Obelix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Obelix
Personagem de Asterix
Nome original Obelix
Nascimento 85 AC
Origem Gália (Armórica)
Sexo Masculino
Espécie Humana
Características Super-força
fome por javalis
Atividade(s) Escultor
distribuir menires
Amigo(s) Asterix
Idéiafix
Panoramix
Inimigo(s) Júlio César
Criado por Albert Uderzo
René Goscinny
Série Asterix
Álbum(s) 33
Primeira aparição Asterix, o Gaulês
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Obelix (em francês Obélix) é um personagem de histórias em quadrinhos da série Asterix criado em 1959, na França, por Albert Uderzo e René Goscinny.

É o melhor amigo de Asterix e possui uma força sobre-humana, pois caiu em um calderão de poção mágica do druida Panoramix quando era criança, recebendo o poder dela indefinidamente.

Suas maiores diversões são atacar as legiões romanas causando enorme terror aos legionários, e claro, fazer uma boa refeição, de preferência javalis assados, que devora com enorme apetite. Ele exerce a atividade de escultor e distribuidor de menires. Obelix é notável pela sua ingenuidade e estupidez, sua irritação quando o chamam de gordo, e criticar posturas culturais inusitadas (mais comumente dos romanos, com o bordão "Esses romanos são loucos" - que costuma ser alterado para um povo relevante na história).

Desde o álbum A Volta à Gália adotou Ideiafix, um cãozinho inteligente e ecologista (odeia quando derrubam alguma árvore). Muitas vezes Obelix leva seu cãozinho para as aventuras, sempre escondido de Asterix (como demonstrado no filme Asterix e Obelix - Missão Cleópatra). Desde Asterix Legionário uma paixão não correspondida por Falbalá, filha do vizinho Plantaquatix e casada.

Foi interpretado no cinema por Gerard Depardieu.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Seu nome provém de obelisque (obelisco), aludindo ao seu físico rotundo, ao monumento similar aos menires que esculpe, e ao sinal gráfico (†) que assim como o asterisco que batiza Asterix é usado como nota de rodapé.
  • Existem duas histórias em quadrinhos que recebem o nome de Obelix no título: "Obelix e a Companhia" e "A Galera de Obelix". Em sua maioria os títulos estão relacionados ao nome de seu parceiro Asterix.
  • Embora em Obelix e a Companhia se celebre apenas o aniversário de Obelix, em histórias posteriores como Asterix e Latraviata é citado que Asterix e Obelix nasceram no mesmo dia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Obelix

Ver também[editar | editar código-fonte]