O Pagador de Promessas (minissérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Pagador de Promessas
O Pagador de Promessas (minissérie)
logotipo da minissérie
Informação geral
Formato minissérie
Gênero Drama
Duração (50 minutos Aproximado)
Criador(es) Dias Gomes
Elenco José Mayer
Denise Milfont
Walmor Chagas
Nelson Xavier
Joana Fomm
Guilherme Fontes
Mario Lago
Carlos Eduardo Dolabella
Osmar Prado
Stênio Garcia
Diogo Vilela
Jofre Soares
Yara Cortes
Pedro Cardoso
(ver mais)
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Tizuka Yamasaki
Tema de abertura Iluminada, Orquestra Transarmônica D'Amla de Omrac
Tema de encerramento Iluminada, Orquestra Transarmônica D'Amla de Omrac - (entre outras canções)
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 515 de abril de 1988
Cronologia
Memórias de um Gigolô
O Primo Basílio
Programas relacionados O Pagador de Promessas (peça teatral)
O Pagador de Promessas (filme)

O Pagador de Promessas é uma minissérie brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 5 a 15 de abril de 1988. Escrita por Dias Gomes, foi baseada na peça teatral da própria autoria. A direção foi de Tizuka Yamasaki.[1]

Contou com as atuações de José Mayer, Denise Milfont, Walmor Chagas, Carlos Eduardo Dolabella, Joana Fomm, Nelson Xavier, Osmar Prado e Guilherme Fontes nos papeis principais.

Trama[editar | editar código-fonte]

Zé do Burro é um simplório lavrador de uma família de posseiros que luta contra os latifundiários rurais, cujo principal representante é Tião Gadelha. Porém o ingênuo Zé é alheio a esses conflitos e vive num mundo à parte com seu fiel companheiro, um burro chamado Nicolau. Razão do seu apelido, Zé do Burro.

Vítima de um acidente, Nicolau fica à beira da morte, e Zé faz uma promessa a Santa Bárbara para que ela salve o animal. O pagamento é carregar uma pesada cruz de sua roça em Monte Santo, interior baiano, até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Nas escadarias da igreja, com os ombros feridos, o conflito maior é deflagrado a partir da incompreensão do Padre Olavo, religioso conservador que não consegue entender a pureza da proposta. A promessa tinha sido feita num ritual de candomblé para Santa Bárbara, da Igreja Católica, que é sincretizada com a Orixá Iansã. Furioso, o padre tranca a porta da igreja e acusa o lavrador de heresia.

Aos poucos, porém, Zé do Burro cativa a população e sua insistência vai elevando a tensão até um confronto com a polícia, bem nos meios dos barulhentos festejos em homenagem à santa. No seu insano calvário, Zé do Burro, vê sua bela mulher Rosa, ser seduzida pelo esperto gigolô Bonitão. Fascinada pelo cafetão, Rosa ainda enfrenta o ódio da prostituta Marli. Para completar a teia de confusões, Zé torna-se vítima das manipulações de Aderbal, um jornalista que o transforma num místico revolucionário, dando a promessa do peregrino uma conotação política.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Concebida em 12 capítulos, a história teve que ser reeditada por imposição da Censura, e acabou sendo exibida em apenas oito capítulos. As referências políticas, as menções das lutas dos sem-terra e posseiros e a reforma agrária foram suprimidas, tirando o gênese da personagem.

Reprises[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pela primeira vez entre 27 de maio a 7 de junho de 1991, na sessão Vale a Pena Ver de Novo substituindo Riacho Doce e sendo substituída por O Tempo e o Vento.

Foi reprisada pela segunda vez entre 18 de maio e 21 de maio de 1999, compactada em quatro capítulos, quando da morte do autor Dias Gomes, vítima de um acidente de carro em 18 de maio de 1999.

Foi exibida pela terceira vez no especial Luz, Câmera, 50 Anos no dia 07 de janeiro de 2015 em formato de longa-metragem, em comemoração aos 50 anos da emissora[2].

DVD[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2010 foi lançada em DVD com 3 discos pela Globo Marcas[3].

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Pagador de Promessas Arquivado em 8 de novembro de 2011, no Wayback Machine. Memória Globo - visitado em 2 de setembro de 2011
  2. «O Pagador de Promessas aumenta audiência da Globo às quartas». Notícias da TV. 8 de janeiro de 2015. Consultado em 12 de setembro de 2021 
  3. «Chega ao DVD a minissérie O Pagador de Promessas, sucesso de 1988». Rede Globo. 5 de novembro de 2010. Consultado em 12 de setembro de 2021