O Sonho de Wadjda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

O Sonho de Wadjda (Wadjda)[1] [2] (em árabe: وجدة) é um filme teuto-saudita dirigido por Haifaa al-Mansour em 2012. O filme foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher na história da Arábia Saudita.

O filme conta a história de uma menina chamada Wadjta, que mesmo sendo criada na doutrina muçulmana, possui um jeito de pensar e agir que se difere das outras meninas de sua idade. Ela sonha em ter uma bicicleta para brincar com seu amigo Abdallah, porém, em sua cultura, meninas não andam de bicicleta, nem brincam com meninos. Mas Wadjta não desiste, e faz pequenos trabalhos artesanais para juntar dinheiro, e também entra em um concurso religioso que iria premiar em dinheiro. Paralelamente à luta da menina para realizar seu sonho, há também os problemas que ela enfrenta na escola e em casa.

Uma temática interessante a ser observada no filme é a questão da visão da mulher, o modo que a mulher é encarada em diferentes contextos. A religião muçulmana também é explorada no filme, as principais crenças e dogmas.

Elenco:

Waad Mohammed: Wadjta, estudante, sonhadora e dedicada. Reem Abdullah: a mãe de Wadjta, professora, não conseguiu dar um filho homem ao marido. Abdullrahman Al Gohani: Abdallah, amigo de Wadjta, empresta sua bicicleta para a menina. Ahd: Senhorita Hussa, diretora da escola, rígida, age de acordo com regras, inflexível. Sultan Al Assaf: o pai de Wadjta, ausente, deseja casar-se de novo para ter um filho homem.


Referências

  1. O Sonho de Wadjda. Adoro Cinema (BRA) (s/data). Página visitada em 25/3/2014.
  2. O Sonho de Wadjda. Cinema no Sapo (Portugal) (s/data). Página visitada em 25/3/2014.

<http://www.adorocinema.com/filmes/filme-207621/>

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.