O Rato Esponja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
12 oz. Mouse
O Rato Esponja (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Drama
comédia
mistério
supense
Duração 11 minutos
Criador(es) Matt Maiellaro
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Matt Maiellaro
John Brestan
Vozes de Matt Maiellaro
Adam Reed
Kurt Soccolich
Matt Harrigan
Vishal Roney
Scott Luallen
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
(no bloco Adult Swim)

Brasil Cartoon Network
(no bloco Adult Swim)

I.Sat
(reprise;no bloco Adult Swim)
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original Estados Unidos 19 de junho de 2005 - 17 de dezembro de 2006
Webisódio:
16 de maio de 2007
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 20 (1 especial e 1 webisódio)

12 oz. Mouse (conhecido no Brasil como O Rato Esponja; estilizado nas vinhetas do Adult Swim Brasil como O RATO ESPONJA) é uma série animada dos gêneros de comédia, drama, suspense e mistério criada por Matt Maiellaro, mesmo criador de Aqua Teen: O Esquadrão Força Total e Lulas Caipiras onde ambos foram transmitidos no Brasil pelo extinto bloco Adult Swim, no tempo que era da Cartoon Network. A série se dividiu em 2 temporadas: 7 episódios na primeira temporada e 13 na segunda. A série também contou com 1 episódio especial e outro webisódio, lançado em 16 de maio de 2007 no Adult Swim Video. No Brasil, a série estreou em 2007 na versão brasileira do bloco e teve somente 6 de 7 episódios transmitidos devido a migração do bloco para o I.Sat, que também reprisou os 6 episódios. Os episódios já transmitidos na TV e os inéditos estão disponíveis no Claro Vídeo, um serviço pago em programas em streaming pela Claro. A série foi dublada inteiramente pelo estúdio de dublagem carioca Wan Marcher.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série gira em torno de um rato chamado Rato Fitzgerald (Matt Maiellaro), apelidado de "Fitz", que gosta de cerveja e é preso em um mundo da espionagem, amor e as delícias de biscates. A história da série é desenvolvida a partir da comédia absurda para incluir os elementos de mistério e suspense. Fitz começa a recuperar memórias reprimidas de quando ele tinha uma esposa e uma criança que já desapareceu. Isso o leva a procurar respostas sobre o seu passado e as forças obscuras que parecem manipular seu mundo.

Fitz suspeita que há uma conspiração sinistra que parece girar em torno de áreas das pílulas de "asprinas" sob a cidade, e Tubarão (Adam Reed), Relógio, e Homem de Negócios Retangular (Kurt Soccolich) tentam controlar a natureza do tempo e da realidade. Fitz e Chiado recebem ajuda de Biritia (Matt Harrigan), Zé Galinha (Scott Luallen), Policial Amendoim (Nick Weidenfeld) e outras interações nas quais eles se envolvem em tiroteios, explodir coisas, e tentar entender dicas enigmáticas. O show também, por vezes, contém imagens "subliminares" surreais que piscam em toda a tela em momentos de enredo chave, incluindo crânios, bestas cobra bigode e pessoas gritando.

A série conclui a revelação de que Fitz foi sequestrado e colocado em uma simulação pelo sombrio Figura. Ele está prestes a ser morto por tubarão eo Empresário retangular, em suas verdadeiras formas fora da simulação, quando ele é resgatado por a verdadeira forma de amendoim Cop e uma enfermeira que trabalha na câmara de simulação. Eles matam Tubarão e Retângulo, mas não se sabe se eles estão realmente mortos, porque a simulação, em que a maior parte do show acontece é, provavelmente, é um lugar em outra simulação. Um dos objetivos da simulação visto na maior parte do show foi para extrair informações de Fitz. A conclusão do episódio 20 ("Prefácio") é ambíguo quanto a saber se é ou não é realmente o fim da série, como alguns aspectos da trama continuam por resolver - MC Gold diz: "Eu pensei que tínhamos terminado.", ao que Fitz responde: "Eu pensei também. Eu acho que nós não terminamos."

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a voz de Fitz foi dublada por Marco Antônio Costa, dublador oficial de Brad Pitt, sua voz esteve presente nos 6 episódios da série. Os episódios restantes foram dublados por Duda Ribeiro. O elenco dos episódios anteriores foram mantidos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens Dubladores originais Dubladores brasileiros
Fitzgerald Matt Maiellaro Marco Antônio Costa (1ª voz; 6 episódios) / Duda Ribeiro (2ª voz; restante dos episódios)
Tubarão Adam Reed Ricardo Telles
Retângulo Kurt Soccolich Maurício Berger
Rhoda Dave Willis Bruno Rocha
Birita Matt Harrigan Samir Murad
Zé Galinha Scott Luallen Guilherme Briggs
MC Gold Vishal Roney Christiano Torreão
Policial Amendoim Nick Weidelfeld Marcelo Garcia
Garota do Suéter Verde Priscila Amorim
Olho Nick Ingkatanuwat Eduardo Borgerth
José Maria Bonnie Rosmarin Sheila Dorfman

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: O Rato Esponja