O Senhor dos Anéis (trilha sonora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A música da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis foi composta, orquestrada e conduzida por Howard Shore. Shore escreveu muitas horas de música para O Senhor dos Anéis, 10 horas das quais foram inseridas na versão em box da The Complete Recordings CD/DVD. O restante é composto de composições alternativas e não utilizadas, que foram lançadas com o livro The Music of the Lord of the Rings films em 2010. Shore compôs uma música emocional, em forma de ópera, desenvolvendo na trilha sonora mais de 90 leitmotivs específicos, que caracterizam as culturas da Terra-Média as quais se referem.[1] Shore iniciou seu trabalho com a música para a A Sociedade do Anel, no final de 2000 e gravou a primeira peça de música na Primavera de 2001. Músicas adicionais para a versão em DVD foi gravada em março de 2002. Um processo semelhante foi realizado para As Duas Torres e O Retorno do Rei, com a última sessão a ter lugar em Londres em 20 de março de 2004.

A música foi feita, principalmente, pela London Philharmonic Orchestra e a London Voices, com a New Zealand Symphony Orchestra contribuindo com algumas das primeiras músicas de Moria. Uma grande número de instrumentistas e cantores contribuíram nas trilhas sonoras.

A trilha sonora para a Sociedade do Anel e O Retorno do Rei ganharam o Academy Awards em 2002 e 2004. O último filme também ganhou um Oscar de Melhor Canção, bem como os Globos de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original - Motion Picture e Melhor Canção Original. A música de Shore para O Senhor dos Anéis se tornou o maior sucesso de sua carreira , e é uma das mais populares trilhas sonoras orquestrais de todos os tempos.

Temas Desenvolvidos[editar | editar código-fonte]

Um Anel[editar | editar código-fonte]

"The History of the Ring": Triste, melancólico e sinistro. Se a trilha sonora possui um tema central seria este. A primeira vez que a música é ouvida é quando o título "O Senhor dos Anéis" aparece.

"The Seduction of the Ring": Este tema, realizado por um coro de meninos murmurando, representa a tentação esmagadora do Um Anel. O tema aparece quando Boromir, Aragorn, e Faramir são tentados pelo Um Anel.

"The Evil of the Ring" (Mordor/Sauron): O terceiro tema para o Um Anel é realizado por trompetes alucinados que anunciam o horror trazido pelo poder da Sombra, é ouvido na primeira cena que aparece Mordor e a Torre Negra.

O Condado e os Hobbits[editar | editar código-fonte]

"Pensive Setting": Normalmente tocado por um tin whistle, representa a paz e tranquilidade dos hobbits e de seu lar. Representa principalmente os hobbits. Ouvido na cena em que Frodo abraça Gandalf e quando este sobe o Bolsão.

"Rural Setting": Uma melodia sertaneja apenas ouvida no Condado. Representa a vida simples e feliz dos hobbits no campo. Ouvido na cena em que vemos o moinho da Vila dos Hobbits.

"Hymn Setting": Uma versão mais lenta e orquestral do Pensive Setting, representa a saudade e importância do Condado. Você a ouve quando Sam chega nos limites do Condado e quando os hobbits são reverenciados em Minas Tirith, no final do Retorno do Rei.

"A Hobbits Understanding": Os hobbits deixam o Condado e vivem momentos de dor e descobertas, este tema é usado para mostrar que os hobbits começam a deixar sua visão simples do mundo e a entender esta nova realidade. Você o ouve na lição ensinada por Gandalf para Frodo em Moria e no Anduin quando Frodo decide partir sozinho.

"Lullaby Setting": Canção de ninar utilizando o Pensive Setting. Ouvido quando Frodo e Sam deixam o Dragão Verde, à noite, e Barbárvore carrega os adormecidos Merry e Pippin.

"Playful Setting": Representa atitude brincalhona de Merry e Pippin, em As Duas Torres. Ouvido na cena em que eles bebem a Entágua.

"Heroic Setting": Ouvido na cena em que Sam sobe a Torre de Cirith Ungol para resgatar Frodo.

"Hobbit Outline": Acompanhamento divertido, ouvido antes, durante e depois do primeiro Pensive no filme e na cena de Gandalf na toca de Bilbo.

