O Tigre e o Dragão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O Tigre e o Dragão é a tradução que recebeu em português para o quarto romance de uma série de cinco livros do escritor chinês Wang Du Lu.[1] Em inglês seu título é Crouching Tiger, Hidden Dragon (Chinês tradicional: 臥虎藏龍) (Chinês simplificado: 卧虎藏龙) (pinyin: Wò Hǔ Cáng Lóng).

A novela inspirou a criação de um filme dirigido por Ang Lee, uma série de televisão taiwanesa e de um manhua (história em quadrinhos chinesa), que receberam o mesmo título.


A história[editar | editar código-fonte]

Mestre Yu, grande mestre do kung-fu, acidentalmente assassina um amigo num duelo. Após esse fato, ele se afasta do seu serviço de escoltas, cuidando de sua propriedade e de sua filha lady Yu, de 16 anos, que se revela grande lutadora de artes marciais.

Existem duas grandes escolas de kung-fu, uma, que vem do templo Shaolin, e foi ensinada pelo mestre Venerável mestre Damo, cujo foco é trabalhar com a força exterior, para possuir um corpo saudável, mas nunca para matar;a outra, que trabalha com a força interna CHI, que vem de WUDAN, criada pelo Mestre Zhang San Feng, num estilo muito mais poderoso e letal, seus praticantes precisam possuir não-agressividade, pureza de coração e jamais revelar os segrêdos do kung-fu de maneira inconsequente.

Li Mu Bai é discípulo da escola de Wudan, no primeiro livro ele encontra Lady Yu e vê que ela é a mulher ideal, logo ele terá que lutar para salvar a família Yu dos ataques dos filhos do amigo que grande Yu assassinou, e do genro deste amigo, chamado Lança Dourada, e descobrir o poder da espada chamada "Destino Verde".

O manhua[editar | editar código-fonte]

Crouching Tiger, Hidden Dragon (臥虎藏龍)
Manhua
Andy Seto.jpg
Andy Seto autografando uma edição do Manhua
País de origem República Popular da China
Editor República Popular da China HK Comics Limited
Encadernação brochura
Lançada em 2002
Terminou em 2005
Numero de álbuns 12
Género(s) Wuxia
Autor Wang Du Lu
Desenho Andy Seto
Título em português O Tigre e o Dragão
Editor nacional Brasil Panini Comics
Numero de páginas 120
Projeto Animangá  · Portal Animangá

O romance ganhou uma adaptação em 12 volumes por Andy Seto publicada entre 2002 e 2005 pela editora HK Comics Limited de Hong Kong, o título vem de dois dos nomes dos personagens: Lo e Jen. O nome de Lo é Luo Tsiao Huu. Hsiao Hu significa "pequeno tigre". O nome de Jen é Yu Jiao Long. Jiao Longo significa "dragão delicado".

começou a ser publicado no Brasil em 2006, pela Editora Panini. .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

WBDbulle2.svg Portal Banda desenhada
Flag of the People's Republic of China.svg Portal China
Books-aj.svg aj ashton 01.png Portal Literatura