Observatório Radcliffe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Observatório Radcliffe
Características
Proprietário
Green Templeton College (en)
Código IAU
996
Origem do nome
John Radcliffe (en)
Tipo
university observatory (d)
Construção
Telescópio(s)
Tower of the Winds (en)
Estatuto patrimonial
Edifício listado como Grau I (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Coordenadas
Mapa
Edifício do observatório localizado no centro da cidade de Oxford.

Observatório Radcliffe foi o observatório astronômico da Universidade de Oxford de 1773 até 1934, quando a administração Radcliffe vendeu e construiu um novo observatório em Pretória, África do Sul.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Estátua de Atlas no topo do observatório.

O observatório foi fundado e foi batizado com o nome do patrono John Radcliffe.[2] Foi construído sobre a sugestão do astrônomo Thomas Hornsby, que estava ocupando a Cátedra Saviliana de Astronomia, na sequência da sua observação do notável trânsito de Vênus através do disco solar em 1769 a partir de um quarto próximo do Hospital John Radcliffe.

O edifício do observatório começou a ser projetado por Henry Keene em 1772, e foi concluído em 1794 com os projetos de James Wyatt, com base na Torre dos Ventos de Atenas. Encima da coberto de sua torre existe uma estátua de Atlas segurando o globo terrestre construída por John Bacon.

Até 1839, o Cátedra Saviliana de Astronomia foi responsável pelo observatório, nesta data a nomeação de George Henry Sacheverell Johnson, um astrônomo sem experiência de observação causou a criação do novo papel do Observatório Radcliffe.

Devido às condições de visão, tempo, desenvolvimento urbano e poluição luminosa em Oxford, o observatório foi transferido para a África do Sul em 1939. Eventualmente, esse local, em Pretória, também tornou-se insustentável e sua instalação foi combinada com as outras para o Observatório Astronômico Sul-Africano (SAAO) na década de 1970.

O edifício é agora utilizado pela Green Templeton College do Woodstock Road e é uma peça central da faculdade.[2] Os instrumentos originais estão agora no Museu de História da Ciência, Oxford, com exceção do telescópio refrator duplo de 18/24 polegadas, que foi transferido para o Observatório da Universidade de Londres.

Referências

  1. «The Nuffield Institute for Medical Research the Radcliffe Observatory (1047070)» (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 13 de janeiro de 2015 
  2. a b «The Radcliffe Observatory» (em inglês). Green Templeton College. Consultado em 7 de janeiro de 2015