"Hobbit Skip Beat": Outro acompanhamento, ouvido sob o som do Rural e Pensive enquanto Gandalf cruza o Condado até o Bolsão. Melhor ouvido na cena de Merry e Pippin treinando com Boromir.

"Hobbit Two Step": Como uma marcação de dança, este acompanhamento mostra o lado infantil do povo hobbit. Ouvido depois que Gandalf passa pela Vila dos Hobbits e de uma melodia mais lenta.

"Hobbit End Cap": Este encerramento, é melhor ouvido na cena em que as crianças hobbits ficam desapontadas esperando os fogos de artifício de Gandalf.

Mordor[editar | editar código-fonte]

"The Ringwraiths": Tema tocado por trompetes como se fosse uma variação do Evil theme, quase sempre acompanhado por coral. É o tema dos Espectros ouvido quando eles deixam Minas Morgul e em todos os seus ataques. Apenas na perseguição do Condado pode-se ouvir bem as trombetas antes do coral entrar.

"Descending Third Motif": Música que acompanha quase todas as cenas de Mordor e dos Espectros, ouvida logo depois do encontro dos hobbits com o primeiro Espectro no Condado. Quando os exércitos da Última Aliança marcham no Prólogo, você também pode ouvir uma versão em marcha do tema.

"Threat of Mordor": Quando Gandalf ouve algo do lado de fora da janela, em Bolsão, e descobre Sam espiando, você pode ouvir este tema tenso que como o nome diz representa a constante ameaça de Mordor.

"Mordor Skip Beat Ostinnato": Acompanhamento com variações, ouvida nas cenas de Gandalf andando em Minas Tirith e antes dos Espectros subirem o Amon Sul.

"Mordor Outline": Apenas ouvida de fundo no final da Batalha dos Magos (Gandalf X Saruman) como um constante ribombar de tambores. Será mais desenvolvida nos próximos filmes.

Isengard[editar | editar código-fonte]

"Isengard": Também utilizando-se de trompetes, ele age como o anúncio de uma nova era na Terra-Média trazida por Saruman, a era da máquina. Ouvido em todas as cenas de Isengard.

"Five Beat Pattern": Tema de percussão que segue essa medida de cinco, representando os orcs, raça guerreira e selvagem. Recebe sons metálicos quando se mistura ao tema de Isengard, simulando os sons das máquinas de Saruman.

Terceira Era da Terra-Média[editar | editar código-fonte]

"Power of Mordor": Tema variado que se utiliza de percussão e pode ser ouvido na hora que Frodo mostra o Um Anel no Conselho de Elrond, quando Saruman fecha as portas de Orthanc prendendo Gandalf e quando este traduz para Frodo a inscrição no Anel em Bolsão.

Elfos[editar | editar código-fonte]

"Arwen": Em tons doces e acompanhado por um coral de vozes femininas, caracterizando a cultura élfica, é apresentado junto com Arwen em sua chegada na floresta.

"Rivendell": Tema cheio de beleza, que representa o fim da civilização élfica. Ouvido assim que Frodo desperta e sai para passear com Sam em Valfenda. Dividido musicalmente em duas partes: os arpeggios, que podem ser ouvidos na cena da chegada de Legolas, Gimli e Boromir em Valfenda, no final da conversa entre Elrond e Gandalf e logo depois de Boromir pegar Narsil, representando a linhagem de Elros - a humana - e, a melodia acompanhada dos corais, representando a linhagem de Elrond - a élfica.

"Lórien": Música exótica e ameaçadora que representa os segredos e perigos da Floresta Dourada. É ouvida logo no início do filme já que é Galadriel que narra a história dos Anéis do Poder e da chegada da Sociedade em Lórien.

Anões[editar | editar código-fonte]

"Moria": Tema ouvido melhor durante a fuga da Sociedade de Moria, são como como cinco impulsos sonoros, ecos na imensidão do Reino dos Anões.

"Dwarrowdelf": Representando a tristeza e beleza do Reino dos Anões, é desenvolvida durante a chegada da Sociedade nos Salões Superiores.

"Dark Places of the World": Assim que Gimli salta a fenda você ouve este trecho, ligado aos perigos de Moria, são duas notas nos trompetes.

Sociedade do Anel[editar | editar código-fonte]

"Fellowship of the Ring": Fanfarra heróica pela primeira vez desenvolvida completamente no final do Conselho de Elrond.

