Obras e projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou secção contém informações sobre uma construção futura.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente.
Tower crane colorize.png


Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

A CPTM possui diversas obras e projetos para a melhoria de seus serviços prestados. Estes projetos estão todos relacionados abaixo.

Projetos de recuperação e integração[editar | editar código-fonte]

Remodelação das linhas 11 e 12[editar | editar código-fonte]

Processo de implantação de subestações e cabines, remodelação da rede aérea, adequação do sistema de sinalização, implantação dos ATS's de via e de bordo nas linhas 11 e 12.

O orçamento das obras é de 77 milhões de reais.

  • Em andamento, conclusão prevista para 2010/2011.

Projeto "Integração Centro"[editar | editar código-fonte]

O objetivo deste projeto é a de melhorar a conexão entre as três estações centrais do Brás, Luz e Barra Funda.

A Linha 7 - Rubi e Linha 8 - Diamante serão estendidas até a estação Brás e as linhas Linha 10 - Turquesa e Linha 11 - Coral - Expresso Leste não serão mais estendidas até a estação Barra Funda como havia sido definido no projeto inicial.

O projeto ainda prevê a desativação da estação Júlio Prestes, atual terminal da Linha 8, que deverá dar lugar a um complexo cultural. A Linha 8 passará então a atender as estações Luz e Brás, que possuirá integração gratuita com Linha 1 - Azul, Linha 3 - Vermelha, Linha 4 - Amarela, 7 - Rubi, Linha 10 - Turquesa, Linha 11 - Coral - Expresso Leste e Linha 12 - Safira do transporte sobre trilhos de São Paulo.

Modernização da Linha 12 Safira[editar | editar código-fonte]

A Linha 12 - Safira (Antiga Linha F variante) esta passando por uma profunda modernização, tanto em sinalização e estações como nos trens, já foram construídas 3 novas estações (USP Leste, Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano) todas inauguradas em 2008, e foram reconstruídas 3 (Calmon Viana, Itaim Paulista e Comendador Ermelino), São Miguel Paulista é a estação que esta sendo reconstruída atualmente e que tem previsão de entrega em 2012, todas contam com todos os itens de acessibilidade e bicicletários, a CPTM também fez aquisição de 20 novos trens de 8 carros fabricados pela CAF para a linha, 10 deles já em circulação, o sistema de sinalização vem sendo modernizado para assim diminuir os intervalos em toda sua linha, o atual sistema ATC vem sendo implantado para em breve agregar com o sistema ATO que tem previsão de implantação plena em 2012.A construção de passarelas em toda sua extensão também faz parte da modernização da Linha, assim fechando as passagens irregulares na linha trazendo mais segurança ao sistema e a população ao entorno da ferrovia, um novo patio de trens também vem construído, localizado em Manoel Feio (Itaquaquecetuba).O governo do Estado vem investindo 20 Bilhões no plano "Expansão São Paulo", que inclui modernização das linhas da CPTM e do Metrô, com isso espera-se melhoria de conforto (maior oferta de trens) e agilidade (redução de intervalos e maior velocidade)na CPTM e Metrô de São Paulo.

Modernização da Linha 11 Coral e Expansão do Expresso Leste até Suzano[editar | editar código-fonte]

A modernização da Linha 11 Coral (Antiga Linha E-Laranja) começou em 2010 e inclui o trecho Luz-Suzano, essa modernização inclui, implantação de nova sinalização CBTC, Rede Aérea, troca de via permanente, reconstrução de estações antigas, e reforma das mais recentes, no trecho que hoje é atendido pelo serviço Expresso Leste (Luz-Guaianases), as estações vem passando por reformas de readequação de acessibilidade, implantação de estacionamento (E Fácil) e bicicletários, além disso em Guaianases está sendo construído um novo pátio de Trens e uma nova subestação de energia, para assim a linha comportar mais trens e diminuir os intervalos, o Trecho Guaianases-Suzano também será beneficiado com essa Subestação, podendo assim o serviço Expresso ser estendido para a cidade do Alto Tietê, para isso, a CPTM e o Governo do estado, já adquiriu da Alstom 9 trens série 9000 que até 2012 se integrara a frota para assim levar o serviço até Suzano em definitivo, as obras no trecho Guaianases-Suzano esta sendo executadas da seguinte forma, as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano já estão em obras para reconstrução e tem previsões de termino para 2012, o sistema de sinalização vem sendo implantado entre Luz e Suzano, via permanente e Rede Aérea, também estão sendo modernizadas, com todas essas intervenções que estão ocorrendo na Linha 11 e a aquisição de 9 trens já encomendados, será possivel estender o tão aguardado serviço pela população do Alto Tietê do Expresso Leste até Suzano, atendendo também as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Poá, a previsão que tudo esteja concluído em 2012, já Mogi das Cruzes, depende do fechamento das passagens de nível e construção de viadutos sobre a linha que corta a cidade, podendo assim diminuir os intervalos entre os trens, e estender o serviço expresso, esse projeto ficara apenas para 2014, mas para amenizar a espera dos usuários do Alto Tietê que desde 2002 espera pelo mesmo serviço prestado no trecho expresso, a CPTM no dia 09/05/2009 implantou viagens diretas entre Estudantes e Luz em horários definidos, são 24 viagens semanais (sendo 12 de ida e 12 de volta)e 20 de finais de semana e feriados (10 de ida e 10 de volta,O governo do Estado vem investindo 20 Bilhões no plano "Expansão São Paulo" desde 2008, que inclui modernização das linhas da CPTM e do Metrô, com isso espera-se melhoria de conforto (maior oferta de trens) e agilidade (redução de intervalos e maior velocidade) na CPTM e Metrô de São Paulo.

Projetos de expansão[editar | editar código-fonte]

Linha 13[editar | editar código-fonte]

A Linha 13 - Jade, já foi chamada de Trem de Guarulhos. Interligará Engenheiro Goulart, na Capital, à região do Parque Cecap, em Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Expresso Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

Interligará o centro de São Paulo a Campinas, com uma parada em Jundiaí.

O orçamento previsto para este projeto é de 2,7 bilhões de reais.

Expresso ABC[editar | editar código-fonte]

Ligará a Estação da Luz ao município de Mauá em via expressa, paralela à linha 10.

Extensão da Linha 9 - Esmeralda[editar | editar código-fonte]

A linha 9 - Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú, ganhará mais duas estações a partir desta última: a Estação Mendes e a Estação Varginha. A conclusão das obras civis e a operação desse serviço está prevista para o fim do ano de 2014.

Conversão de Linhas para Metrô de Superfície[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Existe o projeto de transformar algumas linhas da CPTM em linhas de Metrô de superfície modificando a tecnologia atual dos trens. O projeto originalmente incluía a linha 9 e o Expresso Leste. As obras no Expresso Leste estão paralisadas desde 2000.

Imagens das obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Transportes ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.