O Ritual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Rite
O Ritual (PT/BR)
Pôster cinematográfico
 Estados Unidos
2011 • cor • 113 min 
Direção Mikael Håfström
Roteiro Matt Baglio (livro)
Michael Petroni
Elenco Anthony Hopkins
Colin O'Donoghue
Marta Gastini
Maria Grazia Cucinotta
Alice Braga
Gênero Terror
Drama
Suspense
Idioma Inglês
Italiano
Página no IMDb (em inglês)

The Rite (O Ritual) é um filme de suspense sobrenatural estadunidense baseado no livro The Rite: The Making of a Modern Exorcist de Matt Baglio, dirigido por Mikael Håfström e escrito por Matt Baglio e Michael Petroni. É estrelado por Anthony Hopkins como o Padre Lucas. Foi lançado em 28 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos e em 11 de fevereiro do mesmo ano no Brasil e Portugal.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

É um filme baseado em uma história real. Michael Kovak, desiludido com seu pai e sua vida em casa, decide entrar para um seminário e abdicar de seus votos após a conclusão, dando-lhe assim um diploma universitário. Quatro anos se passam e Michael está sendo destinado ao diaconato no seminário. No entanto, depois da ordenação, ele escreve uma carta de demissão ao seu superior, padre Matthew, citando uma falta de .

Enquanto padre Matthew está tentando chamar Michael na rua, ele tropeça, fazendo com que uma ciclista desvie para a frente de um carro. A moça, crente de que Michael fosse padre depois de ver seus trajes clericais, lhe pede a absolvição. Não conseguindo recusar, Michael a conforta e realiza o ritual absolvendo seus pecados. Vendo a forma como ele lidou com calma a situação, o Padre Superior diz a Michael que ele nasceu para ser padre, Michael acreditando nisso ou não; mais tarde ele se aproxima de Michael com um convite para viajar a Roma para assistir a uma aula sobre exorcismo. Michael relutantemente aceita após ser informado pelo padre Matthew que lhe será cobrado um crédito educativo de US$100,000.00 se ele sair imediatamente, mas se ele ainda desejar renunciar ao seu cargo depois de ter as aulas, ele estará livre para sair.

Durante as aulas, ele conhece uma jovem mulher, Angelina, que também está fazendo o curso. Ele logo descobre que ela é uma repórter que foi convidada a cobrir o curso para um artigo em um jornal. Percebendo que Michael é um cético e é muito duvidoso em sua fé, padre Xavier depois pede a Michael para ele ver um amigo seu, padre Lucas, que é um renomado exorcista. Michael concorda e se encontra com padre Lucas em sua casa, onde ele vê uma das pacientes do padre: uma garota grávida de dezesseis anos. Mais tarde é revelado que ela foi estuprada por seu pai, o que levou à sua possessão. No entanto, Michael permanece cético, mesmo após ter testemunhado vários acontecimentos sobrenaturais, como a menina tendo cuspido até três longos pregos e falando fluentemente o inglês. Ela lembra incisivamente Michael da última paciente que ele embalsamou e de seu ódio de seu pai.

Mais tarde, ele fala com Angelina mais uma vez, que pede a ele para retransmitir as informações que ele recebeu do padre Lucas para ela, já que ela tentou conseguir uma entrevista com ele várias vezes, mas todas as vezes foram recusadas, e Michael nega. Enquanto isso, agrava o estado da menina possuída, o que pede a padre Lucas e Michael para levá-la a um hospital para cuidados adicionais. Lá, o padre Lucas realiza outro exorcismo na menina, enquanto Michael observa; eles saem do quarto do hospital, juntamente com Michael deixando o hospital e padre Lucas dorme do lado de fora do quarto da garota durante a noite. Tarde da noite, ela aborta, e o bebê morre de parada cardíaca e a mãe de perda de sangue. Desanimado, padre Lucas sente que falhou com ela. Depois de Michael vê isso, ele decide conversar com Angelina.

Após a morte da jovem, padre Lucas começa a se comportar estranhamente, exibindo sinais de possessão demoníaca. Michael e Angelina o encontram sentado fora da casa dele na chuva. Padre Lucas os leva a sua casa e, sabendo estar possuído, diz a Michael que ele precisa encontrar padre Xavier a fim de realizar o exorcismo. Angelina e Michael tentam desesperadamente entrar em contato e encontrar o padre Xavier; no entanto, eles descobrem que ele está fora de contato por 3 dias.

Sabendo disso, Michael decide realizar o exorcismo por si próprio. Depois de ser repreendido constantemente pelo demônio e uma longa e demorada luta, Michael recupera sua fé uma vez perdida e consegue forçar o demônio a revelar seu nome, que é Baal. Ele termina o exorcismo e deixa padre Lucas. Bem-sucedido, Michael deixa Roma, retornando para a América e para a sua vida. A cena final do filme mostra Michael, agora padre Michael Kovak, entrando em um confessionário e começando a ouvir a confissão de uma menina, revelando que ele descobriu sua vocação como sacerdote e não renunciou.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Håfström começou a trabalhar no thriller de exorcismo, que é baseado em um romance de Matt Baglio, em fevereiro de 2010. O filme é baseado em uma história real; ele escalou em março para os papeis principais Anthony Hopkins e Colin O'Donoghue. O filme foi filmado nos estúdios Contrafilm e é produzido por Beau Flynn e Tripp Vinson (O Exorcismo de Emily Rose). Na cadeira do diretor, está o cineasta sueco Mikael Håfström e o roteiro para a produção é escrito por Michael Petroni. Maria Grazia Cucinotta

Estreia[editar | editar código-fonte]

A Warner Bros. lançou o filme em 28 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos e em 11 de fevereiro de 2011 no Brasil.

Um trailer foi anexado a Atividade Paranormal 2, Além da Vida, Caça às Bruxas e O Vencedor.