"Heroics of Aragorn": Ouvido na primeira aparição de Aragorn em Bree e melhor desenvolvida na cena de luta dele com os Uruks no Amon Hen, representa a coragem e heroísmo dele. Por vezes confundido com o tema Fellowship of the Ring por sua similaridade intencional, aquele tema como parte deste representando a importância de Aragorn na Sociedade.

Homens e seu Mundo[editar | editar código-fonte]

"Realm of Gondor (in Decline)": Tema que se usa de sopros ouvido melancolicamente enquanto Boromir fala no Conselho. Mais desenvolvido no último filme.

"Minas Tirith": Enquanto Aragorn e Boromir conversam em Lórien é possível se admirar com a bela melodia deste tema, carregado de esperanças.

Criaturas da Terra-Média[editar | editar código-fonte]

"Watcher in the Water": Melodia estranha em três notas ouvida quando a Sociedade espera Gandalf abrir o Portão de Moria. Os sons graves fazem alusão ao perigo submerso no lago.

"Cave Troll": Ouvido no momento em que o troll ataca Frodo, ao fundo ouve-se um tambor descompassado representando o movimento desajeitado mas perigoso da criatura.

"Balrog": Tema agressivo tocado logo depois que Gandalf alerta sobre o perigo do Balrog que se aproxima deles e que devem fugir.

Gollum[editar | editar código-fonte]

"Pity of Gollum": Tema triste por vezes sinistro que caracteriza o sofrimento e angústia deste personagem, normalmente utiliza-se de oboé e sopros. Ouvido logo depois da cena em que Gollum encontra o Um Anel.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

As gravações da trilha sonora foram inicialmente lançadas em álbuns de um único disco, que seguiram próximas das datas de lançamento dos filmes. Todos os álbuns da trilha sonora da trilogia, foram liberados através da Reprise Records.

The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring[editar | editar código-fonte]

Duração: 71min e 24s

A trilha sonora original para a Sociedade do Anel foi liberada em 20 de novembro de 2001. Ao contrário dos álbuns posteriores de disco único, a sua faixa de abertura não contém o tema "History of the Ring" e a capa não possui imagens do poster de cinema ou da capa do DVD do filme.

Faixas do CD(título e duração):

1. "The Prophecy" - 3:54

2. "Concerning Hobbits" - 2:55

3. "The Shadow of the Past" - 3:33

4. "The Treason of Isengard" - 4:01

5. "The Black Rider" - 2:48

6. "At the Sign of the Prancing Pony" - 3:14

7. "A Knife in the Dark" (feat. Edward Ross) - 3:34

8. "Flight to the Ford" - 4:15

9. "Many Meetings" - 3:05

10. "The Council of Elrond" (feat. Enya) - 3:49

11. "The Ring Goes South" - 2:03

12. "A Journey in the Dark" - 4:20

13. "The Bridge of Khazad-dûm" (feat. Mabel Faletolu) - 5:57

14. "Lothlórien" (feat. Miriam Stockley e Elizabeth Fraser) - 4:34

15. "The Great River" - 2:43

16. "Amon Hen" - 5:02

17. "The Breaking of the Fellowship" (feat. Edward Ross) - 7:21

18. " May It Be " (feat. Enya) - 3:31

The Lord of the Rings - The Two Towers[editar | editar código-fonte]

Duração: 72min e 46s / 77min e 9s(edição limitada)

A trilha sonora original de The Two Towers foi liberada em 10 de dezembro de 2002. Também foi lançada uma edição limitada, contendo uma faixa adicional "Farewell to Lórien".

Faixas do CD(título e duração):

