Obi (artes marciais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Obi (artes marciais)
Obi-gokyū.jpg
Obi diversos

As cores de amarelo a marrom correspondem a diferentes níveis
Informações gerais
Arte marcial Artes marciais japonesas
Escopo Seriamento: identificar e qualificar o praticante conforme seu nível de conhecimento
Correlações
Variante(s) Branca
Cinza
Azul
Amarela
Vermelha
Alaranjada
Verde
Roxa
Marrom
Preta
Coral
Linha do tempo das artes marciaisLista de artes marciaisProjeto Artes Marciais
A forma de atar o obi usado no aikidô, jiu jitsu, judô e caratê, dentre outras artes marciais.

Obi (?) é a faixa de tecido resistente que os praticantes de artes marciais usam na cintura para indicar sua graduação. O sistema foi desenvolvido pelo criador do judô, mestre Jigoro Kano. Depois do judô, foi adoptado pelo caratê e, eventualmente, por todas as outras modalidades de luta japonesas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Pela cultura japonesa, as roupas usadas eram seguradas por uma faixa. E os samurais usavam quando não em trajo de guerra, para guardar as espadas e as bainhas, objetos esses que por seu código de honra eram obrigados a portarem sempre.

Nas artes marciais japonesas foi por Jigoro Kano introduzido um modelo, quando sistematizou o judô e, depois, por sugestão dada ao Sensei Gichin Funakoshi, quando este estava divulgando o caratê no resto do arquipélago japonês.

No caratê, assim como no judô, a faixa além de segurar a roupa tem significado importante, de diferenciar o nível de conhecimento de cada um. Mas com o passar dos tempos aquela arte começou a se ramificar, criando vários estilos. Assim as seqüências das cores foram adotadas por cada estilo, mas a graduação é a mesma, que são denominadas por KYU.

O kyu se inicia com o 10º até chegar ao 1º, é como se o individuo estivesse no 10º subsolo e quando for melhorando o seu conhecimento ele se aproxima do térreo. Chegando à faixa preta é quando ele sai do subsolo e começa a subir os andares, assim a graduação da faixa preta (denominada DAN) é o oposto das outras faixas, começa com o 1º dan até o 10º. Dizem que quando o individuo atingi a faixa preta ele sai do subsolo assim ele tem uma visão da paisagem do Karate e quanto mais subir maior a visão.

A faixa era apenas para segurar a roupa, no carate é usado uma faixa de mais ou menos 3 metros de comprimentos, porque é necessário se dar duas voltas, onde a primeira volta simboliza o espírito e a segunda o corpo e antes de se dar o nó final se uni as duas voltas e devem se deixar as pontas alinhadas simbolizando o equilíbrio.

Aiquidô[editar | editar código-fonte]

Assim como as demais artes marciais do Japão, o aiquidô incorporou o sistema das faixas coloridas, para a diferenciação de seus praticantes.[2] [3]

6º kyu
branca
5º kyu
amarela
4º kyu
roxa
3º kyu
verde
2º kyu
azul
1º kyu
marrom
1 º - 10 º dans
preta

Caratê[editar | editar código-fonte]

Quando Sensei Gishin Funakoshi idealizou o esquema cromático que identificam a graduação dos caratecas levou em conta os conceitos do Tao, daí ele que as cores não significariam somente grau mas um estado de espírito a ser alcançado. Todavia, diferentemente do que sucede hodiernamente, as faixas não eram de cores inteiriças mas tinham duas litras vermelhas ao longo de todo o comprimento. [carece de fontes?]

O padrão inicial ia da faixa branca à preta, com o branco significando a pureza/ingenuidade do iniciante e o preto, a consciência de que pouco sabe, que deve estudar sempre não parar de se aperfeiçoar.[4] [5] E a cada estágio o praticante deve ter a consciência que alcançou algo, mas não se deve esquecer das estapas anteriores é, por isso, por exemplo, que a faixa laranja vem depois das amarela e vermelha; a cor laranja é resultado da mistura das cores amarela e vermelha: o carateca deve construir seu conhecimento com base nos conhecimentos prévios.

7º kyu
branca
6º kyu
amarela
5º kyu
vermelha
4º kyu
laranja
3º kyu
verde
2º kyu
roxa
1º kyu
marrom
1 º - 10 º dans
preta

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.