Oberbürgermeister

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Oberbürgermeister (Prefeito Superior) é a designação oficial do administrador das grandes cidades da Alemanha.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Em muitas grandes cidades da Alemanha o administrador superior recebe o título de Oberbürgermeister (feminino: Oberbürgermeisterin). Geralmente existem diversos prefeitos (Bürgermeister) que são a ele subordinados. Esta situação depende do número de moradores da cidade (em Baden-Württemberg a partir de 20.000 moradores, em Sarre a partir de 30.000 moradores) ou também na atualidade com alguma característica historicamente fundamentada da cidade (Baviera: Große Kreisstadt, até com menos de 20.000 moradores). Na Renânia do Norte-Vestfália existem Oberbürgermeister apenas em kreisfreien Städten, resultando deste fato que Neuss, com 151 mil habitantes, é governada por um Bürgermeister. Em Lübeck (211.500 moradores) por motivos tradicionais o governante não é denominado Oberbürgermeister, mas sim Bürgermeister. Esta tradição é compartilhada com a bem menos populosa Wismar.

Esta e outras particularidades - como por exemplo, quem elege o Oberbürgermeister – são distintas de acordo com o estado da Alemanha.

Cidades estado[editar | editar código-fonte]

Em Berlim, Bremen e Hamburgo o título Oberbürgermeister não é usado. Os governantes municipais são denominados Bürgermeister und Präsident des Senats (Bremen), Erster Bürgermeister (Hamburgo) e Regierender Bürgermeister (Berlim).

Contexto em outros países[editar | editar código-fonte]


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de de:Oberbürgermeister. Ajude e colabore com a tradução.
  • Na Irlanda, Cork e Dublin são regidas por um Lord Mayor, de acordo com a tradição com as mesmas atribuições no Reino Unido. A Irlanda é um caso a parte: o 'Lord Mayor de Dublin' é presidente do 'Dublin City Council';[1] o 'Lord Mayor de Cork' é presidente do 'Cork City Council'.[2]

Referências