1. "Foundations of Stone" realizada por Howard Shore - 3:52

2. "The Taming of Sméagol" realizada por Howard Shore - 2:49

3. "The Riders of Rohan" realizada por Howard Shore - 4:06

4. "The Passage of the Marshes" realizada por Howard Shore - 2:46

5. "The Uruk-Hai realizada" por Howard Shore - 2:58

6. "The King of the Golden Hall" realizada por Howard Shore - 3:50

7. "The Black Gate Is Closed" realizada por Howard Shore - 3:17

8. "Evenstar" realizada por Isabel Bayakdarian - 3:16

9. "The White Rider" realizada por Howard Shore - 2:28

10. "Treebeard" realizada por Howard Shore - 2:44

11. "The Leave Taking" realizada por Howard Shore - 3:42

12. "Helm's Deep" realizada por Howard Shore - 3:53

13. "The Forbidden" Pool realizada por Howard Shore - 5:27

14. "Breath of Life" realizada por Shelia Chandra - 5:08

15. "The Hornburg" realizada por Howard Shore - 4:36

16. "Forth Eorlingas" realizada por Ben Del Maestro - 3:16

17. "Isengard Unleashed" realizada por Elizabeth Fraser e Ben Del Maestro - 5:01

18. "Samwise the Brave" realizada por Howard Shore - 3:46

19. "Gollum's Song" realizada por Emiliana Torrinim - 5:53

The Lord of the Rings - The Return of the King[editar | editar código-fonte]

Duração: 72min e 5s

A trilha sonora original do Retorno do Rei foi liberada em 25 de novembro de 2003. A sua faixa final "Into The West" cantada por Annie Lennox e recebeu o Oscar de Melhor Canção Original em 2004.

Faixas do CD (título e duração):

1. "A Storm Is Coming" - 2:52

2. "Hope and Memory" - 1:45

3. "Minas Tirith" (feat. Ben Del Maestro ) - 3:37

4. "The White Tree" -3:25

5. "The Steward of Gondor" (feat. Billy Boyd )- 3:53

6. "Minas Morgul" - 1:58

7. "The Ride of the Rohirrim" - 2:08

8. "Twilight and Shadow" (feat. Renée Fleming ) -3:30

9. "Cirith Ungol" - 1:44

10. "Andúril" - 2:35

11. "Shelob's Lair" - 4:07

12. "Ash and Smoke" - 3:25

13. "The Fields of the Pelennor" -" 3:26

14. "Hope Fails" - 2:20

15. "The Black Gate Opens" - 4:01

16. "The End of All Things" (feat. Renée Fleming) - 5:12

17. "The Return of the King" (feat. Viggo Mortensen and Renée Fleming) - 10:14

18. "The Grey Havens" - 5:59

19. " Into the West " (feat. Annie Lennox ) - 5:49 20. "Use Well the Days" (performed by Annie Lennox, limited edition only) 3:10

As gravações completas[editar | editar código-fonte]

A partir de 2005, um ano após a liberação estendida de O Retorno do Rei , a Reprise Records começou a liberar um conjunto multi-disco para cada parte da trilogia. Essas coleções anualmente publicados, intitulado As gravações completas , contêm toda a partitura para as versões estendidas dos filmes em CD , juntamente com um adicional de DVD-Audio disco que oferece 2,0 estéreo e 5,1 de surround misturas de trilha sonora. Cada álbum também vem com extensas notas do forro por música jornalista Doug Adams que analisa todas as faixas e fornece informações sobre o processo de composição e gravação a pontuação, bem como uma lista detalhada de todos os instrumentos musicais, as pessoas e organizações envolvidas. Estes escores anotados foram disponibilizados gratuitamente pela New Line no site promocional para as trilhas sonoras (ver abaixo ). [ editar ] ===A Sociedade do Anel=== O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: As gravações completas

Álbum da trilha sonora de Howard Shore Lançado 13 dez 2005 Comprimento 180:35 Etiqueta Reprise As gravações completas para A Sociedade do Anel abrangem pouco mais de três horas de música em três CDs. O conjunto foi lançado em 13 de dezembro de 2005. Lista da trilha: Disco Um No. Title Length

