O Pentágono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O Pentágono
The Pentagon
O Pentágono, com o rio Potomac e o monumento de Washington ao fundo.
Tipo Estrutura militar
Início da construção 11 de setembro de 1941
Inauguração 15 de janeiro de 1943
Proprietário atual Departamento de Defesa dos Estados Unidos
Dimensões
Altura Cinco andares acima do solo e dois pisos abaixo do solo.
Local Jefferson Davis Highway na I-395, Condado de Arlington
 Virgínia
 Estados Unidos
Pentagon Office Building Complex
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
O Pentágono está localizado em: Virgínia
Coordenadas: 38° 52′ N 77° 3′ W
Adicionado ao NRHP: 27 de julho de 1989 (25 anos)
Nomeado NHL: 5 de outubro de 1992 (22 anos)
Registro NRHP: 89000932

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

O Pentágono foi inaugurado em 15 de janeiro de 1943 e continua sendo um dos edifícios mais famosos do mundo. Sempre foi parte das forças armadas dos Estados Unidos desde sua construção durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a primeira metade de 1941 o departamento de guerra encontrou cada vez mais dificuldade de fornecer um espaço para a equipe de funcionários das matrizes de seu exército em expansão. O presidente, pediu para o Congresso construir edifícios adicionais. O chefe da construção, o brigadeiro general Brehon B. Somervell do departamento de guerra, teve uma ideia melhor, um esquema de abrigar todas as forças armadas (exército, marinha, aeronáutica, fuzileiros navais e guarda costeira) sob um telhado. Assim surgiu o conceito atual do Pentágono.

O edifício do Pentágono depois dos ataques de 11 de setembro.

11 de setembro de 2001[editar | editar código-fonte]

O prédio do Pentágono foi atingido por um avião Boeing 757 (voo 77) da companhia áerea American Airlines em um atentado terrorista no dia 11 de setembro de 2001 quando outros dois aviões, também pilotados por terroristas atingiram as duas torres do World Trade Center.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O edifício tem forma de pentágono, e é a fonte de renda de aproximadamente 23.000 agentes civis e militares, cerca de 3.000 deles são o pessoal de apoio, situado em Arlington, Virginia. Tem cinco andares e cada andar tem cinco corredores. O Pentágono é o maior edifício de escritórios do mundo reservado a inteligência estratégica e espionagem.

Construído nos primeiros dias de Julho de 1941, era inicialmente para ser um abrigo provisório para o Departamento de Defesa, mas seu destino foi se transformar na Central das Forças Armadas dos Estados Unidos, onde o Presidente tem total controle. Até hoje é uma estrutura eficiente pois seus corredores somam 28,16 quilômetros, só é necessário sete minutos para caminhar (06-km/h) entre dois pontos extremos do edifício pelo seu sistema de locomoção realmente eficiente.

Panorama da fachada do Pentágono.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Pentágono.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre O Pentágono