O Médico e o Monstro (1931)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Médico e o Monstro
Dr. Jekyll and Mr. Hyde
O Médico e o Monstro (1931)
 Estados Unidos
1931 •  p&b •  96 min 
Género drama
terror
Direção Rouben Mamoulian
Roteiro Samuel Hoffenstein
Percy Heath
Baseado em Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde de Robert Louis Stevenson
Elenco Fredric March
Miriam Hopkins
Idioma inglês

O Médico e o Monstro[1][2] (Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é um filme estadunidense de 1931, dirigido por Rouben Mamoulian. É uma das muitas adaptações feitas para o cinema e televisão do livro de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro, publicado em 1885.

O filme é rico no uso de técnicas narrativas e de imagem (algumas herdadas do cinema mudo). Rouben Mamoulian era, então, quase estreante, tendo apenas dirigido a película musical Applause, em 1929. No entanto, demonstrou domínio da técnica cinematográfica e usou-a com raro talento neste Dr. Jekyll and Mr. Hyde.

A trama da história está centrada no conflito emocional do protagonista. Fredric March incorpora excelentemente o personagem e supera os vícios do cinema mudo com seu talento interpretativo. Foi um dos poucos astros que passou dos filmes silenciosos para os sonoros sem perder o brilho.[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson. Dr. Jekyll, um renomado médico, estuda a possibilidade de separação do lado "bom" e do lado "mau" das pessoas. Numa de suas experiências, deixa seu lado sombrio tomar conta e acaba transformando-se em um monstro, o que lhe trará terríveis consequências.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1932 (EUA)

Festival de Veneza 1932 (Itália)

  • Recebeu o prêmio da audiência de ator favorito (Fredric March) e história fantástica mais original (Rouben Mamoulian).

Referências

  1. O Médico e o Monstro no AdoroCinema
  2. «O Médico e o Monstro (1931)». no CineCartaz (Portugal) 
  3. [1] Arquivado em 22 de janeiro de 2016, no Wayback Machine. O Médico e o Monstro no Cinema 1932 e 1941 - maio de 2017

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.