1. "Prologue: One Ring to Rule Them All" 7:16

2. "The Shire" 2:29

3. "Bag End" 4:35

4. "Very Old Friends" 3:12

5. "Flaming Red Hair" 2:39

6. "Farewell Dear Bilbo" 1:45

7. "Keep It Secret, Keep It Safe" 8:54

8. "A Conspiracy Unmasked" 6:09

9. "Three Is Company" 1:58

10. "The Passing of the Elves" 2:39

11. "Saruman the White" 4:09

12. "A Shortcut to Mushrooms" 4:07

13. "Strider" 2:34

14. "The Nazgûl" 6:04

Total length: 58:30

Disco Dois No. Title Length

1. "Weathertop" 2:14

2. "The Caverns of Isengard" 4:54

3. "Give Up the Halfling" 4:49

4. "Orthanc" 1:06

5. "Rivendell" 3:26

6. "The Sword That Was Broken" 3:34

7. "The Council of Elrond Assembles" 4:01

8. "The Great Eye" 5:30

9. "Gilraen's Memorial" 5:01

10. "The Pass of Caradhras" 5:04

11. "The Doors of Durin" 6:03

12. "Moria" 2:27

13. "Gollum" 2:26

14. "Balin's Tomb" 8:30

Total length: 59:05

Disco Três No. Title Length

1. "Khazad-dûm" 8:00

2. "Caras Galadhon" 9:20

3. "The Mirror of Galadriel" 6:21

4. "The Fighting Uruk-hai" 11:32

5. "Parth Galen" 9:13

6. "The Departure of Boromir" 5:29

7. "The Road Goes Ever On... (Part 1)" 5:58

8. "May It Be" 3:26

9. "The Road Goes Ever On... (Part 2)" 3:41

Total length: 63:01

As Duas Torres[editar | editar código-fonte]

As gravações completas para As Duas Torres abrangem mais de três horas de música em três CDs. O conjunto foi lançado em 7 de novembro de 2006. Lista da trilha:

Disco Um No. Title Length

1. "Glamdring" 3:50

2. "Elven Rope" 2:19

3. "Lost in Emyn Muil" 4:15

4. "My Precious" 2:56

5. "Uglúk's Warriors" 1:41

6. "The Three Hunters" 6:12

7. "The Banishment of Éomer" 3:55

8. "Night Camp" 2:50

9. "The Plains of Rohan" 4:15

10. "Fangorn" 5:13

11. "The Dead Marshes" 5:08

12. "Wraiths on Wings" 2:08

13. "Gandalf the White" 6:48

14. "The Dreams of Trees" 1:55

15. "The Heir of Númenor" 6:51

16. "Ent-draught" 2:54

Total length: 63:02

Disco Dois No. Title Length

1. "Edoras" 4:34

2. "The Court of Meduseld" 3:11

3. "Théoden King" 6:12

4. "The King's Decision" 2:08

5. "Exodus from Edoras" 5:43

6. "The Forests of Ithilien" 6:38

7. "One of the Dúnedain" 7:13

8. "The Wolves of Isengard" 4:22

9. "Refuge at Helm's Deep" 4:00

10. "The Voice of Saruman" 1:12

11. "Arwen's Fate" 3:59

12. "The Story Foretold" 3:39

13. "Sons of the Steward" 6:03

14. "Rock and Pool" 2:55

15. "Faramir's Good Council" 2:21

Total length: 63:59

Disco Três Disc three No. Title Length

1. "Aragorn's Return" 2:12

2. "War is Upon Us" 3:36

3. "Where Is the Horse and the Rider?" 6:16

4. "The Host of the Eldar" 2:51

5. "The Battle of the Hornburg" 2:53

6. "The Breach of the Deeping Wall" 3:03

7. "The Entmoot Decides" 2:06

8. "Retreat" 4:41

9. "Master Peregrin's Plan" 2:32

10. "The Last March of the Ents" 2:31

11. "The Nazgûl Attack" 2:45

12. "Théoden Rides Forth" 5:48

13. "The Tales That Really Matter" 12:01

14. "Long Ways to Go Yet" 8:06

Total length: 61:12

O Retorno do Rei[editar | editar código-fonte]

As gravações completas para O Retorno do Rei abrangem quase três horas e 50 minutos, em quatro CDs. O conjunto foi lançado em 20 de novembro de 2007 e é atualmente o único dos três a ser disponível para download digital através da iTunes Store . Lista da trilha:

