O Teu Olhar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Teu Olhar
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Comédia, Romance, Suspense
Duração 60 minutos
Criador(es) Casa da Criação
Elenco Sofia Alves
António Pedro Cerdeira
Joana Seixas
Fernanda Lapa
Carlos Santos (ator)
Patrícia Tavares
Adriano Carvalho
Delfina Cruz
Albano Jerónimo
João Didelet
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 150
Produção
Produtor(es) NBP
Tema de abertura O Teu Olhar - Pedro Abrunhosa
Exibição
Emissora original Portugal TVI
Transmissão original 4 de Agosto de 2003 a 24 de Maio de 2004
Cronologia
Amanhecer (telenovela)
Baía das Mulheres

O Teu Olhar é uma telenovela portuguesa, exibida pela TVI entre 2003 e 2004. É da autoria da Casa da Criação. Foi reposta na TVI Ficção no ano de 2013, e nas madrugadas da TVI generalista em Setembro do mesmo ano.[1][2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Maio de 2000. Margarida (Sofia Alves) passeia a cadela Max na praia ao nascer do sol. Miguel (António Pedro Cerdeira), recém-chegado dos Estados Unidos, passou a noite nos copos devido à festa de queima das fitas do irmão Rui (Albano Jerónimo). Miguel aceita uma aposta e, turvado pelo álcool, entra numa corrida de Moto-Quatro e sem saber como atropela Margarida. Quando se dá o acidente Miguel bate com a cabeça e fica inconsciente. Querendo proteger o irmão, Rui leva-o dali. Mais tarde, Rui mente para proteger Miguel dizendo que nada aconteceu à rapariga que atropelou. Mas Margarida, antes do embate, fixou o rosto de Miguel e nunca mais esquecerá o seu “carrasco”.

Passam três anos sobre o acidente. Margarida desespera para conseguir uma operação que lhe restitua a visão. Continua a ser a alegria da família, trabalhando como bibliotecária na Universidade. Vive com o pai, Francisco (Carlos Santos), que perdeu recentemente o emprego na fábrica, e com as irmãs Paula (Patrícia Tavares) de 23 anos e Teresinha (Rita Lopes) de 8, que criou com muito carinho. Miguel, por seu turno, tornou-se um prestigiado oftalmologista e trabalha na melhor Clínica privada de Coimbra, propriedade da família da noiva, Daniela (Joana Seixas). Entretanto, o pai de Margarida descobre que o jovem médico é conhecido por facilitar operações a pessoas de baixos recursos. Conseguem uma consulta e Margarida e Miguel encontram-se.

Ao princípio, Margarida revela-se evasiva e não conta os pormenores do acidente, mas mais tarde acaba por deixar-se prender pela confiança que o médico transmite, pela sua serenidade e por uma nota de tristeza que sente na sua voz. Contrariando as normas da Clínica, Miguel insiste em operar Margarida, mesmo sabendo que ela não tem como pagar a operação. Aos poucos, Miguel deixa-se enredar no mundo sensual e colorido que Margarida lhe dá a conhecer. Ela ensina-o a sentir coisas que ele nunca sonhara serem possíveis, chegando mesmo a vendar-lhe os olhos quando fazem amor para que ele “veja” o seu mundo.

Miguel fica perdidamente apaixonado. Decide mudar a sua vida e acaba o noivado com Daniela, a dona da Clínica onde trabalha. Um dia, Margarida conta-lhe em pormenor como cegou e Miguel cai das nuvens, percebendo que o seu irmão lhe mentiu e que é ele o responsável pela cegueira da mulher que ama. A operação de Margarida é delicada e tem poucas hipóteses de sucesso. Para além disso, Miguel sabe que no dia em que lhe restituir a visão poderá perder o amor da sua vida, a única coisa que o faz verdadeiramente feliz…

Autores[editar | editar código-fonte]

Uma novela da Casa da Criação:

  • Escrita por: Maria João Mira, Lígia Dias, João Alfacinha, Miguel Barros, Sara Dias, Vasco Domingos, Vera Sacramento.
  • Colaboração: Manuel Arouca

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco infantil

Participação especial

Elenco adicional

Referências

  1. Fantastic. «"O Teu Olhar" regressa à TVI nas madrugadas». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 7 de fevereiro de 2022 
  2. https://tvi.iol.pt/programa/53c6b2e13004dc006243a9a1/o-teu-olhar Página oficial no site da TVI

Links[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.