O Monstro Peludo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Monstro Peludo
Autor(es) Henriette Bichonnier (França)
Idioma Francês
País França
Ilustrador Pef (França)
Editora Éditions Gallimard
Agir
Edições SM
Lançamento 1982
Páginas 48
ISBN [[Special:Booksources/85-7675-467-1 (Edição em Português)|85-7675-467-1 (Edição em Português)]]

O Monstro Peludo é um conto de fada de Henriette Bichonnier, publicado em 1982, na França. É uma versão humorística da fábula francesa A Bela e a Fera (A Bela e o Monstro em Portugal), de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O monstro é um ser coberto de pelos, cansado de comer ratos e que sonha em experimentar humanos. Certo dia, a criatura captura o rei que passava em frente a sua caverna. Para não ser devorado, o monarca acaba trocando a liberdade pela de Lucila, sua filha. Mas essa princesa não se parece nadinha com as racatadas princesas dos contos de fada. É respondana, audaciosa e sabe rimar como ninguém.

Diante de tanto pelo, a audaciosa garota brinca com as palavras, sobretudo com a sonoridade delas, valendo-se de rimas e frases sem sentido, transformando o sentido das situações: o que seria perigoso e assustador passa a ser engraçado e divertido. Cada vez mais irritado com a petulância da garota, o monstro incha até explodir, revelando-se um príncipe que havia sido enfeitiçado. O monstro peludo é uma mistura irreverente e terna desses personagens numa narrativa ágil que faz pensar e rir ao mesmo tempo.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.