Oberto II de Milão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oberto II de Milão
Marquês de Milão
Nome completo
Oberto II de Milão
Pai Oberto I de Milão
Mãe Alda do Saxe
Morte depois de 1014

Oberto II de Milão ou Otberto (latim: Otbertus ou em italiano: Oberto, língua de que era nativo, (? - depois de 1014) foi marquês de Milão[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi um membro da família Obertenghi, tendo sucedido ao seu pai Oberto I de Milão, como marquês de Milão depois da morte deste 15 de outubro de 975. Exerceu o cargo juntamente com seu irmão Adalberto.

Foi também conde de Milão, Genoa e Bobbio. Em 1002, juntou-se com Arduin de Ivrea (955 - 1015), marquês de Ivrea e rei da Itália, na revolta contra o Henrique II, Sacro Imperador Romano[2] .

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Oberto I de Milão e de Alda do Saxe. Casou com Railend, que também havido sido casada com Siegfried de Seprio. Deste casamento teve:

  1. Hugo de Milão, marquês de Milão,
  2. Alberto Azzo I (? - c. 1029) conde de Milão entre 1013 e 1029[3] [4] , casou com Adelaide de Lanfranc, com origem na família Lanfranc,
  3. Berta de Este (980 - 1037), que se casou por duas vezes, a primeira com Arduin de Ivrea, marquês de Ivrea, e segundas nupcias com Olderico Manfredo II de Turim, (Turim, 992 - Turim, 29 de Outubro de 1040) foi conde de Turim e marquês de Susa[5] ,
  4. Adalberto IV de Milão,
  5. Guido de Milão,
  6. Oberto III de Milão, marquês da Ligúria este.

Referências

  1. Hyamson Albert Montefiore, um dicionário da biografia Universal de todas as idades e de todos os povos, Taylor & Francis, 1960.
  2. Redlich Marcellus Donald Alexander von, pedigrees de alguns dos descendentes do imperador Carlos Magno, Volume 2, Ordem da Coroa de Carlos Magno, de 1974.
  3. Medieval Lands Project: Modena and Ferrara.
  4. Ferrabino, Aldo (ed). Dizionario Biografico degli Italiani: I Aaron – Albertucci
  5. Trillmich, Werner. Kaiser Konrad II und seine Zeit.