimarães) resolvem ajudá-lo a resolver esse mistério e salvar suas próprias vidas postas em risco ao longo da investigação.

Léo, Gino e Ângela, Gustavo Brwnner[editar | editar código-fonte]

== Léo,o líder do grupo e quem ficou envolvido no mistério. Gino, é paraplégico, primo de Leo e o intelectual do trio. Porém, se sentia rebaixado devido as suas condições físicas, ele era cadeirante. É apaixonado por Angela, mas não revela essa paixão para não enfrentar seu primo.Ângela, uma moça de classe alta, por quem Léo era apaixonado. Gustavo ele não está no livro.

O trio de detetives juvenis criado por Marcos Rey em O Mistério do Cinco Estrelas também aparece em outras aventuras, como [O Rapto do Garoto de Ouro], [Um cadáver ouve rádio

com os mistérios acontecs e bairros históricos; como em O Rapto do Garoto de Ouro, cujo cenário é o bairro Bela Vista, popularmente conhecido como Bairro do Bixiga ).

À medida que as aventuras do trio se desenvolvem na quadrilogia, alguns traços de personalidade, influenciados pelas culturais e classe social de cada um dos membros do trio definem o tom da relação interpessoal que têm. Léo é garoto de família simples, apaixonado por Ângela, menina rica e moradora do bem conhecido bairro dos Ingleses, na capital Paulista. Gino é paraplégico, primo de Léo e o intelectual do trio; porém, mais de uma vez ao longo dos contos, dá mostras de que se sente diminuído pela sua condição física que, supostamente, o detrairia dm nunca, contudo, atravessar o caminho do primo. Léo, por sua vez, enfrenta resistência dos pais de Ângela que têm planos diferentes para seu futuro.

A estrutura básica de depicção de personagens, com cada um incorporando o quarteto "sentimento, instinto, cálculo e sensação" é respeitada; contudo, na falta de um

O Rapto do Garoto de Ouro ( 1982 )
Um Cadáver Ouve Rádio ( 1983 )
Um Rosto no Computador ( 1994)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Marcos Rey

Série Vaga-Lume pela Editora Ática