Disco Um No. Title Length

1. "Roots and Beginnings" 6:31

2. "Journey to the Crossroads" 2:17

3. "The Road to Isengard" 2:18

4. "The Foot of Orthanc" 4:45

5. "Return to Edoras" 1:51

6. "The Chalice Passed" 1:51

7. "The Green Dragon" 0:35

8. "Gollum's Villainy" 2:10

9. "Éowyn's Dream" 1:24

10. "The Palantír" 3:10

11. "Flight from Edoras" 2:19

12. "The Grace of Undómiel" 6:21

13. "The Eyes of the White Tower" 4:33

14. "A Coronal of Silver and Gold" 8:27

15. "The Lighting of the Beacons" 9:03

Total length: 57:32

Disco Dois No. Title Length

1. "Roots and Beginnings" 6:31

2. "Journey to the Crossroads" 2:17

3. "The Road to Isengard" 2:18

4. "The Foot of Orthanc" 4:45

5. "Return to Edoras" 1:51

6. "The Chalice Passed" 1:51

7. "The Green Dragon" 0:35

8. "Gollum's Villainy" 2:10

9. "Éowyn's Dream" 1:24

10. "The Palantír" 3:10

11. "Flight from Edoras" 2:19

12. "The Grace of Undómiel" 6:21

13. "The Eyes of the White Tower" 4:33

14. "A Coronal of Silver and Gold" 8:27

15. "The Lighting of the Beacons" 9:03

Total length: 57:32

Disco Três

1. "Grond - The Hammer of the Underworld" 1:33

2. "Shelob the Great" 5:13

3. "The Tomb of the Stewards" 3:58

4. "The Battle of the Pelennor Fields" 4:10

5. "The Pyre of Denethor" 2:59

6. "The Mûmakil" 0:57

7. "Dernhelm in Battle" 2:06

8. "A Far Green Country" 1:28

9. "Shieldmaiden of Rohan" 5:07

10. "The Passing of Théoden" 2:16

11. "The Houses of Healing" 2:58

12. "The Tower of Cirith Ungol" 4:41

13. "The Last Debate" (feat. Sissel) 4:21

14. "The Land of Shadow" 6:29

15. "The Mouth of Sauron" 8:16

16. "For Frodo" 3:17

Total length: 59:44

Disco Quatro No. Title Length

1. "Mount Doom" 4:09

2. "The Crack of Doom" 4:02

3. "The Eagles" 2:24

4. "The Fellowship Reunited" 12:18

5. "The Journey to the Grey Havens" 7:35

6. "Elanor" 1:28

7. "Days of the Ring" (feat. Annie Lennox) 11:10

8. "Bilbo's Song" 2:58

Total length: 45:58

A Música dos filmes O Senhor dos Anéis[editar | editar código-fonte]

A música dos filmes O Senhor do Anéis ( ISBN 978-0-7390-7157-1 ) é um livro que foi escrito por Doug Adams e lançado em 5 de outubro de 2010. O livro contém um olhar detalhado sobre os temas e motivos recorrentes na música dos filmes. [ 3 ] Ele também contém trechos de partituras e ilustrações. O livro foi lançado com um CD do companheiro, O Arquivo Raridades . O CD tem 21 faixas de músicas inéditas criadas para os filmes, bem como uma entrevista de áudio com Howard Shore. O Arquivo Raridades Lista da trilha No. Title Length

1. "Prologue: One Ring to Rule Them All (Alternate)" 5:56

2. "The Shire/The Hobbits (Mock-up)" 2:00

3. "Out From Bree (Theatrical Version & Alternate)" 4:04

4. "Flight to the Ford (Alternate)" 4:04

5. "Moria (Mock-up)" 1:44

6. "The Fighting Uruk-hai (Alternate)" 1:47

7. "The Argonath (Alternate)" 2:18

8. "Gwenwin in în (“Arwen’s Song” Alternate/Mock-up)" 2:02

9. "Arwen’s Song (Complete)" 2:11

10. "Emyn Muil (Alternate)" 3:23

11. "The Rohan Fanfare (Mock-up)" 3:09

12. "The Eaves of Fangorn (Alternate)" 5:28

13. "The Ent Theme (Mock-up)" 2:00

14. "The Return of the King Trailer" 2:34

15. "The Gondor Theme (Mock-up)" 2:18

16. "The Muster of Rohan (Alternate)" 6:43

17. "The Siege of Gondor (Alternate)" 3:13

18. "Shieldmaiden of Rohan (Theatrical Version)" 2:00

19. "Sammath Naur (Alternate)" 8:53

20. "Frodo’s Song (“Into the West” Alternate/Mock-up)" 2:23

21. "Elanor (Alternate)" 1:30

22. "In Conversation (Audio Interview Part 1)" 5:05

23. "In Conversation (Audio Interview Part 2)" 4:28

(Origem: Wikipédia, a Enciclopédia Livre)

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Adams, Doug.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Adams, Doug (2010). The Music of The Lord of the Rings Films. Carpentier.

Links Externos[editar | editar código-fonte]